Uma cultura organizacional já estabelecida é definida como
Na teoria clássica da administração, o princípio defendido por Fayol, segundo o qual os funcionários e administradores são alocados nas diversas áreas funcionais da organização, tais como a técnica, a administrativa, a contábil, a financeira e a de segurança, com base na especialização, denomina-se
Caso uma empresa de manufatura se depare com uma discrepância significativa entre suas previsões financeiras e seu desempenho real, ela deverá adotar como abordagem sistemática para ajustar os planejamentos financeiros e operacionais e garantir a robustez futura do processo de previsão
Uma entidade do setor público reconheceu receita com a alienação de bens que integravam o patrimônio público.
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, é vedada a aplicação desta receita para financiar despesas correntes, salvo as destinadas por lei
O planejamento constitui a primeira função do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
Uma característica do planejamento estratégico é
Ana é uma administradora concursada que trabalha há um ano na área financeira de certa empresa pública. Antes disso, ela trabalhou por cinco anos em um banco privado, mas decidiu fazer concurso público por buscar mais estabilidade na vida profissional. Ao optar por trabalhar na empresa pública, Ana renunciou à remuneração 20% mais alta que recebia no banco – mesmo assim, ela estava satisfeita e motivada com o novo trabalho. Recentemente, Ana soube que o banco implantou uma política de pagamento por desempenho que elevou a remuneração dos empregados em até 60%, enquanto a sua remuneração é a mesma desde que ingressou na empresa pública. Agora, ela avalia que deveria ter permanecido no banco, pois sua dedicação e esforço no trabalho são iguais no banco e na empresa atual. Ana ficou desmotivada com o trabalho na empresa pública e pensa em voltar para o mercado financeiro.
Com base na teoria motivacional da Equidade/Justiça Organizacional, a situação ilustra uma percepção de inequidade a partir do ponto de referência:
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de amplitude de controle dentro de uma organização
Suponha que, em um cenário econômico desafiador, uma grande empresa de manufatura esteja reavaliando suas estratégias de gestão de despesas a fim de aumentar a eficiência operacional sem comprometer sua capacidade de inovação. Nessa situação, a abordagem que a empresa deve adotar para atingir esse equilíbrio é
No contexto da gestão de processos, processos finalísticos são
Em determinado projeto, os membros da equipe demonstram insegurança sobre como proceder ou executar corretamente suas tarefas, o que começa a comprometer o andamento das entregas.
Com base nos princípios de Tailoring previstos no PMBOK – 7ª edição, é considerada uma ação adequada para lidar com essa situação:
Após o falecimento de seu pai, Genivaldo assume o controle da empresa da família e decide implementar mudanças na gestão.
Com base nos conhecimentos adquiridos em seu MBA, opta por adotar o estilo de liderança transformacional.
Com base nesse estilo de liderança, é correto afirmar que Genivaldo terá como comportamento:
Com base nos tipos de poder exercidos em ambientes organizacionais, analise as situações a seguir:
1. Um professor admirado pelos alunos, que influencia suas atitudes e comportamentos por meio do exemplo e do carisma.
2. Um chefe de setor da Defensoria Pública, que coordena a equipe com base na autoridade conferida por seu cargo.
3. Um supervisor que reduz os benefícios de funcionários que chegam atrasados, visando conquistar respeito
As situações apresentadas representam, respectivamente, os tipos de poder
Considere que, na Defensoria Pública, um administrador participa de eventos, cerimônias institucionais e representações oficiais em
nome do órgão.
Com base nos papéis gerenciais definidos por Mintzberg, é correto afirmar que, nessa situação, o administrador está exercendo o
papel de:
No que se refere à gestão de pessoas e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes.
A centralização da tomada de decisão é uma característica da abordagem da qualidade total.
Acerca de gestão de projetos e processos, julgue os itens subsecutivos.
Em projetos cujo prazo de realização é extremamente reduzido, o custo torna-se elevado geralmente devido à quantidade de horas extras, pessoal e controle necessários à consecução do projeto no prazo estipulado.