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Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

Incumbe privativamente ao Senado Federal:

I. Aprovar a indicação dos Embaixadores.

II. Aprovar a indicação do Ministro da Fazenda.

III. Aprovar a indicação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior

Tribunal de Justiça.

IV. Deliberar acerca do alcance das decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal

na Declaração de Inconstitucionalidade de Lei em tese.

V. Suspender, no todo ou em parte, as leis e os decretos declarados inconstitucionais,

em decisão definitiva, pelo Supremo Tribunal Federal.

Assinale a alternativa correta.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

A Lei nº 8.213/91, que dispôs sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, dedicou

especial atenção à questão dos Serviços, disciplinando o chamado Serviço Social, bem

como a Habilitação e a Reabilitação Profissional. Seu decreto regulamentador (Decreto nº

3.048/99) dedicou os artigos 136 a 141 aos temas da Habilitação e da Reabilitação

Profissional. Com relação aos Serviços devidos aos segurados vinculados ao Regime Geral

de Previdência Social (RGPS) e aos seus respectivos dependentes, pode–se dizer que:

I. Compete ao Serviço Social prestar aos segurados e aos seus dependentes todos os

esclarecimentos relativos a seus direitos sociais e aos meios de exercê–los,

estabelecendo, em conjunto com os beneficiários, o processo de solução dos

problemas que surgirem no âmbito interno da instituição e na dinâmica da sociedade.

II. O Serviço Social deverá dar prioridade aos segurados em benefício por incapacidade

temporária e atenção especial aos aposentados e pensionistas.

III. A Reabilitação Profissional é devida em caráter obrigatório aos segurados

incapacitados de modo parcial ou total para o trabalho, inclusive aposentados.

Contudo, tal dever da Administração Previdenciária não compreende o fornecimento

de órteses, próteses ou outros instrumentos de auxílio à locomoção, sob pena de

ônus excessivo aos cofres da Previdência Social.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. O Ministério Público poderá, no caso de colaboração premiada, quando o colaborador

não for o líder da organização criminosa e for o primeiro a prestar efetiva colaboração,

deixar de oferecer denúncia.

II. Se a colaboração for posterior à sentença, a pena poderá ser reduzida até a metade

ou será admitida a progressão de regime ainda que estejam ausentes os requisitos

objetivos.

III. Não obstante o acordo de colaboração premiada, o colaborador poderá ser ouvido em

juízo a requerimento das partes ou por iniciativa da autoridade judicial. Nos

depoimentos que prestar, o colaborador renunciará, na presença de seu defensor, ao

direito ao silêncio e estará sujeito ao compromisso legal de dizer a verdade.

IV. As declarações do agente colaborador, ainda que se consubstanciem em única prova

judicial, autorizam a prolação de sentença condenatória quando corroborem a prova

existente no inquérito.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.
Segundo a orientação jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal:
I. A ordem constitucional contempla a segregação cautelar como medida excepcional que se justifica, segundo a legislação pátria, para a garantia da ordem pública e da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. Assim, sob fundamento da garantia da ordem pública, é idôneo, por exemplo, utilizar os argumentos da credibilidade da justiça e da gravidade em abstrato do delito para decretar a segregação cautelar.
II. É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa. Esse direito tem por objeto as informações já introduzidas nos autos de inquérito, não as relativas à decretação e às vicissitudes da execução de diligências em curso.
III. Assiste a cada um dos litisconsortes penais passivos o direito – fundado em cláusulas constitucionais (Constituição Federal, art. 5º, LIV e LV) – de formular reperguntas aos demais corréus, que, no entanto, não estão obrigados a respondê–las, em face da prerrogativa contra a autoincriminação, de que também são titulares.
IV. O estrangeiro, mesmo o não domiciliado no Brasil, tem plena legitimidade para impetrar habeas corpus para tornar efetivo, nas hipóteses de persecução penal, o direito subjetivo, de que também é titular, à observância e ao integral respeito, por parte do Estado, das prerrogativas que compõem a cláusula do devido processo legal e a ela dão significado.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

O Código Civil de 2002 (na redação vigente) assegura o respeito à propriedade, na mesma

linha traçada pelo legislador constituinte no art. 5º, caput e inciso XXII, da Constituição

Federal de 1988, garantindo, a cada um, o direito ao respeito a seus bens. De fato, só a

tutela jurídica da propriedade ocupa o extenso Título III (Da Propriedade) do Livro III (Do

Direito das Coisas) de sua Parte Especial. Com base nos respectivos dispositivos, pode–se

dizer que:

I. Ainda que o proprietário tenha a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa e o direito

de reavê–la do poder de quem quer que, injustamente, a possua ou detenha, ele terá

de respeitar, entre outros, o equilíbrio ambiental e os patrimônios históricos e

artísticos, na forma e nos limites estabelecidos pelas leis especiais respectivas.

II. O proprietário pode ser privado da coisa em determinadas situações, como, por

exemplo, por desapropriação judicial decorrente da posse–trabalho, garantindo–lhe a

justa indenização fixada pelo Juiz, sendo que, uma vez pago o preço, valerá a

sentença como título para o registro do imóvel em nome dos possuidores.

III. A usucapião especial urbana residencial familiar exige, como condições para que o(a)

interessado(a) possa vir a ser declarado(a) proprietário(a) pela referida usucapião,

que a posse ad usucapionem seja exercida, sem interrupção ou oposição, por no

mínimo 5 (cinco) anos, por aquele(a) que dividia o imóvel com ex–cônjuge ou excompanheiro(a)

que abandonou o lar, e desde que esteja presente a finalidade de

utilização do imóvel para fins de moradia própria, individual ou de sua família.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. Admite–se reclamação para o Supremo Tribunal Federal somente na hipótese em que

a decisão recorrida seja contrária à Súmula de sua jurisprudência.

II. Admite–se a reclamação para o Supremo Tribunal Federal na hipótese em que a

decisão do juiz de primeiro grau contrariar orientação firmada em julgamento afeto ao

regime da repercussão geral.

III. A súmula vinculante, emanada do Supremo Tribunal Federal, vincula o legislador, que

não pode dispor contrariamente ao que nela se contém.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, litígio

entre Estado estrangeiro e Estado–membro da República Federativa do Brasil.

II. Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar agravo de instrumento

interposto contra decisão interlocutória, em exceção de incompetência, proferida por

Juiz Federal, em ação de indenização movida por Estado estrangeiro contra pessoa

jurídica de direito privado domiciliada no Brasil.

III. Desde que haja renúncia à imunidade de jurisdição pelo Estado estrangeiro, compete

ao juiz trabalhista de primeiro grau processar e julgar reclamatória trabalhista

intentada contra embaixada estrangeira localizada no Brasil.

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

Considerando a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:

I. A decadência é forma de extinção do crédito tributário, e, por isso, uma vez extinto o

direito, não pode ser reavivado por qualquer sistema de lançamento ou

autolançamento, seja via documento de confissão de dívida, de declaração de

débitos, de parcelamento ou de outra espécie qualquer.

II. A fixação do regime de competência para a quantificação da base de cálculo do

tributo e do regime de caixa para a dedução das despesas fiscais não implica

majoração do tributo devido, inexistindo violação ao conceito de renda fixado na

legislação federal.

III. Ressalvada a hipótese de resistência da Administração Tributária, não incide

correção monetária sobre os créditos de IPI decorrentes do princípio constitucional da

não cumulatividade (créditos escriturais), por ausência de previsão legal.

IV. A confissão da dívida não inibe o questionamento judicial da obrigação tributária, no

que se refere aos seus aspectos jurídicos. Quanto aos aspectos fáticos sobre os

quais incide a norma tributária, a regra é que não se pode rever judicialmente a

confissão de dívida efetuada com o escopo de obter parcelamento de débitos

tributários, salvo se a matéria de fato constante de confissão de dívida decorrer de

defeito causador de nulidade do ato jurídico (v.g. erro, dolo, simulação e fraude).

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

A Constituição Federal de 1988 assegurou a todos o direito de receber dos órgãos públicos

informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que serão

prestadas nos prazos fixados em lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas

cujo sigilo seja imprescindível à segurança do Estado e da sociedade. Além disso,

preocupada em resguardar a moralidade administrativa e a probidade dos agentes públicos,

a Carta de 1988 garantiu o direito de participação dos usuários na Administração Pública

direta ou indireta, na forma da lei, especialmente no que diz respeito ao direito de acesso a

registros administrativos e às informações sobre atos do governo. Determinou, ainda, como

dever da Administração Pública, na forma da lei, a gestão de documentos governamentais e

as providências para franquear as consultas respectivas a quantos delas necessitarem. Com

base nessa matriz constitucional (art. 5º, caput e incisos X e XXXIII; art. 37, caput, § 3º e

inciso II; e art. 216, caput e § 2º, da Constituição Federal de 1988), foi editada a Lei nº

12.527/11 (Lei de Acesso à Informação). Tal diploma legal trouxe, entre outras disposições,

novas figuras típicas de ilícitos administrativos, além de promover algumas alterações

importantes na Lei nº 8.112/90 (Lei do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis

da União, das autarquias e das fundações públicas federais). Sendo assim, levando em

consideração as redações atuais dessas duas leis ordinárias, tão valiosas à proteção da

moralidade e da probidade administrativas, é correto afirmar que:

I. Os órgãos e entidades públicas respondem diretamente pelos danos causados em

decorrência da divulgação não autorizada ou da utilização indevida de informações

sigilosas ou informações pessoais, cabendo a apuração de responsabilidade

funcional nos casos de dolo ou culpa, assegurando o respectivo direito de regresso.

II. É dever do servidor público, entre outros, levar as irregularidades de que tiver ciência,

em razão do cargo, ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver

suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente

para apuração. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou

administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita

de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação

concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda

que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

III. A autoridade que tiver ciência da irregularidade no serviço público é obrigada a

promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo

disciplinar (PAD), assegurada ao acusado a ampla defesa. Os prazos de prescrição

contra a ação disciplinar começam a correr na data em que o fato se tornou

conhecido, sendo que a abertura de sindicância ou a instauração de processo

administrativo disciplinar (PAD) interrompe a prescrição, até a decisão final proferida

pela autoridade competente.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Assinale a alternativa correta.

Considerando o disposto na Lei nº 9.605/98, que prevê sanções penais e administrativas

punitivas às condutas lesivas ao meio ambiente:

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

I. Lei estadual que regulamente combates entre animais não ofende a Constituição

Federal.

II. Manifestações religiosas autorizadas constitucionalmente podem eventualmente

praticar a crueldade contra animais quando necessária ao rito eclesiástico.

III. A crueldade contra animais pode ser exercida apenas em benefício da ciência e da

evolução do ser humano.

IV. A "Farra do Boi", por ser legítima manifestação cultural, não pode ser proscrita pelas

autoridades públicas.

V. A crueldade contra animais é vedada pela Constituição, ressalvadas expressamente

as práticas alimentares, como o foie gras.

Assinale a alternativa correta.

Acerca da possibilidade de limitação das indenizações de danos morais e materiais

decorrentes de extravio de bagagem, com fundamento na Convenção de Varsóvia:

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.

Considerando–se a relação de hierarquia existente entre os tratados internacionais e a

Constituição Brasileira vigente:

I. No sistema jurídico brasileiro, os tratados ou as convenções internacionais estão

hierarquicamente subordinados à autoridade normativa da Constituição da República.

Em consequência, nenhum valor jurídico terão os tratados internacionais que,

incorporados ao sistema de direito positivo interno, transgredirem, formal ou

materialmente, o texto da Carta Política.

II. O Poder Judiciário dispõe de competência para, quer em sede de fiscalização

abstrata, quer no âmbito do controle difuso, efetuar o exame de constitucionalidade

dos tratados ou das convenções internacionais, salvo se já incorporados ao sistema

de direito positivo interno.

III. Os tratados ou as convenções internacionais, uma vez regularmente incorporados ao

direito interno, situam–se, no sistema jurídico brasileiro, nos mesmos planos de

validade, de eficácia e de autoridade em que se posicionam as leis ordinárias,

havendo, em consequência, entre estas e os atos de direito internacional público,

mera relação de paridade normativa.

IV. O primado da Constituição, no sistema jurídico brasileiro, é oponível ao princípio

pacta sunt servanda, inexistindo, por isso mesmo, no direito positivo nacional, o

problema da concorrência entre tratados internacionais e a Lei Fundamental da

República, cuja suprema autoridade normativa deverá sempre prevalecer sobre os

atos de direito internacional público.

V. Os tratados internacionais celebrados pelo Brasil – ou aos quais o Brasil venha a

aderir – não podem versar matéria posta sob reserva constitucional de lei

complementar. É que, em tal situação, a própria Carta Política subordina o tratamento

legislativo de determinado tema ao exclusivo domínio normativo da lei complementar,

que não pode ser substituída por qualquer outra espécie normativa infraconstitucional,

exceto quanto aos atos internacionais já incorporados ao direito brasileiro.

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