Figura 1A3-I

A figura precedente apresenta o número de ocorrências de resgate atendidas pelo Corpo de Bombeiros nos primeiros cinco meses de 2022.
Considerando que M seja a média mensal de ocorrências de resgate nos primeiros cinco meses de 2022, e Md seja a mediana dessa sequência de cinco valores, assinale a opção correta.
Texto 1A6
A fumaça contém uma variedade de compostos orgânicos, como o metano (CH4), o brometo de metila (CH3Br), o metanal (CH2O) e o dissulfeto de carbono (CS2). Metais e metaloides,como o césio (Cs), o chumbo (Pb), o arsênio (As) e o antimônio (Sb), além de estarem presentes na fumaça, muitas vezes são encontrados também em águas e superfícies contaminadas. A exposição crônica a essas substâncias aponta a necessidade de avaliação quanto à implementação de estratégias de segurança laboral que promovam a proteção dos bombeiros.
Barros et al. Biomonitoring of firefighting forces: a review on biomarkers
of exposure to health-relevant pollutants released from fires.
In: J. Toxicol. Environ. Health B Crit. Rev. 2023, n.º 3,
p. 127-171 (em livre tradução e com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto 1A6 e sabendo que ZF = 9, ZCl = 17, ZBr = 35 e que os elementos flúor (F), cloro (Cl) e bromo (Br) fazem parte do grupo 17 da tabela periódica, julgue os itens a seguir.
I No metanal, a ordem de ligação no grupo carbonila é igual a 2.
II No metanal, existem três ligações σ e uma ligação π.
III Para os compostos CH3F, CH3Cl e CH3Br, é esperado que o comprimento da ligação covalente C–X, em que X seja um halogênio, em ordem crescente, seja CH3F < CH3Cl < CH3Br.
Assinale a opção correta.
É princípio constitucional expresso relacionado à administração gerencial o da
Acerca das instituições militares previstas na Constituição da República, assinale a opção correta.
Texto 1A1-I
Atitudes de confiança em relação a situações, pessoas ousistemas específicos, e também num nível mais geral,estão diretamente ligadas à segurança psicológica dos indivíduos e dosgrupos. Confiança e segurança, risco e perigo, existem emconjunções historicamente únicas nas condições da modernidade.Os mecanismos de desencaixe, por exemplo, garantem amplasarenas de segurança relativa na atividade social diária. Pessoasque vivem em países industrializados, e em certa medida emqualquer lugar hoje,estão geralmente protegidas contra algunsdos perigos enfrentados rotineiramente em tempos pré-modernos— como as forças da natureza. Por outro lado, novos riscos eperigos, tanto locais quanto globais, são criados pelos próprios mecanismos de desencaixe.Comidas com ingredientes artificiaispodem ter características tóxicas ausentes das comidas maistradicionais; perigos ambientais podem ameaçar os ecossistemas da Terra como um todo.
Acerca do texto 1A1-I, assinale a opção correta, em relação à ortografia, à acentuação, ao emprego do sinal indicativo de crase e aos processos de formação de palavras.
Um analista em ciência, tecnologia e inovação trabalha na concepção de banco de dados relacionado à produção de conhecimento científico e utiliza, para tanto, alguns indicadores de publicações científicas. O analista está em busca de registros sobre a métrica que leva em consideração tanto o número de publicações realizadas em determinado período quanto o número de citações recebidas por essas publicações no mesmo período considerado.
Nessa situação hipotética, os registros buscados pelo analista dizem respeito
A respeito da Lei n.º 9.279/1996, que regula os direitos e as obrigações relativos à propriedade industrial, assinale a opção correta.
A respeito da Emenda Constitucional (EC) n.º 85/2015, que atualizou o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, assinale a opção correta.
Considere-se que se pretenda calcular o valor de uma empresa pelo método da perpetuidade do fluxo de caixa e que não haja informações disponíveis acerca das condições do fluxo de caixa — se constante ou crescente —, sendo necessário
levantar hipóteses a esse respeito. Nessa situação, supondo-se que a taxa de desconto utilizada na economia seja de 20% ao ano e que a taxa de crescimento estimada seja de 10% ao ano, a razão entre o resultado do cálculo do valor presente da empresa da série com crescimento e do valor presente da série constante é igual a
Texto 2A4-II
Um funcionário de uma instituição financeira mantém o controle dos vencimentos das operações de crédito na sua carteira com uma planilha no Microsoft Excel. A seguir, é mostrada parte da planilha, tal como ela se apresentava
em 9/11/2023, com os títulos das colunas e alguns valores de algumas linhas. Cada operação de crédito corresponde a uma linha na planilha.

A instituição utiliza uma régua de cobrança, da qual foram extraídas as seguintes informações:
• 10 dias antes da data de vencimento: envio do boleto ao cliente (email ou carta);
• data de vencimento: último dia para pagamento pelo cliente;
• 5 dias após o vencimento: no caso de o pagamento não ser informado pelo banco, envio do primeiro email de cobrança;
• 15 dias após o vencimento: no caso de o pagamento não ser informado pelo banco, envio do segundo email de cobrança.
Na situação hipotética apresentada no texto 2A4-II, o funcionário tem a planilha preparada para que as informações sejam atualizadas o mais automaticamente possível. Assim, a coluna
, que mostra há quantos dias a parcela está vencida, reflete um atraso quando tem um valor positivo; e um valor negativo indica apenas que a parcela ainda não venceu, não havendo, portanto, atraso. Considerando essas informações, assinale a opção em que é apresentada a fórmula que permite manter a célula
sempre atualizada.
Com base na Resolução n.º 2.682/1999 do Banco Central do Brasil, que regulamenta a classificação das operações de crédito de acordo com o risco, bem como a constituição de provisões para operações de crédito duvidosas, julgue os próximos itens.
I Em se tratando das operações com maior risco (nível H), 100% de seus valores devem ser provisionados para fazer
face a perdas prováveis na sua realização.
II Todas as operações, inclusive as de menor risco (nível AA), devem ter um percentual de seus valores provisionado para
fazer face a perdas prováveis na sua realização.
III Uma operação objeto de renegociação pode reduzir o percentual provisionado de seu valor, a depender do novo prazo total negociado para a operação.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção correta a respeito das funções do BACEN.
Considere-se a validade das hipóteses do modelo CAPM e a existência de apenas dois títulos com riscos no portfólio de
mercado. Adicionalmente, suponha-se que: (i) o título A represente 40% desse portfólio, tenha um retorno esperado
de 10% e um desvio padrão de 20%; e (ii) o título B tenha um retorno esperado de 15% e um desvio padrão de 30%. Nessa hipótese, se a correlação entre os ativos for 0,3 e a taxa livre de risco for 5% ao ano, a expectativa de retorno do mercado e a variância de mercado serão, respectivamente,
Duas variáveis, X e Y, possuem a mesma variância; se a correlação linear de Pearson entre elas for 0,8, e se a covariância entre X e Y for 2, então a variância de X será
Com base nas informações do texto 2A2, é correto concluir que a rentabilidade dos capitais próprios investidos e a margem operacional da empresa são respectivamente iguais a
Em um jogo de quebra-cabeça, a peça com a imagem do sol está à esquerda da peça com a imagem da lua. E a peça do sol está à direita da peça das estrelas. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dessas peças de quebra-cabeça.
Se uma organização pública conecta informações adquiridas em múltiplos canais, usando-as para cruzar resultados e embasar as tomadas de decisão, então, quanto ao nível de maturidade digital, essa organização classifica-se como
Considerando os critérios para a seleção de projeto, assinale a opção em que são apresentados um critério quantitativo e um qualitativo, respectivamente.
Duas empresas que utilizam sistemas de informações gerenciais (SIG), uma varejista e a outra fabricante de calçados e
roupas, empregam as estratégias descritas a seguir.
• A empresa varejista utiliza SIG para o registro da venda de cada item e, periodicamente, o computador central coleta os pedidos de todas as lojas aos fornecedores, de modo que não haja gasto excessivo com a manutenção de grandes estoques de mercadoria em centros de distribuição, em um sistema de reposição contínuo.
• A empresa fabricante de calçados e roupas utiliza SIG para a criação de produtos e serviços personalizados que se ajustem a especificações precisas de seus clientes, de modo que estes possam escolher o modelo, cores, materiais e até mesmo logotipo personalizado em seu produto.
Na situação hipotética apresentada, segundo o modelo das forças competitivas de Porter, as referidas empresas estão utilizando SIG nas estratégias genéricas, respectivamente, de
A linguagem SQL dispõe de diversos comandos. Assinale a alternativa que apresenta qual comando SQL é usado para agrupar registros com base em valores em uma ou mais colunas:
Grafo é um conjunto de vértices (ou nós), interconectados dois a dois por arestas. Em uma estrutura de dados de grafo, assinale a
alternativa que apresenta o que representa as arestas nesta estrutura.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. ______ é um método que permite aos usuários
acessarem várias aplicações ou sistemas com uma única autenticação, simplificando o processo de login e proporcionando uma experiência de usuário mais eficiente.
A programação orientada a objetos é sustentada por 4 pilares fundamentais, em que abstração é um destes pilares fundamentais.
Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo deste pilar.
Com relação a linguagem JavaScript, a definição para uma função chamada "dobrar" que retorna o dobro de um número em JavaScript é:
Considerando que seja necessário a criação de uma nova aplicação Node.JS utilizando o npm (Node Package Manager), assinale a alternativa que apresenta qual o comando deve ser utilizado.
O que caracteriza o princípio de funcionamento de um motor de combustão interna é a
Caso clínico 1A1-I
Uma paciente de 46 anos de idade, com diagnóstico de síndrome do túnel do carpo, hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes do tipo 2 (DM2) havia quatro anos, estava em uso regular de anlodipino, enalapril, hidroclorotiazida, metformina, sitagliptina e glicazida nas doses máximas preconizadas. Ela relatou cefaleia, sonolência diurna, roncos e dificuldade para manter a atenção no seu ambiente de trabalho no último ano. No exame físico, apresentava circunferência abdominal de 96 cm, pressão arterial de 164 mmHg × 96 mmHg (média de três medidas) e frequência cardíaca de 72 bpm. Os demais achados do exame físico foram normais. Exames laboratoriais da paciente revelaram os seguintes resultados: triglicerídeos de 203 mg/dL; colesterol total de 251 mg/dL; HDL colesterol de 34 mg/dL;
LDL colesterol de 171 mg/dL; glicemia de jejum de 169 mg/dL; e hemoglobina glicada de 8,8%. Os demais exames laboratoriais
de rotina não revelaram anormalidades significativas. O resultado do eletrocardiograma é mostrado a seguir.

Assinale a opção que apresenta o exame de triagem indicado para investigação da etiologia da HAS no caso clínico 1A1-I.
Caso clínico 1A1-IV
Um paciente sedentário, de 23 anos de idade, com diagnóstico de cardiomiopatia hipertrófica septal assimétrica, em uso de metoprolol 100 mg, foi atendido com piora dos sintomas de insuficiência cardíaca para classe funcional II da NYHA (New York Heart Association) nos últimos dois meses, a despeito da sua boa aderência ao tratamento clínico. Ele relatou quatro episódios de síncope sem relação com esforços nesse período. O ecocardiograma mostrou espessura do septo de 32 milímetros, gradiente na via de saída do ventrículo esquerdo em repouso de 42 mmHg, fração de ejeção de 66% e grande movimento anterior sistólico da valva mitral com insuficiência desta. O Holter de 24 horas revelou três episódios de taquicardia ventricular sustentada com duração máxima de 22 minutos associada a palpitações e um episódio de síncope.
No caso clínico 1A1-IV, para reduzir o risco de morte súbita, deve-se recomendar ao paciente
Em relação a patologias e queixas recorrentes em serviços de urgência, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta, relativa à metrologia.