As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.
A ferramenta da pesquisa aplicada às relações públicas pode auxiliar na construção de diagnósticos para conhecer a opinião dos públicos, para conhecer a organização em profundidade e para fazer análise ambiental tanto interna quanto externa.
Considerando as diferentes ferramentas de relações públicas para o contato com o público, julgue o item.
Na comunicação dirigida, o relações públicas tem o papel de se dirigir a um público (receptor) restrito e determinado, por meio de um código (linguagem) adequado, facilitando que o feedback também seja apropriado e, portanto, mais eficiente.
Relativos à opinião pública e aos instrumentos para sua aferição, Julgue o item.
Nos países democráticos, os governantes dirigem‐se à opinião pública para obter apoio das ações pretendidas, mas não para se justificar de erros e buscar a absolvição das falhas e apreensões despertadas.
As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.
Para ser exercida como uma função estratégica, a atividade de relações públicas precisa ser reconhecida em quatro níveis da estrutura organizacional: pela alta administração; pelos especialistas; pelo nível funcional; e pelo nível institucional.
Considerando as diferentes ferramentas de relações públicas para o contato com o público, julgue o item.
Dada a natureza da função, pode‐se dizer que, em uma organização, o ouvidor ou o ombudsman é responsável direto por fazer girar processos comunicativos entre empresa‐cliente e entre cliente‐empresa.
No que se refere aos instrumentos de controle e avaliação de resultados em relações públicas, julgue o item.
Instrumentos de controle e avaliação de resultados tratam da verificação dos objetivos alcançados, medindo valor e alcance, enquanto o diagnóstico corresponde ao acompanhamento das ações em execução, com propostas para as correções necessárias.
A área de relações públicas, cada vez mais, é reconhecida por sua função estratégica em organizações dos diferentes setores. Considerando essa informação, julgue o item.
Em administração de crises de imagem, recomenda‐se o uso do no comments (nada a comentar) como estratégia para os porta‐vozes da organização evitarem os questionamentos da imprensa e reduzirem a exposição da marca.
No que se refere aos instrumentos de controle e avaliação de resultados em relações públicas, julgue o item.
Não deve fazer parte da fase de planejamento da comunicação organizacional a definição de indicadores para avaliação das ações e estratégias propostas.
Uma empresa deseja alterar os jornais murais internos por dispositivos interativos ao toque. Justifica-se o investimento nessa tecnologia
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
A área de relações públicas tem, nas organizações estatais e governamentais, função exclusivamente estratégica, pois as auxilia a se posicionarem com ética e credibilidade perante a sociedade.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
Existem inúmeras terminologias que definem comunicação organizacional, entre as quais se encontram comunicação empresarial, corporativa, relações públicas e comunicação integrada.
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
No estudo do ambiente organizacional, o levantamento de variáveis dos setores tecnológico, legal e social compõe a etapa de análise do ambiente setorial da empresa.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
Como atividade profissional, o relações-públicas, cujo papel consiste em desenvolver políticas de relacionamento e programas de comunicação para administrar conflitos existentes, tem por objeto, especificamente, os públicos das organizações.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Academicamente criada no campo da comunicação social, a atividade de relações públicas ganhou abrangência profissional e regulamentação, desvinculando-se da comunicação social e associando-se cada vez mais à administração, por constituir função estratégica nas empresas.