Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 64 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que se refere à cultura organizacional, julgue o seguinte item.

Cabe ao gestor público alterar e melhorar o clima organizacional do seu departamento, intervindo nos elementos que o compõem.

A área de relações públicas, cada vez mais, é reconhecida por sua função estratégica em organizações dos diferentes setores. Considerando essa informação, julgue o item.

Para o desenvolvimento de um planejamento estratégico em relações públicas, é necessário conhecer a organização a fundo, a partir de uma análise dos ambientes interno e externo, com suas ameaças e oportunidades.

Os denominados “artefatos observáveis”, na forma definida pela doutrina, dizem respeito

A partir do ano 2000, foram realizados estudos sobre o desenvolvimento da atividade de relações públicas na América Latina e no Brasil, buscando entender a influência da cultura nas dimensões nacional e organizacional, tanto na prática das relações públicas, como no papel desempenhado pelo profissional da área. A pesquisa permitiu identificar um padrão específico de comportamento das práticas de relações públicas nos países da América Latina, sendo sintetizados por Ferrari (2009) em algumas das seguintes proposições: I. As sociedades latino-americanas ainda têm características muito conservadoras na maneira de ver o mundo e de administrar seus negócios. II. O baixo status da atividade de relações públicas nas organizações latino-americanas é fruto da cultura interna e externa, uma vez que não há uma clara definição sobre sua função e importância junto à alta administração, assim como no âmbito da sociedade em geral. III. A prática das relações públicas é regulamentada e exercida com regularidade nas organizações latino-americanas, nos quais os gerentes e diretores de Relações Públicas/Comunicação têm seu papel bem definido e estruturado. IV. As organizações ainda relacionam produtividade com a manutenção da estrutura interna da comunicação, ou seja: diante das crises, a área de comunicação é vista como despesa e não como investimento. Quais estão corretas?

Uma empresa deseja alterar os jornais murais internos por dispositivos interativos ao toque. Justifica-se o investimento nessa tecnologia

Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.

São quatro as grandes áreas que compõem o mix da comunicação organizacional: interna, mercadológica, institucional e empresarial.

Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.

O estímulo de conflitos pode ser gerado pela mudança da cultura organizacional, pela adição de pessoas externas à organização, pela reestruturação da organização e pela colocação. Outra estratégia utilizada por empresas mais inovadoras é alinhar os objetivos a serem atingidos em uma mudança específica com um colaborador e deixá‐lo propositalmente desempenhar um papel crítico contrário aos propostos pela maioria das equipes para que haja conflito, visando ao aumento de maturidade e à inovação.

No que se refere a cenários, metodologias e ferramentas para medição de desempenho organizacional, julgue o item que se segue.

O modelo da cadeia de valor e dos 6 Es do desempenho tem como princípio considerar a cadeia de valor para a elaboração da estratégia, bem como os respectivos indicadores relacionados às dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e de resultado (eficiência, eficácia e efetividade).

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.

Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.

Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.

Para as instituições de comunicação, o conceito de accountability está relacionado ao mecanismo de participação escolhido, como, por exemplo, o retorno para cada contato que enviou pautas e mensagens, como forma de responsabilização social.

Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.

A estimulação de conflitos é um fator primordial e agrega um valor importante para a organização. O conflito organizacional atrelado a ideias inovadoras está diretamente relacionado a uma mudança na cultura organizacional.

Com relação aos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.

A governança corporativa de TI envolve a direção e o gerenciamento do presente e do futuro da TI na organização, mas não as políticas e as estratégias de uso da TI.

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Missão compreende o conceito da organização em si; visão representa o posicionamento futuro; e valores são as convicções filosóficas dos principais dirigentes.

Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.

A pesquisa de opinião aplicada por uma organização visa conhecer a opinião do público externo de uma empresa, sendo inadequado aplicá-la para o público interno, já que, nesse caso, o mais indicado é a pesquisa de clima organizacional.

Conforme enfatiza Augustinho Vicente Paludo, “a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade" (In: Administração Pública, Elsevier, p. 251-252). Nesse contexto, alguns fatores podem ser apontados para identificar uma atuação de excelência na Administração, entre os quais:

I. comunicação com o usuário-cidadão: criação de canais que possibilitem a troca de informações e oitiva das expectativas e reclamações.

II. capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo estabelecido.

III. cultura da inovação: que permite à Administração afastar a aplicação dos princípios constitucionais em prol da eficiência.

Está correto o que se afirma APENAS em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282