Analise as afirmativas abaixo sobre sistema e política de qualidade e assinale a alternativa correta.
I. Sistema da qualidade é a formalização, é um documento que deve explicitar o compromisso da alta administração com a qualidade.
II. Política da qualidade é um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados que opera sobre a entrada, o processamento e a saída das necessidades e expectativas dos clientes.
Há algumas políticas recomendadas para recrutamento e seleção de pessoal.
Sobre essas políticas, assinale a alternativa incorreta.
A gestão da qualidade pode ser sistematizada em alguns princípios. Eles representam um conjunto de elementos que gerarão resultados animadores para a gestão e controle de processos, para organização dos diversos setores da empresa e para produção de bens e serviços que efetivamente atendam ao que o mercado deseja.
Sobre esses princípios, assinale a alternativa incorreta.
Há algumas recomendações por meio de uma série de medidas que a empresa pode adotar para trabalhar com uma lotação mais enxuta e produtiva.
Sobre algumas dessas recomendações, assinale a alternativa incorreta.
Julgue o item seguinte, que se referem à administração geral.
Segundo a norma ISO 9000:2000, na avaliação dos sistemas de gestão da qualidade, os processos são verificados quanto à sua eficiência ao alcançarem os resultados requeridos.
A ideia da qualidade como processo de gestão envolve o controle final do produto, controle estatístico do processo e garantia da qualidade.
Entende-se que qualidade total engloba na gestão:
Quando se fala em custos da qualidade, está se considerando o custo da falta de qualidade. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Custos da qualidade são divididos em custos de controle e custos das falhas dos controles.
II. Os custos das falhas de controles contam somente com custos de falhas internas.
Sobre as políticas recomendadas para o planejamento da mão de obra em uma empresa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Dar preferência a cargos mais abrangentes e polivalentes, de forma a assegurar a utilização racional do quadro.
II. Assegurar uma reserva estratégica de Recursos Humanos para emergências nos setores-chave.
Julgue o item seguinte, que se referem à administração geral.
A abordagem de Deming acerca da gestão da qualidade total é baseada no seguinte tripé: planejamento, controle e melhoria da qualidade.
Definir qualidade não é uma tarefa simples, pois a qualidade pode ser entendida de pontos de vista diferentes. Sendo assim, o professor Garvin sugeriu que a qualidade fosse definida com base em cinco abordagens.
Assinale a alternativa incorreta sobre essas abordagens.
Lucena (2004) vê a avaliação de desempenho como a verificação da atuação dos empregados na produção de resultados. É a confrontação de algo que acontece (resultado) com algo que foi estabelecido (objetivo).
Ele considera alguns motivos para que a avaliação de desempenho seja importante. Sobre esses motivos, assinale alternativa incorreta.
As organizações alicerçadas na Gestão da Qualidade fomentam a administração pelo tripé da sustentabilidade.
Sobre o assunto, a assinale a alternativa que indica corretamente este conceito.
Para o desenvolvimento da excelência em gestão, ou seja, gestão da qualidade, há necessidade de se elaborar diversos processos ou atividades empresariais.
Sobre esses processos ou atividades, assinale a alternativa incorreta.
Entender o conceito de competência é muito importante para se tratar da gestão por competência. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Competência é a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar adequadamente uma série de problemas. Reflete os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que precisam ser colocados em prática para se atingir um determinado objetivo.
II. Uma competência não é apenas um saber, um conhecimento, nem é apenas uma habilidade, um saber fazer; nem apenas uma atitude, uma vontade de querer fazer. Uma competência é um somatório do conhecimento, da habilidade e da atitude e considera a agregação de valor e a entrega que o profissional faz para a empresa.