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A concepção de educação física e seus objetivos na

escola devem ser repensados, com a correspondente

transformação de sua prática pedagógica. A educação física

deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão capaz

de posicionar-se criticamente diante das novas formas da

cultura corporal de movimento – o esporte-espetáculo dos

meios de comunicação, as atividades de academia, as práticas

alternativas etc. Por outro lado, é preciso ter claro que a

escola brasileira, mesmo que quisesse, não poderia se

equiparar em estrutura e funcionamento às academias e aos

clubes, mesmo porque é outra a sua função.

A educação física, enquanto componente curricular da

Educação Básica, deve assumir então uma outra tarefa:

introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de

movimento, formando o cidadão que vai produzi-la,

reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para

usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas, da

dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em

benefício da qualidade da vida.

M. Betti e L. R. Zulliani. Educação Física Escolar: uma proposta de

diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e

Esporte. São Paulo, v. 1, n.º 1, 2002, p. 73-81 (com adaptações).

Com base no texto, julgue os itens a seguir.

O trabalho da educação física, em uma perspectiva crítica, deve ser o de abordar os conteúdos da cultura corporal de movimento, procurando reproduzir os valores instituídos e observados na sociedade.

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