De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:
A importância da atividade recreativa passiva desenvolvida no início de um dia de trabalho é, principalmente,
Um dos objetivos de uma atividade de recreação é favorecer, pelo movimento, o processo consciente de exteriorização das ideias, sentimentos e emoções dos participantes. Esse objetivo é mais facilmente atingido por meio de atividades de
Para que uma atividade recreativa tenha eficácia e sucesso, a condição mais importante é que ela seja
Os jogos populares são manifestações espontâneas e
transmitidos de geração a geração, atuando também,
como apoio para atividades educacionais. Dentre esses
jogos, podemos citar a queimada, amplamente praticada
nas escolas durante as aulas de Educação Física.
Esse jogo tem como característica o desenvolvimento,
principalmente, das seguintes capacidades socioorganizacionais:
O jogo faz parte da dimensão lúdica da existência humana. Nesse sentido, o jogo é, antes de tudo, uma manifestação e uma construção