Em relação à pirâmide das necessidades humanas no ambiente de trabalho, definidas por Maslow, a expectativa de estabilidade e de permanência de um indivíduo no emprego é uma necessidade
O controle ideal de tarefas e compromissos pode ser
exemplarmente feito por intermédio da elaboração de um
check list, palavra inglesa que foi incorporada em nossa
comunicação e significa
A ampliação ilimitada do arquivo somente poderá ser realizada
por intermédio do método
É dever do Assistente Administrativo manter um excelente
relacionamento tanto com os clientes externos quanto
com os clientes internos. Para tanto, deve preocupar-se
em
Sobre os conceitos de administração de empresas, assinale a alternativa INCORRETA.
Ana está com uma nova ideia para uma nova empresa. A característica da oferta principal
já existe no mercado, porém ela vislumbra uma nova forma de serviço agregado que
gerará alguns diferenciais, que ela acredita serem suficientes para sustentar e prosperar
em sua potencial atividade.
Considerando-se que Ana não possui ainda uma estrutura de Plano de Negócio, assinale
a alternativa que apresenta um formato adequado para amparar a sua ideia.
Os vendedores da empresa Cruze estão descontentes com sua carga de trabalho.
Em relação a uma melhor redistribuição de operações, assinale a alternativa CORRETA.
A organização formal é a estrutura de relações profissionais entre
pessoas, planejada no sentido de facilitar o alcance de objetivos.
A organização formal é geralmente caracterizada pelo
organograma e pelos manuais.
Relacione os principais aspectos retratados pela organização
formal às suas respectivas características.
1- Órgãos
2- Cargos
3- Hierarquia de autoridade
4- Tecnologia
( ) Autoridade e responsabilidade previamente definidos.
( ) Diretores, gerentes, supervisores, funcionários, operários.
( ) Departamentos, divisões, seções e setores.
( ) Constrói o modo de realizar o trabalho dentro da
organização.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
A estratégia organizacional requer um planejamento para que
seja colocada em ação.
Relacione os níveis de planejamento às suas características.
1- Planejamento estratégico
2- Planejamento tático
3- Planejamento operacional
( ) Indica a participação de cada unidade no planejamento
global. Refere-se a cada área ou departamento da empresa.
( ) É holístico e sistêmico, envolvendo o todo organizacional em
relação ao contexto ambiental.
( ) É definido para cada tarefa, operação ou atividade,
exclusivamente.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para
baixo.
A respeito das estruturas organizacionais, julgue os itens seguintes.
A redistribuição do poder e as mudanças dos estilos de chefia são exemplos de consequências da delegação nas estruturas de comando das organizações.
Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A sobrevivência e a prosperidade das organizações implicam algum tipo de controle que se mostra relevante quando o ambiente organizacional passa a complexo e turbulento.
Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Nas organizações em que o controle é baseado em elevada autonomia para as pessoas individualmente e para os grupos internos, tem-se uma estrutura de produção frouxamente acoplada e com maior grau de independência.
Em O diálogo possível: Comunicação Organizacional e Paradigma da Complexidade (EDIPUC/Scroferneker, Cleusa Maria), a comunicação pública é definida como um processo de comunicação em uma esfera pública que engloba Estado, governo e sociedade, sendo um espaço para debate, negociações e tomada de decisões relativas à vida pública do país. Dessa forma, cabe ao assessor de comunicação de um órgão público
Com relação ao processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
O planejamento estratégico pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas; o planejamento tático tem por objetivo a otimização dos resultados da empresa como um todo; e o planejamento operacional relaciona–se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para se alcançá–los. Todos esses tipos de planejamento, portanto, estão associados aos níveis de decisão da organização.
No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional.
Uma cultura organizacional focada na espiritualidade estimula práticas religiosas no ambiente de trabalho como forma de integrar valores pessoais e espirituais com valores profissionais.