A comunicação humana é um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Para aprimorar esse processo, foram aprimoradas técnicas antigas e desenvolvidas técnicas modernas. Acerca desse tema, julgue o item que se segue
O brainstorming propicia o desenvolvimento verbal e a agilidade mental
A respeito do design thinking, metodologia por meio da qual se busca pensar sobre problemas de forma inovadora, agregando as mais diversas observações, em prol de melhorias em produtos, serviços e processos, julgue o item seguinte
A fase de ideação é a etapa intermediária no processo de brainstormings (uma das técnicas de geração de ideias mais conhecidas) dispensadas as ferramentas
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Para aprimorar esse processo, foram aprimoradas técnicas antigas e desenvolvidas técnicas modernas. Acerca desse tema, julgue o item que se segue
O brainstorming é um processo no qual é necessário apresentar o propósito da reunião, o problema e seus objetivos
Observe que ao pronunciar a palavra Empowerment (emponderamento) logo vem à memória características do Comando, do Poder, da Força, da Autoridade. Além de ser empregada ao trabalho, também está ligada a várias áreas de um indivíduo, desde grupos sociais, religiões, escolas. O Emponderamento pode ser definido como a utilização de recursos e de instrumentos pelos indivíduos, grupos e comunidades, mas principalmente pela formalidade / legalidade do processo de ________. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Quanto à gestão de pessoas, julgue:
Segundo a teoria do equilíbrio organizacional, o participante manterá sua participação na organização ainda que as contribuições que lhe são oferecidas sejam menores que os incentivos que lhe são exigidos.
Quanto aos conceitos introdutórios da administração, julgue o item
Um líder de estilo democrático comporta‐se de forma atuante, definindo objetivos e orientando as decisões a serem tomadas.
Método ou modelo administrativo, criado por Peter F. Drucker em 1954, define metas em conjunto pelo gerente e subordinado. Esclarece as responsabilidades específicas para cada um em função dos resultados esperados, constitui os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. E, por fim, a avaliação conjunta promove uma reciclagem do processo, com reavaliação e redimensionamento das metas. Trata-se de
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Durante o desenvolvimento de alternativas, no processo decisório, a “tempestade de ideias”, do inglês brainstorming, não se constitui como uma ferramenta viável para estimular a criatividade.
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Na análise e no diagnóstico da situação, após a identificação do problema, o gestor deve estabelecer os objetivos para avaliar possíveis soluções, bem como analisar a causa do problema.
Estudos recentes mostram que, nos modelos de organização mais horizontalizados, a importância da figura do líder formal diminuiu significativamente.
Isso está relacionado ao fato de que
Ferramentas e técnicas de suporte em Qualidade são instrumentos pelos quais se torna possível controlar as melhorias implantadas em qualquer sistema da qualidade. Tais ferramentas e técnicas se dividem em três grandes grupos: formulários para coleta de dados; ferramentas e técnicas para dados não numéricos; e instrumentos para controlar dados numéricos. Considere as colunas a seguir:
Correlacionando as colunas acima, a alternativa que fornece a ordem correta dos parênteses é
Com relação a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item.
O brainstorming é utilizado como técnica de melhoria de processos, pois facilita para os envolvidos as atividades de identificação do contexto e de diagnóstico da situação atual do negócio.
No que se refere ao planejamento participativo, assinale a alternativa correta.
A valorização da saúde e do emprego saudável, a consequente emergência do conceito de qualidade de vida no trabalho, a redução da importância dos sindicatos e a valorização da negociação interna entre empresa e colaboradores, a valorização da empresa social e ambientalmente responsável e a emergência do conceito de administração participativa são
Acerca da qualidade de vida no trabalho, assinale a alternativa correta.