Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança da informação tornou-se uma prioridade para empresas e usuários. A autenticação multifatorial surge como uma resposta eficaz aos desafios de segurança, oferecendo uma camada adicional de proteção além das tradicionais senhas. Marque a opção que conte corretamente a descrição do seu funcionamento.
A respeito do SAML 2.0, julgue o item a seguir.
O sujeito, o provedor de identidade e o provedor de serviços são as partes envolvidas em um processo do tipo autenticação, considerando-se o SAML e o início de sessão única (SSO).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. ______ é um método que permite aos usuários
acessarem várias aplicações ou sistemas com uma única autenticação, simplificando o processo de login e proporcionando uma experiência de usuário mais eficiente.
A respeito do SAML 2.0, julgue o item a seguir.
O SAML é considerado o principal padrão de autenticação, sendo o OAuth2 a sua correspondente implementação.
Acerca de SAML e JWT, julgue o item a seguir.
O SAML, assim como o JWT, utiliza JSON para formatar as afirmações de segurança.
Um especialista está estabelecendo o mecanismo de autenticação para os novos analistas recém-contratados por sua organização, sendo a senha o método de autenticação mais utilizado.
A senha requer controles adicionais, dentre os quais:
A respeito de múltiplos fatores de autenticação (MFA), julgue o próximo item.
MFA é um processo que requer uma etapa de variação criptográfica da senha do usuário por diferenciação de chave pública.
Acerca de gerenciamento de API, de RESTful e de ITIL 4, julgue os itens subsequentes.
OAuth é um protocolo de autorização utilizado na API RESTful que permite que aplicativos obtenham acesso limitado a recursos, por meio da inserção do nome e da senha do usuário no cabeçalho da solicitação a ser enviada.
A respeito de múltiplos fatores de autenticação (MFA), julgue o próximo item.
MFA adaptativa é uma variação de MFA em que se pode considerar o número de tentativas de login ou até a localização geográfica do usuário.
SQL Injection é uma técnica de ataque na qual o invasor se aproveita de falhas em aplicativos web que interagem com bases de dados para inserir uma instrução SQL personalizada e indevida.
Para evitar essa ameaça de segurança, é necessário:
Em segurança da informação, a característica que garante que a mensagem é genuína e passível de verificação é a
No que se refere a qualidade de software e segurança no desenvolvimento, julgue o item que se segue.
Um dos mecanismos de proteção para aplicações e servidores web é a autenticação, que permite o acesso apenas a usuários com as devidas credenciais.
A respeito de autenticação de dois fatores e OWASP Top 10, julgue o item a seguir.
Códigos de verificação de um sistema de autenticação de dois fatores podem ser enviados por email ou gerados por um aplicativo autenticador instalado no dispositivo móvel do usuário.
Metodologias de autenticação envolvem três fatores básicos para autenticar um usuário, que são algo que o usuário
Julgue o próximo item, a respeito de proteção e segurança, e noções de vírus, worms e pragas virtuais.
Na autenticação em dois fatores, necessariamente, o primeiro fator de autenticação será algo que o usuário possui — por exemplo, um token gerador de senhas — e o segundo, alguma informação biométrica, como, por exemplo, impressão digital ou geometria da face reconhecida.