Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 365 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • Certo
    • Errado

A comunicação organizacional é o processo onde as empresas transferem as informações com o objetivo de estabelecer um entendimento comum para quem as recebem, fluindo através de canais formais e informais. Entre os tipos de canais formais, as comunicações descendentes são aquelas encaminhadas do topo da organização aos seus subordinados englobando diversos assuntos.
Assinale a opção em que todos assuntos pertencem às comunicações descendentes:

Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.

Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos:

O chamado Índice de Sustentabilidade Empresarial é organizado pela bolsa brasileira (B3) para listar o desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo comprometimento com práticas ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na sigla em inglês). Imagine agora o seguinte caso hipotético: uma empresa divulgou, em seu relatório social, ações de preservação ambiental; posteriormente, porém, uma perícia comprovou que essa empresa fez manejo de prática ambiental nociva.

Dentre outras penalidades ou sanções, haverá não somente a remoção da empresa da carteira ISEB3, como também dano relacionado a: 

Uma empresa precisa incrementar ações de relacionamento e identificação do cliente com a marca. Ao levar em consideração o montante investido para conquistar o cliente, faz-se necessário manter uma base para resultados de médio e longo prazos. O chamado marketing de retenção é uma estratégia de mídia importante para a saúde financeira da empresa pois visa, em linhas gerais, ao aumento de faturamento com maior realização de vendas e menor investimento para aquisição de clientes.

É correto afirmar que, ao atingir individualmente os clientes e alcançar os objetivos da empresa acima referida:

Considerando o contexto das organizações, assinale a alternativa que indica somente exemplos de comunicação por meio de instrumentos pictográficos de linguagem visual.

Pesquisadores, ao estudar os elementos que influenciam
a comunicação, classificaram-nos como sendo ruídos ou
interferências. As interferências são:

À luz da estrutura, dos processos, da comunicação organizacional, dos processos internos, da análise interna das organizações do ponto de vista operacional, estrutural e de funcionamento evolutivo e dos sistemas tecnológicos de apoio ao funcionamento organizacional, julgue os itens de 76 a 82.

Entende‑se como comunicação organizacional aquela que promove a divulgação da estratégia estabelecida e ocorre rigorosamente na forma oral ou escrita.

Comunicações que percorram a organização verticalmente, entre chefes e subordinados em seus respectivos níveis hierárquicos, são denominadas

A comunicação é uma prioridade estratégica para a empresa e recebe a máxima prioridade de todos os executivos, pois se trata do processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra, podendo ser compartilhada por ambas. A comunicação é um processo cíclico composto por seis etapas: Emissor ou fonte; Transmissor; Canal; Receptor; Destino e Ruído. Assinale a alternativa correta que fala da etapa “Receptor”.

A comunicação interpessoal nas organizações pode se dar através dos canais formais e informais de comunicação, cujas barreiras se impõem sob diversos tipos, interferindo no significado da mensagem e distorcendo o conteúdo do que está sendo transmitido.

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA em relação aos tipos de barreiras à comunicação numa organização.

Quanto a liderança e comunicação, assinale a opção correta

Julgue o próximo item, relativos a relações públicas.  

Teaser designa o documento noticioso preparado pela empresa e destinado à imprensa cujo objetivo é simplesmente informar, mas com a intenção de que seja publicado

O primeiro passo do planejamento estratégico é determinar a missão e a visão da organização. Após essa definição é a análise do ambiente externo. A administração estratégica bem-sucedida depende de uma avaliação ambiental acurada e completa, que deve, também, examinar outras forças do ambiente, como as condições macroeconômicas e os fatores tecnológicos.

São componentes da análise ambiental as seguintes análises, EXCETO:

Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tem sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia, no tipo cadeia. A gerente reconhece que esse tipo de rede de comunicação tem certas limitações, como, por exemplo, um impacto moderado na satisfação dos membros da equipe.

No entanto, a rede de comunicação do tipo cadeia é mais eficaz do que os demais tipos de rede de comunicação quando o foco está na:

Julgue o próximo item, relativos a relações públicas.  

A comunicação descendente é utilizada para captar a opinião dos empregados, por meio de contato direto das chefias com as bases operativas e de manifestação de opiniões pelos funcionários

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282