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Em relação à gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta.

Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.

O relações-públicas tem uma visão sistêmica da organização; por isso, é exigência dos conselhos de relações públicas que as áreas de comunicação nas empresas devam ser comandadas por esse profissional.

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.

Academicamente criada no campo da comunicação social, a atividade de relações públicas ganhou abrangência profissional e regulamentação, desvinculando-se da comunicação social e associando-se cada vez mais à administração, por constituir função estratégica nas empresas.

Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.

Público externo pode ser classificado de acordo com posições em relação à organização — favorável, desfavorável, influente e não influente. Consumidores, fornecedores, concorrentes, acionistas, governo e imprensa são exemplos de público externo.

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Missão compreende o conceito da organização em si; visão representa o posicionamento futuro; e valores são as convicções filosóficas dos principais dirigentes.

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Correspondências, mala direta, relatórios e spots são veículos de comunicação dirigida.

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.

A pesquisa de opinião aplicada por uma organização visa conhecer a opinião do público externo de uma empresa, sendo inadequado aplicá-la para o público interno, já que, nesse caso, o mais indicado é a pesquisa de clima organizacional.

Acerca da ética na comunicação, julgue o item que se segue.

O profissional de relações públicas deve empenhar-se para criar estruturas e canais de comunicação para divulgar informações elaboradas com o intuito de favorecer e beneficiar a organização que representa, de modo a alcançar a eficiência máxima em seus serviços e valorizar a imagem institucional.

No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, aos níveis e às habilidades das equipes, à autoridade, à delegação e à descentralização, julgue o item subsequente.

Recomenda-se, depois de fazer uma proposta de valor, elaborar uma sequência de argumentos que visem sensibilizar o fornecedor quanto à necessidade de preços mais em conta que os oferecidos.

Com relação ao processo decisório sobre ações corretivas, considere os seguintes passos: 1- Comunicação dos padrões estabelecidos aos envolvidos na realização das ações organizacionais. 2- Verificação do desempenho real medido por meio de padrões, durante o período que está sendo considerado. 3- Discriminação de qualquer diferença entre o desempenho real e o desejado, com o intuito de se verificar se as atividades devem prosseguir ou se há necessidade de agir corretivamente. 4- Início de ação corretiva quando o resultado está fora de controle. São passos associados a esse processo:

Conforme enfatiza Augustinho Vicente Paludo, “a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade" (In: Administração Pública, Elsevier, p. 251-252). Nesse contexto, alguns fatores podem ser apontados para identificar uma atuação de excelência na Administração, entre os quais:

I. comunicação com o usuário-cidadão: criação de canais que possibilitem a troca de informações e oitiva das expectativas e reclamações.

II. capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo estabelecido.

III. cultura da inovação: que permite à Administração afastar a aplicação dos princípios constitucionais em prol da eficiência.

Está correto o que se afirma APENAS em

Atualmente portais corporativos constituem novos instrumentos de gestão da informação. Muitas instituições sofrem com o excesso de informação, tornando imprescindível esse recurso tecnológico para as grandes e mesmo as médias empresas. Assinale a alternativa que define corretamente um portal corporativo.

São técnicas ou ferramentas utilizadas por empresas para melhor conhecer os seus clientes e o mercado consumidor, exceto:

Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.

A atividade de relações públicas privilegia a administração participativa, embora as inter-relações presentes, os interesses internos e externos e os públicos sinalizem que esse cargo se reverte de dificuldades pelas inúmeras variáveis manifestas.

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