Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Para as instituições de comunicação, o conceito de accountability está relacionado ao mecanismo de participação escolhido, como, por exemplo, o retorno para cada contato que enviou pautas e mensagens, como forma de responsabilização social.
A comunicação organizacional, segundo a estudiosa da área Margarida Kunsch, aglutina várias modalidades comunicacionais que se expressam no interior das organizações, tais como a
O house-organ é considerado “o veículo da casa", aquela publicação que empresas e instituições usam como canal de comunicação com seus colaboradores. É fundamental que esse veículo tenha em seu conteúdo
Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE
67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas
Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.
(...)
Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos", afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.
(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesqui...de-ali-mentos-e-bebidas/)
O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é
Em uma empresa pública,
A divulgação de atividades de responsabilidade social deve enfatizar
A qualidade tem grande importância no estabelecimento do nível de atendimento e no nível de satisfação do cliente e, logo, é um dos principais diferenciais para a sobrevivência de qualquer organização. Nesse contexto, uma ação que NÃO imprime qualidade no atendimento ao usuário é:
Na coluna I, constam algumas atividades na utilização dos serviços de protocolo. Estabeleça a correta correspondência com as respectivas características descritas na coluna 11 Coluna I 1- Despacho 2- Distribuição 3- Diligência 4- Tramitação Coluna II ( ) Movimentação do processo de uma unidade à outra. ( ) Devolução do processo ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas. ( ) Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação. ( ) Remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nele tratada. A sequência correta é:
O conjunto de processos envolvidos na transmissão e recepção de informações dentro da organização entre seus membros é conhecido como:
Nos estudos da comunicação organizacional, a “Escola de Montreal" é uma abordagem teórica conhecida por adotar entre seus pressupostos o de que
A comunicação vincula-se também aos princípios básicos da governança corporativa. Quando está relacionada de forma clara ao processo de prestação de contas à sociedade e está materializada em publicações e em portais web, por exemplo, ela cumpre o princípio básico conhecido por
Um servidor pergunta ao seu supervisor acerca de um rumor que ouvira, entre os demais servidores, a respeito de o departamento ser transferido de um prédio no centro para uma instalação terceirizada no subúrbio da cidade, a mais de 10 quilômetros de distância da localização atual. O supervisor sabe que o rumor é verdadeiro, mas prefere não confirmar essa informação com receio que isso pudesse interferir no clima do departamento. Ele apenas comentou que desconhecia tal situação. Desse modo, o supervisor empregou uma barreira à comunicação denominada
Um diretor recentemente admitido em uma organização pública municipal percebeu que as tarefas e atividades eram realizadas conforme o entendimento de cada funcionário, porém não havia manuais ou roteiros definidos para a execução destes trabalhos. O conhecimento estava na cabeça de cada trabalhador. Temeroso de que boa parte do conhecimento criado pudesse ser perdida com a saída de alguns colaboradores mais experientes, solicitou que todos os chefes de departamentos criassem rotinas por escrito sobre a execução das atividades operacionais de suas áreas. De acordo com a gestão do conhecimento, a ordem dada pelo diretor se constitui em transformação de conhecimento __________ em ____________________, conhecido como _______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.
Manifestar falha ou inadequação na expressão dos próprios desejos, de expectativas e de sentimentos é um exemplo de passividade na comunicação.
A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.
A rede de rumores é tida pela maioria dos funcionários como menos confiável que os comunicados formais vindos da cúpula da organização.