A departamentalização por cliente é o “critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente ou segmento de mercado que a organização busca servir” (Sobral e Peci, 2013, p. 262). Considere as seguintes afirmativas sobre a departamentalização por cliente:
I. induz à redundância de funções;
II. reduz a eficiência da organização como um todo, quando comparada à estrutura funcional;
III. é indicada quando a organização atende a clientes com necessidades muito distintas;
IV. pode tornar secundários aspectos como lucratividade ou produtividade, em função da priorização da satisfação do
cliente.
Estão corretas:
Alda é gerente em certa organização e está avaliando candidatos para compor uma nova equipe na sua área. Ela está atenta a aspectos importantes relativos à composição da equipe, tais como diversidade e personalidade dos futuros membros. No
entanto, para montar uma equipe eficaz, precisará considerar também outros fatores, relativos ao contexto e aos processos da equipe.
São fatores de contexto e de processo das equipes, fortemente relacionados a seu desempenho, respectivamente:
O elemento do processo de organização que está relacionado à obrigação e ao dever do colaborador quanto à realização das tarefas ou atividades é denominado:
A respeito das funções da administração, julgue os itens a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso).
(__) Planejar quer dizer estabelecer os objetivos da organização e por quais caminhos ela percorrerá para atingi-los, afinal, nada deve ser decidido de improviso.
(__) Dirigir diz respeito a definir de que maneira será realizado determinado projeto, como será feito, e, principalmente, como distribuí-lo entre as
sessões da organização e os seus colaboradores, sendo necessário ter uma espécie de jogo com a produtividade e eficiência.
(__) Organizar é uma função administrativa que quer dizer liderar, sendo considerado como capacidade de mobilizar os recursos humanos para que os resultados desejados sejam atingidos.
Assinale a alternativa CORRETA.
O processo administrativo é um sistema aberto e cíclico que envolve planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial. Todas essas funções administrativas estão intimamente interligadas: são interativas e interdependentes. O que ocorre em uma delas interfere direta e fortemente nas demais. Assinale a alternativa que não apresenta algumas ações da função controle.
De acordo com a teoria neoclássica de administração, o princípio fundamental da organização formal que define o número ideal de subordinados que cada administrador deve ter, variado em função do nível e da natureza do cargo, da complexidade e da viabilidade do trabalho e do preparo dos subordinados, é o princípio da:
Assinale a alternativa correta no que diz respeito as funções administrativas:
Definição de objetivos e metas, decisão acerca da alocação de recursos e tarefas e antecipação da tomada de decisão são atividades típicas desenvolvidas pela função da administração
Em uma organização, a primeira e a segunda fase de execução da função administrativa de controle são, respectivamente,
Entender a Administração como um processo que se compõe de outros processos ou funções é a essência do chamado enfoque funcional ou abordagem funcional da Administração. Assinale a alternativa que apresenta, dentre as funções ou processos do processo administrativo, aquele que é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização, além do processo de distribuir recursos disponíveis. Assinale a alternativa que representa este processo ou função do processo administrativo.
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. Sobre administrar, analise as afirmativas abaixo.
I. Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.
II. Os quatro processos principais da administração: planejamento, organização, execução e controle são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais.
III. Há processos ou funções em administração que são importantes como coordenação, direção, comunicação e participação e contribuem para a realização dos processos principais da administração que são: planejamento, organização, execução e controle.
Estão corretas as afirmativas:
Quando se analisa as bases da Administração Científica, Taylor propõe resolver o problema da eficiência mediante:
I- a realização de treinamentos com foco no fortalecimento da visão sistêmica dos trabalhadores;
II- a separação de concepção e execução no processo de trabalho;
III- a utilização do monopólio do conhecimento para controlar cada fase do processo de trabalho e seu modo de execução.
Estão corretos:
Empreendedorismo é resultado, é satisfação das necessidades da coletividade. Com base nesse tema, julgue as afirmativas a seguir:
I- O empreendedorismo público requer a normatização das ações, pois a lei precede toda ação do Governo. O empreendedorismo privado possui grande flexibilização para implantação de ações, pois não depende de leis.
II- A proposição de projetos passa por cinco fases: identificação de oportunidades; formulação das diretrizes; elaboração do planejamento estratégico; implementação; e gestão e controle.
III- Parcerias entre o governo, a iniciativa privada e o voluntarismo é condição “sine qua non” (essencial) para o sucesso de um governo empreendedor.
Assinale a alternativa correta.
A Constituição Federal ampara os valores morais da boa conduta, que na Administração Pública contém os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. Com base no tema, assinale a alternativa incorreta.
Sobre os bens públicos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I- O uso da calçada pública para colocação de mesas de bar e pagamento de pedágio nas estradas está previsto no uso especial dos bens públicos, é a utilização do bem pelo usuário que se submete a regras específicas e sem à anuência estatal. É uso privativo.
II- Os bens públicos se classificam quanto à titularidade, quanto à destinação e quanto à disponibilidade. Quanto à titularidade, os bens podem ser federais, estaduais, distritais e municipais.
III- Os bens indisponíveis são os que não têm caráter tipicamente patrimonial e que não podem ser alienados, onerados ou desviados das finalidades a que se destinam, como os bens de uso comum ao povo.