A comunicação organizacional é o processo onde as empresas transferem as informações com o objetivo de estabelecer um entendimento comum para quem as recebem, fluindo através de canais formais e informais. Entre os tipos de canais formais, as comunicações descendentes são aquelas encaminhadas do topo da organização aos seus subordinados englobando diversos assuntos.
Assinale a opção em que todos assuntos pertencem às comunicações descendentes:
Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.
Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos:
O chamado Índice de Sustentabilidade Empresarial é organizado pela bolsa brasileira (B3) para listar o desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo comprometimento com práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês). Imagine agora o seguinte caso hipotético: uma empresa divulgou, em seu relatório social, ações de preservação ambiental; posteriormente, porém, uma perícia comprovou que essa empresa fez manejo de prática ambiental nociva.
Dentre outras penalidades ou sanções, haverá não somente a remoção da empresa da carteira ISEB3, como também dano relacionado a:
Uma empresa precisa incrementar ações de relacionamento e identificação do cliente com a marca. Ao levar em consideração o montante investido para conquistar o cliente, faz-se necessário manter uma base para resultados de médio e longo prazos. O chamado marketing de retenção é uma estratégia de mídia importante para a saúde financeira da empresa pois visa, em linhas gerais, ao aumento de faturamento com maior realização de vendas e menor investimento para aquisição de clientes.
É correto afirmar que, ao atingir individualmente os clientes e alcançar os objetivos da empresa acima referida:
Considerando o contexto das organizações, assinale a alternativa que indica somente exemplos de comunicação por meio de instrumentos pictográficos de linguagem visual.
Pesquisadores, ao estudar os elementos que influenciam
a comunicação, classificaram-nos como sendo ruídos ou
interferências. As interferências são:
À luz da estrutura, dos processos, da comunicação organizacional, dos processos internos, da análise interna das organizações do ponto de vista operacional, estrutural e de funcionamento evolutivo e dos sistemas tecnológicos de apoio ao funcionamento organizacional, julgue os itens de 76 a 82.
Entende‑se como comunicação organizacional aquela que promove a divulgação da estratégia estabelecida e ocorre rigorosamente na forma oral ou escrita.
Comunicações que percorram a organização verticalmente, entre chefes e subordinados em seus respectivos níveis hierárquicos, são denominadas
A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa e recebe a máxima prioridade de todos os executivos, pois se trata do processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra, podendo ser compartilhada por ambas. A comunicação é um processo cíclico composto por seis etapas: Emissor ou fonte; Transmissor; Canal; Receptor; Destino e Ruído. Assinale a alternativa correta que fala da etapa “Receptor”.
A comunicação interpessoal nas organizações pode se dar através dos canais formais e informais de comunicação, cujas barreiras se impõem sob diversos tipos, interferindo no significado da mensagem e distorcendo o conteúdo do que está sendo transmitido.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA em relação aos tipos de barreiras à comunicação numa organização.
Quanto a liderança e comunicação, assinale a opção correta
Julgue o próximo item, relativos a relações públicas.
Teaser designa o documento noticioso preparado pela empresa e destinado à imprensa cujo objetivo é simplesmente informar, mas com a intenção de que seja publicado
O primeiro passo do planejamento estratégico é determinar a missão e a visão da organização. Após essa definição é a análise do ambiente externo. A administração estratégica bem-sucedida depende de uma avaliação ambiental acurada e completa, que deve, também, examinar outras forças do ambiente, como as condições macroeconômicas e os fatores tecnológicos.
São componentes da análise ambiental as seguintes análises, EXCETO:
Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tem sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia, no tipo cadeia. A gerente reconhece que esse tipo de rede de comunicação tem certas limitações, como, por exemplo, um impacto moderado na satisfação dos membros da equipe.
No entanto, a rede de comunicação do tipo cadeia é mais eficaz do que os demais tipos de rede de comunicação quando o foco está na:
Julgue o próximo item, relativos a relações públicas.
A comunicação descendente é utilizada para captar a opinião dos empregados, por meio de contato direto das chefias com as bases operativas e de manifestação de opiniões pelos funcionários