Acerca da arquitetura e das estruturas organizacionais, julgue os próximos itens.
O diagnóstico organizacional é um processo de verificação temporal e espacial que visa analisar a empresa ou determinado processo como um todo, especificar desvios de desempenho e analisar condições internas e externas, identificando aspectos relacionados à arquitetura organizacional e a processos críticos.
Com referência à gestão de qualidade, julgue os itens subsecutivos.
Na gerência participativa, o relacionamento entre chefia e
subordinados é valorizado, novas ideias são estimuladas e a
criatividade é aproveitada para a resolução dos problemas e
para o aperfeiçoamento das atividades. A agilidade nesse
processo decorre, entre outros aspectos, de um sistema correto
de distribuição dos resultados e de um sistema ágil de
comunicação.
Acerca das boas práticas de gestão da mudança, julgue os itens de 116 a 120
Mudanças organizacionais são endógenas às organizações e, por isso, não podem ser planejadas.
Existem muitas razões pelas quais o sistema de avaliação de desempenho nas organizações não se torna efetivo. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas razões.
Sobre Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( )A principal razão das empresas treinarem novos funcionários é elevar seus conhecimentos, habilidades e atitudes ao nível exigido para um desempenho satisfatório.
( )Uma das vantagens do treinamento dos colaboradores pela web é que os treinandos podem ser encaminhados para ajuda online ou receber referências de material escrito.
( )Os critérios para avaliar programa de treinamento na organização são: reações, aprendizado, comportamento e resultados.
Assinale a sequência correta.
INSTRUÇÃO: Leia a situação hipotética abaixo e responda às questões de 27 a 31.
Um Assistente em Administração, integrante de uma comissão responsável para realizar estudos do funcionamento administrativo de uma Universidade Federal Brasileira, participou dos trabalhos para definição do que deve ser feito, ou seja, os resultados e intenções futuras a serem alcançados por essa instituição de ensino, e como deve ser feito, correspondendo aos recursos e ações necessários para alcance dos resultados. Neste trabalho, o servidor percebeu que a universidade estava estruturada em um aspecto piramidal, em decorrência da centralização da autoridade no topo da organização na reitoria demonstrando claramente a unidade de comando e o escalonamento hierárquico. Constatou ainda que apresentava uma departamentalização constituída da agregação de tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da universidade. Esse assistente, em seu setor de trabalho e quando não estava na comissão, era responsável pela análise de processos administrativos para concessão de bolsas de auxílio estudantil, que compreendia a conferência dos documentos presentes nos processos administrativos, e, ao listar todos os processos, verificou que uma bolsa era requerida por sua esposa, fato que exigiu um posicionamento do Assistente.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de departamentalização da universidade.
Segundo Kaplan & Norton, o Balanced Scorecard é uma
ferramenta que materializa a visão e a estratégia da
organização. Ao se implantar essa ferramenta, a
organização deve considerar os seguintes componentes:
O paradigma do conflito em uma organização é lugar comum
nas instituições. Afinal, uma organização é formada de
pessoas, que, por sua vez, possuem valores, crenças, visões
de mundo, motivações e, principalmente, inteligências
completamente distintas entre si. Considerando que Gardner
elencou um rol de sete inteligências, assinale a alternativa
que indica aquela que se destaca por ajudar na resolução de
conflitos.
Um dos Objetivos Estratégicos do TRT - 2ª Região São Paulo é Alinhar 100% das unidades administrativas e judiciárias à estratégia institucional, integrando-as ao Modelo de Gestão e Ações Estratégicas aprovados pelo Tribunal. Para tanto, utiliza o Planejamento Estratégico de RH que deverá levar em consideração:
I.Coerência entre si das políticas, práticas e decisões de recursos humanos, além de estarem consistentes com o planejamento global da organização.
II.Elaboração pautada dos procedimentos de recrutamento e seleção.
III.Interação com o ambiente interno e externo, atuando de forma inovadora e diferenciada, sendo capaz de influenciar toda a organização.
IV.Após formalização não poderá ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.
Está correto o que se afirma em
Todas as organizações apresentam, de alguma forma, um conjunto de atividades de Recursos Humanos, que incluem
planejamento, provisão, desenvolvimento, administração de pessoal e administração de desempenho, apresentando
numerosas interações entre elas. No setor público, a administração de desempenho envolve alguns instrumentos
formais, que podem ser utilizados de forma ritualística, em que a avaliação é tradicionalmente favorável. Sobre a
administração de desempenho, assinale a afirmativa correta.
Sendo objeto de destaque na gestão do setor público, a cultura organizacional costuma ser levada em consideração quando se trata dos esforços de explicar os fenômenos disfuncionais na administração pública. A cultura de uma organização pode ser definida, resumidamente, como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais. Sob o ponto de vista dos agentes ingressantes na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira em face da reação refratária dos mesmos, que explica
A Teoria dos Sistemas introduziu ao arcabouço teórico da Administração a importância de serem analisadas as políticas e ações empreendidas pelos tomadores de decisão frente às incertezas geradas pelo ambiente externo no qual a organização está inserida. Surgem então duas visões distintas sobre a natureza do ambiente, a determinista e a indeterminista. A forma de relação com o ambiente externo abordada pela visão indeterminista pode ser exemplificada por:
Um processo de treinamento pode contribuir para auxiliar uma empresa a melhorar suas capacidades e alcançar seus objetivos da qualidade. Em vigor desde 2001, a norma brasileira que fornece as diretrizes para treinamento corresponde a
O BSC (Balanced ScoreCard) é utilizado na Gestão Estratégica das organizações e envolve ações diversas para atingimento dos resultados, EXCETO:
O Modelo Contingencial de Liderança considera como características
situacionais importantes e favoráveis para liderar: