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A base fundamental do trabalho de um líder está na sua equipe.Analise as afirmativas abaixo sobre os diferentes tipos de equipes e de trabalho em equipe.

1. Em todos os tipos de equipes deve haver interdependência e reciprocidade.

2. Equipes de força-tarefa são compostas de pessoas de diferentes departamentos ou funções encarregadas de melhorar a qualidade, 
reduzir custos, incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos ou funções envolvidas.

3. Equipes autodirigidas são designadas para resolver imediatamente um problema.

4. Equipes funcionais cruzadas são compostas de pessoas vindas de diversas áreas da organização e são formadas para alcançar um 
objetivo específico por meio de um mix de competências.

5. Equipes de projetos são compostas de pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A ferramenta de apoio à decisão que consiste na montagem de uma tabela ilustrativa das várias possibilidades e dos resultados associados a cada uma delas é denominada:

A situação no ambiente do processo de tomada de decisão na qual as informações sobre as alternativas e suas consequências são incompletas e imprecisas é denominada:

O processo de tomada de decisão em uma organização pode ocorrer de maneira centralizada ou descentralizada em função da conveniência e das vantagens e desvantagens que apresenta. Assim, a descentralização apresenta como vantagem o fato de que:

Considere que determinada organização tenha por premissa a adoção de um modelo de tomada de decisões de natureza consensual e pretenda migrar para um modelo consultivo. Essa mudança de paradigma significará que

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de pessoas e à gestão da qualidade.

As ações organizacionais para desenvolvimento de competências, que favorecem a eliminação dos gaps existentes, visam ao alcance da estratégia organizacional.

Um gerente de RH precisa definir o salário inicial para um cargo novo de nível superior em sua organização: o de analista em sustentabilidade ambiental. O gerente não tem ideia de um valor adequado. Assim, usou a média dos salários iniciais dos cargos de nível superior da organização e, a partir desse valor, estabeleceu um salário inicial 30% maior – considerando a urgência na contratação desses profissionais.

Em seu processo de tomada de decisão, o gerente incorreu no viés conhecido como:

Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ____________ são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades.

Uma organização que apresente um percentual de decisões não programadas significativamente superior ao de decisões programadas, considerando os conceitos que permeiam tal categorização corrente na doutrina,

Um funcionário que ocupava um cargo de gerente na área comercial de uma organização dedicava boa parte do seu tempo à programação do trabalho dos subordinados e à partilha de informação com os subordinados por meio de reuniões formais. Ao ser promovido ao cargo de diretor da área, passou a dedicar a maior parte do tempo à identificação de novas oportunidades de negócios para a organização.

Os papéis desempenhados pelo funcionário como gerente e o papel desempenhado como diretor são, respectivamente:

Em sua atuação nas diversas organizações, os administradores desempenham uma variedade de papéis, que podem ser agrupados em três categorias, como proposto por Minztberg: interpessoais, informacionais e decisórios. Essas três categorias abarcam, no total, dez papéis diversos.

Sobre o papel de monitor, é correto afirmar que:

Um gerente de uma empresa de grande porte e diversificada está participando do processo de planejamento estratégico da organização em que trabalha. O gerente recebeu a incumbência de realizar uma análise do portfólio de negócios da empresa, a fim de subsidiar as decisões sobre as estratégias de nível corporativo.

Para tal, uma ferramenta gerencial adequada seria:

Compõe a fase de análise e comparação de alternativas mais promissoras do processo decisório não programável

Uma liderança baseada no modelo transacional apresenta como característica presente na atuação do líder

Em relação aos conceitos básicos de liderança, assinale a alternativa correta.

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