Competitividade é uma tradução particular da ideia de eficácia, que se aplica particularmente a empresas. Competitividade é um critério extremamente importante de desempenho. São inúmeras as vantagens competitivas que uma empresa pode ter. Assinale a alternativa que apresenta a vantagem competitiva que se relaciona ao custo.
Quanto ao planejamento estratégico, julgue:
Segundo o modelo de Porter, a ameaça de novos entrantes e o poder de barganha dos clientes são forças
que influenciam a concorrência.
Segundo Porter (2004), ao enfrentar as cinco forças competitivas, existem três abordagens estratégicas genéricas potencialmente bem-sucedidas para superar as empresas em uma indústria: liderança do custo total, diferenciação e enfoque.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que representa um RISCO de seguir a estratégia de ENFOQUE:
Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.
De acordo com o modelo de Porter de análise competitiva, o poder de barganha dos clientes da organização independe do seu nível de informação sobre os produtos.
Considerando a análise do ambiente segundo modelo de Porter, descrita por Maximiano (2011), e a análise do ambiente do ramo de negócios de serviços de transporte urbano por aplicativo, assinale a alternativa INCORRETA, em relação à formulação de estratégia.
A Análise das 5 Forças, concebida por Michael Porter, se tornou um clássico da administração. Para desenvolver a análise é preciso refletir sobre cinco contextos em que a empresa está inserida, chamadas por Porter de forças. De acordo com este modelo, as forças competitivas que devem ser estudadas para se criar uma estratégia empresarial eficiente são: o nível de rivalidade entre os concorrentes, o poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, a ameaça de novos entrantes no mercado e:
Segundo Porter, no processo de planejamento, as estratégias podem ser classificadas em três categorias:
Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.
Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.
Uma das estratégias genéricas citadas por Porter é a diferenciação, que envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca do cliente.
No que tange ao planejamento estratégico, à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental e às novas lideranças no Setor Público, julgue o item que se segue.
A competição entre os prestadores de serviços governamentais não é um dos princípios propostos por Osborne e Gaebler para reinventar o governo.
A direção da empresa XXY foca a diminuição de defeitos no processo produtivo e no acompanhamento constante das atividades de distribuição. Dessa forma, os produtos oferecidos pela empresa apresentam elevado padrão de qualidade e estão rapidamente disponíveis aos consumidores. Além disso, é oferecida assistência permanente, assim como informação completa aos consumidores. A ideia da XXY é diferenciar, ao máximo, sua oferta de produtos das ofertas apresentadas por concorrentes, de maneira a agradar uma grande quantidade de clientes. Nesse caso, a estratégia competitiva genérica praticada pela XXY é denominada estratégia de
Uma nova lei é editada prevendo que todos os novos taxistas, a partir da edição da lei, deverão ter curso superior. Conforme a concepção do modelo das 5 forças proposto por Michael Porter, essa medida pode ser entendida como
Uma empresa optou por uma estratégia de liderança em custo para alcançar sua vantagem competitiva.
A escolha dessa estratégia justifica-se pelo fato de a empresa possuir
No que tange ao planejamento estratégico, à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental e às novas lideranças no Setor Público, julgue o item que se segue.
De acordo com o modelo das Cinco Forças de Porter, a ameaça de um novo concorrente é alta quando as economias de escala são baixas e a diferenciação entre os produtos é pequena.
O Modelo das 5 Forças Competitivas, de Michael Porter, é um dos mais conhecidos na literatura de gestão estratégica. Uma das forças apresentadas pelo modelo é a Ameaça de entrada de novos competidores. A fim de dificultar essa entrada, podem existir barreiras de entrada em determinado setor.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de barreira de entrada.