Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 365 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo: “A ___________________é aquela que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes.”

Sobre o fluxo de comunicação organizacional, considere as seguintes afirmativas: 1- A comunicação descendente envolve relações intergrupais, é irregular e cresce com grande rapidez. 2- A comunicação lateral refere-se à comunicação com pessoas de igual nível que trabalham em um mesmo departamento. 3- A comunicação diagonal refere-se a contatos com pessoas de mesmo nível em outros departamentos. 4- A comunicação horizontal possibilita o entrosamento dos integrantes da organização no mesmo nível ou entre níveis hierárquicos diferentes. Assinale a alternativa correta.

O processo administrativo é formado por quatro elementos básicos: planejamento, organização, direção e controle.

Sobre o controle, no contexto organizacional, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O controle envolve o estabelecimento de padrões e critérios que guiam as decisões de forma a assegurar que o desempenho ou resultado pretendido seja alcançado.

( ) O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados. Assim, variações, erros ou desvios devem ser corrigidos sempre que identificados.

( ) A função controle está relacionada à maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através das pessoas que compõem a organização, por isso envolve a gestão das relações interpessoais entre administradores e subordinados.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Os Administradores precisam desenvolver suas habilidades de comunicação, estas, consideradas umas das habilidades mais exigidas no desempenho de suas atividades. A respeito das funções básicas da comunicação interpessoal, associe cada função ao conceito. (1) Informação; (2) Motivação; (3) Emoção; (4) Controle. ( ) Objetiva influenciar e obter cooperação com relação aos objetivos estabelecidos; ( ) Serve para que pessoas expressem sentimentos; ( ) Tem por finalidade implementar normas, estabelecer responsabilidade e autoridade; ( ) Visa estabelecer base para tomada de decisões e execução de instruções. Assinale a opção que representa, de cima para baixo, a sequência correta:

Em relação à Ouvidoria é correto afirmar que ela:

Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.

Como atividade profissional, o relações-públicas, cujo papel consiste em desenvolver políticas de relacionamento e programas de comunicação para administrar conflitos existentes, tem por objeto, especificamente, os públicos das organizações.

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.

Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Para as instituições de comunicação, o conceito de accountability está relacionado ao mecanismo de participação escolhido, como, por exemplo, o retorno para cada contato que enviou pautas e mensagens, como forma de responsabilização social.

A comunicação organizacional, segundo a estudiosa da área Margarida Kunsch, aglutina várias modalidades comunicacionais que se expressam no interior das organizações, tais como a

O house-organ é considerado “o veículo da casa", aquela publicação que empresas e instituições usam como canal de comunicação com seus colaboradores. É fundamental que esse veículo tenha em seu conteúdo

Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE

67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.

(...)

Sobre a pesquisa

O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos", afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.

(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesqui...de-ali-mentos-e-bebidas/)

O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é

Em uma empresa pública,

A divulgação de atividades de responsabilidade social deve enfatizar

A qualidade tem grande importância no estabelecimento do nível de atendimento e no nível de satisfação do cliente e, logo, é um dos principais diferenciais para a sobrevivência de qualquer organização. Nesse contexto, uma ação que NÃO imprime qualidade no atendimento ao usuário é:

Na coluna I, constam algumas atividades na utilização dos serviços de protocolo. Estabeleça a correta correspondência com as respectivas características descritas na coluna 11 Coluna I 1- Despacho 2- Distribuição 3- Diligência 4- Tramitação Coluna II ( ) Movimentação do processo de uma unidade à outra. ( ) Devolução do processo ao órgão que assim procedeu, a fim de corrigir ou sanar as falhas apontadas. ( ) Decisão proferida pela autoridade administrativa em caso que lhe é submetido à apreciação. ( ) Remessa do processo às unidades que decidirão sobre a matéria nele tratada. A sequência correta é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282