A programação orientada a objetos é sustentada por 4 pilares fundamentais, em que abstração é um destes pilares fundamentais.
Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo deste pilar.
Em orientação a objetos, o mecanismo de se criar novas classes a partir de uma classe existente é denominado
Leia a afirmativa abaixo.
A ______, enquanto princípio fundamental da Programação Orientada a Objetos, possibilita a criação de classes que adquirem atributos e comportamentos de outras, promovendo a reutilização de código, estruturação hierárquica e facilitando a manutenção e extensibilidade dos sistemas.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Analise as afirmativas abaixo.
I. É um paradigma de programação que organiza o código em unidades autônomas chamadas objetos, encapsulando dados e
comportamentos relacionados, promovendo reutilização, modularidade e facilitando a compreensão e manutenção do sistema.
II. É um paradigma de programação que enfatiza o uso de estruturas de controle, como sequência, seleção e repetição, para criar algoritmos organizados e eficientes, promovendo uma abordagem procedural e modular que facilita a compreensão, manutenção e depuração do código-fonte.
Assinale a alternativa que apresenta quais são os paradigmas de programação citados.
Leia a afirmativa abaixo.
Os quatro pilares da Orientação a Objetos, ______, ______, ______, e ______, formam a base conceitual que guia o design de sistemas,
permitindo a criação de código modular, reutilizável e flexível, promovendo a eficiência e manutenção em ambientes de programação orientada a objetos.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Na orientação a objetos, os conceitos de superclasse e subclasse estão relacionados a
Em um ambiente de desenvolvimento de software orientado a objetos, práticas de programação em Java, são fundamentais para o trabalho do desenvolver, podemos destacar a utilização do “polimorfismo”, em certassituações,sendo assimmarque a alternativa correta que contema principal vantagem do uso do polimorfismo,emprogramaçãoorientada a objetos.
Sobre Programação Orientada a Objetos,analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A herança em POO permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe, promovendo a reutilização de código.
( ) Objetos em POO não podem ser considerados entidades do mundo real, mas apenas representações abstratas no código-fonte.
( ) Em POO, o conceito de encapsulamento protege os detalhes internos de uma classe, permitindo que somente métodos específicos acessem seus atributos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Programação Orientada a Objetos baseia-se na definição de classes e na criação de objetos a partir dessas classes, durante a execução do programa.

Neste contexto, considere a ilustração a seguir:
Com base na imagem e à luz dos fundamentos da orientação a objetos, considere as seguintes definições:
I- É possível observar o conceito do polimorfismo na figura, pois os três animais realizam o mesmo método, ainda que de modo distinto.
II- Os três objetos, apesar de serem de espécies distintas, possuem alguns atributos e métodos em comum, o que caracteriza o conceito de herança.
III- Ao desconhecer os detalhes internos da ação de falar nos animais, estamos diante de um exemplo de proteção.
IV- Através dos balões de diálogos presentes na figura e a forma como foram gerados, verifica-se o encapsulamento dos objetos.
Assinale a alternativa que traz os itens CORRETOS.
Observe as classes abaixo descritas na linguagem de programação Java.
Com base nos conceitos de orientação a objetos, é correto afirmar que:
Na linguagem de programação C++, as heranças de classes podem ser do tipo public, protected e private. Ao derivar uma classe de uma classe básica usando herança do tipo protected, os membros public e protected da classe básica se tornam, respectivamente, na classe derivada,
Algumas linguagens de programação orientadas a objeto utilizam o conceito de tabela de função virtual, também conhecido como vtable. A finalidade de uma vtable para um programa em execução é
No contexto da orientação a objetos, existe uma medida de quanto dois itens, tais como classes ou métodos, estão inter-relacionados. Esta medida costuma ser classificada como forte, quando um item depende da forma como o outro foi implementado, ou fraca, quando um item depende do outro, mas não de seus detalhes de implementação. Essa medida é conhecida como
Em um diagrama de classes UML, a composição difere da agregação pois:
Com relação à engenharia de software, julgue o item
A norma internacional ISO/IEC 12207 define processos para o desenvolvimento, a operação e a manutenção de softwares.