Quanto ao orçamento público e ao sistema tributário nacional, julgue o item a seguir.
Lei complementar deve estabelecer alíquotas máximas e mínimas para o imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS).
Quanto ao orçamento público e ao sistema tributário nacional, julgue o item a seguir.
É fonte de recursos para abertura de créditos adicionais o excesso de arrecadação apurado no balanço patrimonial do exercício anterior como diferença positiva entre a arrecadação prevista e a realizada.
Com relação a computadores, julgue o item a seguir.
Um computador é composto pelo hardware, que é a parte visível, manipulável e tangível ao ser humano, e pelo software, que é um conjunto de programas/instruções que tornam o hardware operacional.
Com relação a computadores, julgue o item a seguir.
A grande maioria dos programas atuais, que rodam nos computadores mais modernos, utilizam um código automodificável, pois esse tipo de código possibilita uma fácil depuração do programa.
No que se refere a banco de dados, julgue o item a seguir.
Em um banco de dados relacional, todas as informações são armazenadas em tabelas, chamadas de entidades no modelo entidade‐relacionamento. Como exemplo, considerando‐se a entidade , com as informações de quem estuda em um colégio, podem ser considerados como seus atributos as características
Acerca de redes de computadores, julgue o item a seguir.
O SNMP é um protocolo que roda no nível da camada de transporte do TCP/IP, utilizado no gerenciamento de dispositivos em redes IP, sendo dispensável sua instalação nos dispositivos geridos SNMP, uma vez que é executado em entidade gestora.
Com relação à arquitetura cliente‐servidor, julgue o item a seguir.
Na arquitetura cliente‐servidor, há a figura do cliente, que realiza a interação com o usuário por meio de uma interface ou front‐end da aplicação E, e a figura do servidor, que responde a requisições do cliente em processo back‐end.
Acerca de ferramentas e aplicações da informática, julgue o item a seguir.
No dia a dia da equipe de suporte, é normal a necessidade de uso de ferramentas do tipo freeware, também chamadas de shareware, que são utilizadas pelo suporte da empresa até que esta possa adquirir um software mais completo e licenciado.
No que se refere à manutenção de equipamentos de informática, julgue o item a seguir.
Impressoras a jato de tinta, principalmente as que utilizam kit bulk ink, necessitam de limpezas regulares da cabeça de impressão para manter sua funcionalidade. Nesse tipo de manutenção preventiva/corretiva, pode ser utilizada uma seringa com solução de limpeza específica.
Conforme o novo calendário vacinal de 2017, a dTpa, deve ser administrada em gestantes, a partir de quantas semanas de gestação:
A Lei nº 10.216/01, fruto de incessante luta do movimento anti-manicomial, trouxe diversas modificações no que tange ao tratamento de pessoas portadoras de sofrimento mental. Sobre essa lei, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
I. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental: ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades; ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade; ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração; ter garantia de que as informações prestadas serão in formadas a quem de direito; ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária; ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis; receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento; ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios necessários, sendo menos invasivos ou não; e ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
II. É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação do usuário e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.
III. A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio e o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer, e outros.
IV. A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento. Porém o término da internação voluntária dar-se-á apenas por solicitação escrita do médico assistente.
V. A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento. A internação psiquiátrica involuntária deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta. O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar, ou responsável legal, ou quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.
Em relação à Tendência Liberal Tecnicista, marque V(verdadeiro) ou F(Falso) e assinale a alternativa correspondente.
( ) A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos" sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras.
( ) É inspirada nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos.
( ) Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de
técnicas específicas e pré-definidas por especialistas
Em relação a educação inclusiva, marque a alternativa incorreta.
Com relação a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, marque a alternativa incorreta.
Utilize seus conhecimentos sobre progressão aritmética (P.A.) para responder a seguinte pergunta: Qual é o octogésimo número ímpar natural?
Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado do texto a seguir: No conjunto dos números .........................., todos os elementos pertencentes a este conjunto possuirão antecessores e sucessores, porém, não podemos afirmar esta mesma informação quando nos referimos aos elementos pertencentes ao conjunto dos números ..........................
Leia o fragmento do livro de Eugênio Bucci, Sobre ética e imprensa:
“Os programas sensacionalistas do rádio e os programas policiais de final da tarde em televisão saciam curiosidades perversas e até mórbidas tirando sua matéria-prima do drama de _____________ humildes que aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, são entrevistados por intimidação. As ___________ invadem barracos e cortiços, e gravam sem pedir licença a estupefação de famílias de baixíssima renda que não sabem direito o que se passa: um parente é suspeito de _____________, ou o vizinho acaba de ser preso por tráfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da esquina. A polícia chega atirando; a mídia chega filmando."
Analise as seguintes afirmações:
I. As palavras saciam e mórbidas podem ser substituídas, sem prejuízo de sentido, e pela ordem por: satisfazem, doentias.
II. O preenchimento correto das lacunas, pela ordem é: cidadães, câmeras e estrupo.
III. O texto faz referência aos programas sensacionalistas, que transformam a cobertura de fatos policiais em espetáculo.
Está correto o que se afirma em:
A forma do adjetivo superlativo destacado está incorreta na frase da seguinte alternativa:
Assinale a alternativa em que o preenchimento da lacuna com a forma verbal entre parênteses é inaceitável, segundo as regras de concordância da língua padrão.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas abaixo:
“______ três explosões na plataforma de petróleo. Creio que ______ de problemas causados por falta de manutenção, embora não ______ provas que ______ isso: não ______ objetos para exames periciais."
O profissional da saúde não pode entender a criança como um ser isolado, mas sim como parte de seu contexto familiar, com características e funcionamento próprios. Torna-se, então, importante prestar atenção na relação que os membros da família estabelecem com a criança, na maneira como se dispõem a cuidar dela, em seu percurso escolar desde os primeiros anos, enfim, na forma como ela é recebida e “endereçada" ao mundo. (Adaptado das Fontes: BRASIL. Ministério da Saúde. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília: Editora MS, 2005; e, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento /Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012). Acerca da saúde da criança e do atendimento que deve ser prestado pelos profissionais da saúde, analise as assertivas seguintes:
I. O método canguru consiste em uma iniciativa que integra a Atenção Humanizada a todos os recém-nascidos, buscando melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e a sua família, favorecendo o vínculo afetivo, a estabilidade térmica, o estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê.
II. O recém-nascido grave ou potencialmente grave tem direito ao livre acesso do pai e da mãe durante todo o período de internação, 24 horas por dia, inclusive em Unidades de Terapia Neonatal Intensiva (UTI neonatal).
III. Para a ampliação e o fortalecimento da participação paterna na saúde familiar, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar atentos ao acesso e ao acolhimento de qualidade desses pais, incluindo-os como sujeitos responsáveis pelo bem-estar da criança nas diversas fases da sua vida.
III. Para a ampliação e o fortalecimento da participação paterna na saúde familiar, os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar atentos ao acesso e ao acolhimento de qualidade desses pais, incluindo-os como sujeitos responsáveis pelo bem-estar da criança nas diversas fases da sua vida.
IV. A Atenção Básica assume um papel importante para a atenção integral à saúde das crianças e de suas famílias em situações de violência, por ser o serviço responsável pela coordenação das ações de cuidado no território, o que inclui a realização de perícias médicas, pelo Instituto Geral de Perícias, órgão da Atenção Básica, que atestem a ocorrência ou não da violência.
V. O documento "Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências" é um guia a ser percorrido para o alcance da atenção integral. As dimensões da Linha de Cuidado são: o atendimento e a perícia.
VI. A “Ficha de Notificação/ Investigação Individual de Violência Doméstica,Sexual e/ou outras Violências" possibilita a notificação da violência de natureza física, sexual e psicológica, além da negligência, da privação e do abandono e de suas várias formas de manifestação.
Sobre as assertivas anteriores, quais estão incorretas?
“A Psicologia pode oferecer significativo apoio às políticas de prevenção e controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), pois o campo de atuação desta profissão engloba uma diversificada gama de técnicas voltadas para a promoção da saúde, para o diagnóstico precoce e o tratamento de declínios físicos, emocionais e cognitivos. Especificamente, na atenção à saúde mental do idoso, as estratégias preventivas em Psicologia têm como foco a manutenção da autonomia e da funcionalidade cognitiva, mesmo na existência de quadros patológicos já instalados, como a prevenção do suicídio em quadros de depressão; do isolamento social em quadros de perdas da independência, e do estresse, sobrecarga e desestruturação de núcleos familiares ao enfrentar o dia a dia de cuidado do idoso acometido por patologias crônico-degenerativas” ( BE O, 015, p.277). Fonte: RIBEIRO, Pricila Cristina Correa. A psicologia frente aos desafios do envelhecimento populacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de fora, v. 8, n. spe, p. 269-283, dez. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sciarttext&pid=S1983-82202015000200009&lng =pt&nrm=iso. Acesso em 04 jun. 2018. As alternativas seguintes apresentam adoecimentos que influem na saúde mental comuns na população idosa. Identifique a única alternativa incorreta:
De acordo com a LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e as alterações, dadas pela Lei nº 12.796, de 2013, a atual LDB, no seu art. 4, dispõe que “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma”:
De acordo com o disposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009):
I. O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam desenvolver especificamente os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
II. As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
III. A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
IV. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Com base nas afirmativas acima assinale a alternativa correta:
Todo paciente que chega a determinado posto hospitalar é imediatamente avaliado no que se refere à prioridade de atendimento. Suponha que o paciente seja classificado como "emergente" (Y = 0) ou como "não emergente" (Y = 1), e que as quantidades X, diárias, de pacientes que chegam a esse posto sigam uma distribuição de Poisson com média igual a 20. Considerando que W represente o total diário de pacientes emergentes, de tal sorte que
, em que 0 ≤ w ≤ x e x ≥ 0, julgue o item subsequente.
A variável Y segue uma distribuição de Bernoulli, cuja probabilidade de sucesso é igual a 0,9.
Todo paciente que chega a determinado posto hospitalar é imediatamente avaliado no que se refere à prioridade de atendimento. Suponha que o paciente seja classificado como "emergente" (Y = 0) ou como "não emergente" (Y = 1), e que as quantidades X, diárias, de pacientes que chegam a esse posto sigam uma distribuição de Poisson com média igual a 20. Considerando que W represente o total diário de pacientes emergentes, de tal sorte que
, em que 0 ≤ w ≤ x e x ≥ 0, julgue o item subsequente.
Para 0 ≤ w ≤ x, as variáveis aleatórias W e X se distribuem, conjuntamente, como
.
Em uma pequena clínica hospitalar, a receita diária R e a despesa diária D, ambas em R$ mil, são variáveis aleatórias contínuas, tais que:
Considerando que a covariância entre as variáveis R e D seja igual a 10, e que
seja o saldo diário, julgue o item a seguir.
A variância do saldo diário é Var(S) = 41.
São fundamentos da República Federativa do Brasil, exceto:
Nomear e exonerar os Ministros de Estado é atribuição:
São formas de extinção dos atos administrativos: I. Anulação, revogação e cassação. II. Caducidade, contraposição e extinção natural. III. Enunciação e revogação. IV. Extinção objetiva e extinção subjetiva.