Relativos à opinião pública e aos instrumentos para sua aferição, Julgue o item.
Entre as técnicas e os instrumentos mais conhecidos para o desenvolvimento de pesquisas de opinião em relações públicas, estão: a análise ECCO; a análise de redes de comunicação; e a análise das experiências críticas de comunicação.
Relativos à opinião pública e aos instrumentos para sua aferição, Julgue o item.
As relações públicas trabalham, no âmbito institucional, com dois tipos de pesquisa: a de opinião, junto aos públicos; e a institucional, para conhecer a organização como um todo, dos aspectos estruturais e administrativos aos sociais e históricos.
As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.
Nos estudos a respeito de público em relações públicas, os stakeholders são entendidos como todos aqueles que afetam uma organização com as suas decisões ou são afetados pelas decisões da organização.
Considerando as diferentes ferramentas de relações públicas para o contato com o público, julgue o item.
Na comunicação dirigida, o relações públicas tem o papel de se dirigir a um público (receptor) restrito e determinado, por meio de um código (linguagem) adequado, facilitando que o feedback também seja apropriado e, portanto, mais eficiente.
Relativos à opinião pública e aos instrumentos para sua aferição, Julgue o item.
Nos países democráticos, os governantes dirigem‐se à opinião pública para obter apoio das ações pretendidas, mas não para se justificar de erros e buscar a absolvição das falhas e apreensões despertadas.
Considerando as diferentes ferramentas de relações públicas para o contato com o público, julgue o item.
Dada a natureza da função, pode‐se dizer que, em uma organização, o ouvidor ou o ombudsman é responsável direto por fazer girar processos comunicativos entre empresa‐cliente e entre cliente‐empresa.
Relativos à opinião pública e aos instrumentos para sua aferição, Julgue o item.
A opinião pública pode ser entendida como uma forma de comunicação entre os cidadãos e seu governo.
As relações públicas são um processo que colocam a organização na direção de seus públicos de forma sistematizada, coerente e racional, de modo a buscar objetivos maiores. As cinco etapas que compõem esse processo são:
Com os recursos tecnológicos disponíveis, nas mídias digitais
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Uma das principais ferramentas de trabalho do profissional de relações públicas é a pesquisa de mercado, necessária para mapear o perfil dos públicos-alvo.
Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.
Uma das propriedades principais da opinião pública é a direção, que diz respeito à forma como as opiniões pessoais sobre um assunto estão agrupadas.
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
No estudo do ambiente organizacional, o levantamento de variáveis dos setores tecnológico, legal e social compõe a etapa de análise do ambiente setorial da empresa.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
Como atividade profissional, o relações-públicas, cujo papel consiste em desenvolver políticas de relacionamento e programas de comunicação para administrar conflitos existentes, tem por objeto, especificamente, os públicos das organizações.
Com relação à pesquisa de opinião, julgue o item seguinte.
As ações de avaliação e controle são distintas e acontecem em momentos específicos de uma pesquisa de opinião. A avaliação ocorre durante a execução da pesquisa, oportunidade em que se podem avaliar e corrigir possíveis erros. O controle ocorre quando já foi finalizada a pesquisa, com o intuito de apurar os resultados obtidos.
A comunicação organizacional, segundo a estudiosa da área Margarida Kunsch, aglutina várias modalidades comunicacionais que se expressam no interior das organizações, tais como a