Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 75 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A medida, que é um indicador aceitável de gordura intra-abdominal e associada com a gordura visceral é a:

Uma senhora de 68 anos apresenta o valor da pressão arterial de repouso igual a 164/100 mmHG, glicose de jejum igual a 184 mg/dl, peso igual 105 kg e estatura de 1,60 m.

Considerando esses valores, é correto afirmar que:

O professor de educação física deve ter quase os

mesmos conhecimentos que o higienista, não bastando ser

um pedagogo, mas sendo mister que seja um médico, não

bastando que a sua competência se estenda aos mais sólidos

conhecimentos didáticos, mas importando vitalmente que a

sua propedêutica abranja noções seguras de higiene e

anatomofisiologia porque na sua fórmula precisa a educação

física é higiene e higiene é medicina.

C. L. Soares. Raízes europeias e Brasil.

Campinas: Autores Associados, 1998.

Acerca da compreensão do pensamento médico-higienista no

início do século XX, da formação do professor de educação

física e da entrada da educação física na escola brasileira,

julgue os itens a seguir.

A educação física do início do século XX, por meio da ginástica, objetivava regenerar, fortalecer e revigorar o corpo devido à nova ordem socioeconômica da época.

A prática de exercícios físicos de forma habitual é considerado um hábito de vida saudável. São alguns dos benefícios do exercício físico:

O PAR-Q é um questionário de avaliação pré participação em programas de atividade física, que contém sete questões e que o avaliado irá responder SIM ou NÃO para cada uma delas. Sobre o PAR-Q, considere as seguintes afirmativas:

I – O PAR-Q tem como objetivo dizer se o avaliado deve consultar o médico antes deles começarem a se tornar fisicamente ativo.

II – Ao aplicar o PAR-Q, se todas as respostas do avaliado forem negativas, ele está pronto para iniciar o programa de atividade física regular.

III – Se houver uma resposta positiva, o avaliado pode começar o programa de atividade física regular sem precisar solicitar um “check up" ao médico.

IV – O PAR-Q é um questionário para pessoas de 20 a 50 anos de idade.

Em relação as afirmativas:

Há fatores de riscos, positivos e negativos, associados à doença arterial coronariana. Marque a alternativa que corresponde a um fator de risco negativo.

A composição corporal representa a proporção

entre os diferentes componentes corporais e a

massa corporal total. O peso corporal isolado não

pode ser considerado um bom parâmetro para a

identificação do excesso ou déficit de peso corporal.

Nesse sentido, uma avaliação da composição

corporal tem por objetivo quantificar os diferentes

compartimentos corporais, em uma divisão que

varia de acordo com diferentes abordagens. Assim

existem métodos considerados diretos, indiretos e

duplamente indiretos, que podem ser utilizados na

avaliação da composição corporal. Sobre esses

métodos, é INCORRETO afirmar que:

Na semana de planejamento, a equipe de professores de Educação Física discute sobre os conteúdos a serem selecionados para o ano letivo:

Professor 1- “Temos que fazer com que os alunos vivenciem o jogo.”
Professor 2- “Nada disso! Vamos trabalhar o desenvolvimento motor dessa garotada!”
Professor 3- “Gente! Vamos valorizar o saber do aluno! Vamos trazer para a escola as brincadeiras deles! As brincadeiras populares.”
Professor 4- “Minha gente... Esse pessoal precisa conhecer sobre o jogo que jogam!”

De acordo com os estudos apresentados por Darido (2003), os professores do diálogo reproduzido acima são adeptos, respectivamente, das seguintes abordagens:

Acerca dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física Escolar, assinale a alternativa correta.

Dentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre

Para medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é

Na realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos

Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de

Quando um professor faz avaliação física em seus alunos e verifica o grau de esforço com que é realizada uma atividade física ele está medindo

Na avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282