Comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo: “A ___________________é aquela que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes.”
Sobre o fluxo de comunicação organizacional, considere as seguintes afirmativas: 1- A comunicação descendente envolve relações intergrupais, é irregular e cresce com grande rapidez. 2- A comunicação lateral refere-se à comunicação com pessoas de igual nível que trabalham em um mesmo departamento. 3- A comunicação diagonal refere-se a contatos com pessoas de mesmo nível em outros departamentos. 4- A comunicação horizontal possibilita o entrosamento dos integrantes da organização no mesmo nível ou entre níveis hierárquicos diferentes. Assinale a alternativa correta.
O processo administrativo é formado por quatro elementos básicos: planejamento, organização, direção e controle.
Sobre o controle, no contexto organizacional, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O controle envolve o estabelecimento de padrões e critérios que guiam as decisões de forma a assegurar que o desempenho ou resultado pretendido seja alcançado.
( ) O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados. Assim, variações, erros ou desvios devem ser corrigidos sempre que identificados.
( ) A função controle está relacionada à maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através das pessoas que compõem a organização, por isso envolve a gestão das relações interpessoais entre administradores e subordinados.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Os Administradores precisam desenvolver suas habilidades de comunicação, estas, consideradas umas das habilidades mais exigidas no desempenho de suas atividades. A respeito das funções básicas da comunicação interpessoal, associe cada função ao conceito. (1) Informação; (2) Motivação; (3) Emoção; (4) Controle. ( ) Objetiva influenciar e obter cooperação com relação aos objetivos estabelecidos; ( ) Serve para que pessoas expressem sentimentos; ( ) Tem por finalidade implementar normas, estabelecer responsabilidade e autoridade; ( ) Visa estabelecer base para tomada de decisões e execução de instruções. Assinale a opção que representa, de cima para baixo, a sequência correta:
Em relação à Ouvidoria é correto afirmar que ela:
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
Como atividade profissional, o relações-públicas, cujo papel consiste em desenvolver políticas de relacionamento e programas de comunicação para administrar conflitos existentes, tem por objeto, especificamente, os públicos das organizações.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.
Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Para as instituições de comunicação, o conceito de accountability está relacionado ao mecanismo de participação escolhido, como, por exemplo, o retorno para cada contato que enviou pautas e mensagens, como forma de responsabilização social.
A comunicação organizacional, segundo a estudiosa da área Margarida Kunsch, aglutina várias modalidades comunicacionais que se expressam no interior das organizações, tais como a
O house-organ é considerado “o veículo da casa", aquela publicação que empresas e instituições usam como canal de comunicação com seus colaboradores. É fundamental que esse veículo tenha em seu conteúdo
Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE
67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas
Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.
(...)
Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos", afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.
(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesqui...de-ali-mentos-e-bebidas/)
O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é
Em uma empresa pública,
A divulgação de atividades de responsabilidade social deve enfatizar
A qualidade tem grande importância no estabelecimento do nível de atendimento e no nível de satisfação do cliente e, logo, é um dos principais diferenciais para a sobrevivência de qualquer organização. Nesse contexto, uma ação que NÃO imprime qualidade no atendimento ao usuário é:
Na coluna I, constam algumas atividades na utilização dos serviços de protocolo. Estabeleça a correta correspondência com as respectivas características descritas na coluna 11 Coluna I 1- Despacho 2- Distribuição 3- Diligência 4- Tramitação Coluna II ( ) Movimentação do processo de uma unidade à outra. ( ) Devolução do processo ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas. ( ) Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação. ( ) Remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nele tratada. A sequência correta é: