Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 192 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A departamentalização por cliente é o “critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente ou segmento de mercado que a organização busca servir” (Sobral e Peci, 2013, p. 262). Considere as seguintes afirmativas sobre a departamentalização por cliente:


I. induz à redundância de funções;


II. reduz a eficiência da organização como um todo, quando comparada à estrutura funcional;


III. é indicada quando a organização atende a clientes com necessidades muito distintas;


IV. pode tornar secundários aspectos como lucratividade ou produtividade, em função da priorização da satisfação do 
cliente.

Estão corretas:

Alda é gerente em certa organização e está avaliando candidatos para compor uma nova equipe na sua área. Ela está atenta a aspectos importantes relativos à composição da equipe, tais como diversidade e personalidade dos futuros membros. No 
entanto, para montar uma equipe eficaz, precisará considerar também outros fatores, relativos ao contexto e aos processos da equipe. 

São fatores de contexto e de processo das equipes, fortemente relacionados a seu desempenho, respectivamente:

A respeito das funções da administração, julgue os itens a seguir com V (verdadeiro) ou F (falso).

(__) Planejar quer dizer estabelecer os objetivos da organização e por quais caminhos ela percorrerá para atingi-los, afinal, nada deve ser decidido de improviso.

(__) Dirigir diz respeito a definir de que maneira será realizado determinado projeto, como será feito, e, principalmente, como distribuí-lo entre as 
sessões da organização e os seus colaboradores, sendo necessário ter uma espécie de jogo com a produtividade e eficiência.

(__) Organizar é uma função administrativa que quer dizer liderar, sendo considerado como capacidade de mobilizar os recursos humanos para que os resultados desejados sejam atingidos.

Assinale a alternativa CORRETA.

O processo administrativo é um sistema aberto e cíclico que envolve planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial. Todas essas funções administrativas estão intimamente interligadas: são interativas e interdependentes. O que ocorre em uma delas interfere direta e fortemente nas demais. Assinale a alternativa que não apresenta algumas ações da função controle.

De acordo com a teoria neoclássica de administração, o princípio fundamental da organização formal que define o número ideal de subordinados que cada administrador deve ter, variado em função do nível e da natureza do cargo, da complexidade e da viabilidade do trabalho e do preparo dos subordinados, é o princípio da:

Assinale a alternativa correta no que diz respeito as funções administrativas: 

Definição de objetivos e metas, decisão acerca da alocação de recursos e tarefas e antecipação da tomada de decisão são atividades típicas desenvolvidas pela função da administração

Em uma organização, a primeira e a segunda fase de execução da função administrativa de controle são, respectivamente,

Entender a Administração como um processo que se compõe de outros processos ou funções é a essência do chamado enfoque funcional ou abordagem funcional da Administração. Assinale a alternativa que apresenta, dentre as funções ou processos do processo administrativo, aquele que é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização, além do processo de distribuir recursos disponíveis. Assinale a alternativa que representa este processo ou função do processo administrativo.

Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. Sobre administrar, analise as afirmativas abaixo. 

I. Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle.
II. Os quatro processos principais da administração: planejamento, organização, execução e controle são também chamados funções administrativas ou funções gerenciais.
III. Há processos ou funções em administração que são importantes como coordenação, direção, comunicação e participação e contribuem para a realização dos processos principais da administração que são: planejamento, organização, execução e controle.

Estão corretas as afirmativas:

Quando se analisa as bases da Administração Científica, Taylor propõe resolver o problema da eficiência mediante:

I- a realização de treinamentos com foco no fortalecimento da visão sistêmica dos trabalhadores;
II- a separação de concepção e execução no processo de trabalho;
III- a utilização do monopólio do conhecimento para controlar cada fase do processo de trabalho e seu modo de execução.

Estão corretos:

Empreendedorismo é resultado, é satisfação das necessidades da coletividade. Com base nesse tema, julgue as afirmativas a seguir:

I- O empreendedorismo público requer a normatização das ações, pois a lei precede toda ação do Governo. O empreendedorismo privado possui grande flexibilização para implantação de ações, pois não depende de leis.
II- A proposição de projetos passa por cinco fases: identificação de oportunidades; formulação das diretrizes; elaboração do planejamento estratégico; implementação; e gestão e controle.
III- Parcerias entre o governo, a iniciativa privada e o voluntarismo é condição “sine qua non” (essencial) para o sucesso de um governo empreendedor.

Assinale a alternativa correta.

A Constituição Federal ampara os valores morais da boa conduta, que na Administração Pública contém os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. Com base no tema, assinale a alternativa incorreta.

Sobre os bens públicos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

I- O uso da calçada pública para colocação de mesas de bar e pagamento de pedágio nas estradas está previsto no uso especial dos bens públicos, é a utilização do bem pelo usuário que se submete a regras específicas e sem à anuência estatal. É uso privativo.
II- Os bens públicos se classificam quanto à titularidade, quanto à destinação e quanto à disponibilidade. Quanto à titularidade, os bens podem ser federais, estaduais, distritais e municipais.
III- Os bens indisponíveis são os que não têm caráter tipicamente patrimonial e que não podem ser alienados, onerados ou desviados das finalidades a que se destinam, como os bens de uso comum ao povo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282