Uma empresa monta e vende computadores sob encomenda, para dois usos principais: projetos de engenharia e arquitetura ou projetos em contabilidade e finanças. No momento as vendas são feitas pelo dono e seu assistente. Com uma equipe competente de vendas, a empresa poderia crescer bastante. O dono está pensando em contratar vendedores e, tendo analisado algumas possibilidades de organização, optou por uma modalidade cuja principal vantagem é a grande proximidade em relação ao mercado e aos clientes. O critério de organização escolhido foi:
A avaliação, uma das etapas mais importantes do processo de organização de documentos, está relacionada à análise e seleção dos mesmos, com o propósito principal de fixar prazos para sua guarda ou eliminação. Como resultado da avaliação, elabora-se a tabela de temporalidade, cujos principais elementos devem ser:
No dia 26 de fevereiro de 1995, as manchetes dos principais jornais do mundo divulgaram a quebra do banco Barings PLC, tradicional instituição financeira que há 223 anos atuava no Reino Unido, cuja lista de correntistas incluía a Rainha Elizabeth. Nicholas Leeson, de 28 anos, conseguiu fazer com que o banco Barings PLC, instituição em que trabalhava, perdesse um bilhão e trezentos milhões de dólares com operações do mercado derivativo. O histórico de Leeson era favorável. No ano anterior, por exemplo, ele teria sido responsável por ganhos da ordem de vinte milhões de dólares para o Barings, o que representava cerca de um quinto do lucro total, e gerou elevados prêmios para seus superiores. Leeson detinha o comando tanto da mesa de operações, onde se fechavam os negócios, como da retaguarda administrativa, a área do banco responsável por confirmar as operações e certificar-se de que todas as transações fossem efetuadas dentro de padrões adequados de conduta. A medida de controle adequada para evitar a falência do Barings teria sido:
Novas competências começam a ser exigidas pelas
organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva,
desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de
conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações
com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as
relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da
atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades
e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações
interpessoais.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de
trabalho, julgue os itens que se seguem.
Nas relações humanas, ocorre um conflito quando um indivíduo percebe que outra pessoa afeta ou pode afetar negativamente algo a que ele atribui importância.
Acerca do trabalho de relações públicas (RP) em uma organização, julgue os itens subseqüentes.
A imagem de uma organização é objeto de análise constante dos profissionais de RP, que cuidam da correção de uma eventual imagem equivocada e da manutenção da imagem desejada. Isso é válido em relação à imagem externa, pois a imagem interna independe do trabalho de RP.