O assessor de imprensa de uma autarquia federal está diante de uma crise institucional e precisa se posicionar. A informação a ser prestada possui relevante interesse público. Além de agir de forma transparente, o tratamento dispensado aos veículos de imprensa precisa também ser equânime.
Assim, o assessor de imprensa deve
Uma coletiva de imprensa havia sido convocada por uma associação esportiva, com o objetivo de apresentar resultados positivos em ações de marketing esportivo no ano anterior. No decorrer da prática, indagado a respeito de uma polêmica decisão, o dirigente daquela associação esportiva demonstrou desequilíbrio emocional e agiu de forma considerada rude pelos jornalistas presentes na coletiva de imprensa. Em um programa de media training, a escolha e capacitação de porta-vozes se desenvolve para que os assessorados possam compreender as demandas da imprensa e melhor interagir com jornalistas. Os requisitos básicos para que um profissional seja designado como porta-voz devem abarcar:
A Administração Pública brasileira dispõe de mecanismos para evitar abusos no uso da publicidade institucional. É a própria Constituição Federal, no artigo 37, que consagra a publicidade lado a lado com a legalidade, impessoalidade, moralidade e a eficiência. Imagine agora que um veículo institucional de comunicação, ao invés de divulgar os atos da Administração Pública de modo impessoal, promoveu o nome e a imagem de um servidor público.
Nesse caso, a linha que demarca o dever de informação e a promoção pessoal foi cruzada, pois:
A assessoria de comunicação de um órgão público decidiu realizar cobertura especial de uma efeméride institucional. Dessa forma, será impressa uma edição com matérias concernentes ao tema central.
Na primeira página da publicação, o recurso utilizado para coordenar várias matérias de um mesmo tema e que em geral tem de 10 a 15 linhas é conhecido como:
A preparação prévia para o enfrentamento de crises é condição sine qua non para evitar danos à imagem corporativa. Dessa maneira, o gabinete de Gerência de Crise precisa se planejar a fimde rastrear possíveis problemas em todas as fases de produção de um produto, por exemplo. Isso significa que, desde a cadeia de insumos até o consumidor final, tudo será checado. Apesar disso, crises de naturezas distintas possam surgir, e é necessário saber como proceder. Nesse momento, as equipes de Gerência de Crise e Comunicação devem atuar de forma integrada, pois
A dinâmica de produção e distribuição de release se modificou a partir do advento da Internet e das redes sociais. Tanto é que, a fim de marcar essa diferença, alguns autores passaram a classificar essa ferramenta de comunicação como old e new pressrelease. Outrora as assessorias de comunicação distribuíam releases e dependiam do interesse dos jornalistas em aproveitá-los; o mecanismo de controle de eficiência residia na confecção e análise de clipping. Atualmente o Social Media Release, ou new release, passa a conjugar elementos do old release com a dinâmica e interatividade das redes sociais; o mecanismo de controle de eficiência reside em aspectos como atitude, opinião e comportamento.
Outra mudança que diz respeito às assessorias de comunicação e aos jornalistas está no pitching, ou follow-up, pois:
As unidades de saúde de um município passaram a oferecer novos serviços de saúde para a população, tais como orientação nutricional e fisioterapia, e o prefeito gostaria que seus munícipes ficassem sabendo disso o quanto antes. Para tanto, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde preparou um documento, de apenas uma página, contendo as informaçõesa respeito dos novos serviços de saúde oferecidos à população e distribuiu esse documento aos jornalistas de emissoras de rádio e televisão do município e da capital. Com isso, a assessoria espera atrair a atenção da mídia e aumentar a divulgação dos novos serviços.
Nesse caso, identifica-se um exemplo de utilização da ferramenta de relações públicas denominada
Após fazer módulo de curso de media training voltado para aprimoramento de pessoas que já atuam como porta-vozes institucionais, é chegado o momento de colocar os conhecimentos recém-adquiridos em prática. No módulo acima mencionado, foram transmitidos conhecimentos que devem ser aplicados em entrevistas concedidas a empresas de radiodifusão. Houve uma solicitação de entrevista exclusiva para uma emissora de rádio de expressiva audiência local, com programação voltada para o gênero popular. A fim de se comunicar com propriedade com o público-alvo daemissora e ao mesmo tempo trazer retorno positivo para a instituição, o porta-voz precisa atentar para o uso de:
A respeito da administração da comunicação institucional, a autora Margarida Maria Krohling Kunsch, na obra “Relações Públicas e Modernidade. Novos paradigmas na comunicação organizacional”, ressalta que:“os profissionais de relações públicas planejam e executam a comunicação para a organização como um todo ou ajudam setores dela a se comunicarem. Eles administram o movimento de mensagens para dentro da organização quando, por exemplo,conduzem uma pesquisa sobre o conhecimento, as atitudes e os comportamentos dos públicos e, em seguida, orientam os executivos sobre como tornar as políticas e ações aceitáveis para todos os públicos. Eles podem administrar o movimento de mensagens para fora da organização ao ajudar os executivos a decidir como explicar uma política ou uma ação para um público e então escrever uma informação ou um comunicado para tanto” (KUNSCH, 1997, pg. 119).
A alternativa que indica, respectivamente, um canal de comunicação voltado para o público interno e um voltado para o público externo (onde se incluem os stakeholders) é:
Coletar, arquivar e distribuir todo material publicado sobre a instituição assessorada é a principal função do clipping, também conhecido como clipagem ou taxação. São considerados tipos de clipagem:
Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.
A identidade de uma instituição é uma manifestação tangível de sua personalidade e se desenvolve por um conjunto de comportamentos (seus atos), de comunicação desses atos, de simbolismo capaz de expressar essa personalidade e da manifestação da autopercepção, que engloba as intenções da organização e como esta reage a estímulos externos.
A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
O clipping é uma ferramenta indispensável no relacionamento com a imprensa, por reunir os contatos dos principais veículos e jornalistas com os quais a organização tem o interesse de se relacionar.
As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.
Ao desenvolver um plano em comunicação organizacional e relações públicas, o esboço das estratégias gerais deve ser apresentado na fase de pesquisa e construção de diagnóstico estratégico, com a previsão das metas a serem alcançadas.
Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.
Na comunicação organizacional integrada, a gestão da imagem corporativa é um instrumento da comunicação mercadológica, por trabalhar diretamente para a geração de valor da marca e para a prospecção ou manutenção de clientes.
Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.
A teoria da responsabilidade social dos meios de comunicação defende que os media possuem deveres perante a sociedade e, por isso, podem regular conteúdos semânticos, apoiando também a autorregulação por parte dos profissionais que atuam na imprensa.