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A respeito de relações públicas, julgue o item seguinte.  

Como uma das principais ferramentas de comunicação para o marketing, as relações públicas estão conectadas ao “P” de “Produto” do mix de marketing

Atualmente, todas as empresas e instituições possuem o Sistema de Identidade Visual (SIV), que pode ser definido como:

“Sistema de normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto, por meio de seu aspecto visual. Este objeto pode ser uma empresa, um grupo ou uma instituição, bem como uma ideia, um produto ou um serviço."

(PEÓN, Maria Luísa; Sistemas de identidade visual. Teresópolis: 2AB.)

São considerados elementos primários de um SIV:

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

O plano estratégico de comunicação tem como proposta estabelecer diretrizes e orientações para a prática da comunicação integrada nas organizações; fora desse contexto, estão as ações mercadológicas, por serem de responsabilidade da área de marketing o foco no mercado e o relacionamento com o cliente.

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A partir da premissa de que evento é uma atividade destinada a gerar lucros, por entregar valor agregado ao produto para determinado público, considera-se que evento seja uma ferramenta massiva de comunicação do marketing.

O setor de comunicação de uma organização utiliza vários instrumentos no trabalho de divulgação de um produto, um serviço ou uma ação. Entre esses instrumentos tem-se o realese, que deve

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.

Academicamente criada no campo da comunicação social, a atividade de relações públicas ganhou abrangência profissional e regulamentação, desvinculando-se da comunicação social e associando-se cada vez mais à administração, por constituir função estratégica nas empresas.

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Missão compreende o conceito da organização em si; visão representa o posicionamento futuro; e valores são as convicções filosóficas dos principais dirigentes.

Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Correspondências, mala direta, relatórios e spots são veículos de comunicação dirigida.

Otávio, relações-públicas de determinada organização, foi convidado a integrar o departamento de projetos especiais da empresa. Ele havia exercido na empresa o papel de relações institucionais por doze anos, período em que manteve contato com deputados federais e senadores. A vaga disponível para o departamento também era do interesse de outro relações-públicas da empresa, mas a disputa não afetou o clima organizacional. Otávio tinha em sua cartela de clientes concorrentes de sua empresa contratante, contudo, ao deixar o cargo anterior para assumir o novo cargo, ele apagou todos os arquivos e não repassou ao seu sucessor informações importantes para a continuidade das atividades de relações institucionais.

À luz do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue o item subsequente, relativos à situação hipotética apresentada.

Otávio, como relações-públicas, é impedido de realizar lobby, mesmo que obedeça às normas quanto ao exercício do lobby emanadas pelo Congresso Nacional.

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

O lobbying, ato de praticar o lobby, é considerado uma forma de discussão racional, tendo em vista que o profissional que o pratica, conhecido como lobista, oferece argumentos para que predominem considerações racionais e não emocionais.

A gestão de imagem de uma marca, ou mesmo de uma entidade ou instituição, utilizando sua influência junto a seus diversos públicos recebe o nome de

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