A comunicação que ocorre dentro da organização, entre ela e seu meio ambiente, que a define e determina as condições da sua existência e a direção do seu movimento, é denominada:
Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tinha sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia da empresa, no tipo cadeia. Após uma série de mudanças organizacionais que resultaram em novos desafios para a equipe, a rede de comunicação passou a se estruturar no tipo todos os canais, como representado na figura abaixo.
Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a estrutura do tipo cadeia quando o foco está no(a):
Segundo Chiavenato, o capital intelectual é um dos conceitos mais discutidos recentemente. O capital intelectual é totalmente invisível e intangível, daí a dificuldade em geri-lo e quantificá-lo adequadamente. São fatores constituintes do capital intelectual, segundo Chiavenato, EXCETO:
A partir da década de 1960, diferentes modelos de organização foram identificados e suas características determinadas a cada situação e contexto específico. Dois desses modelos se destacam. O primeiro, adequado a condições de ambiente relativamente estáveis, tarefas especializadas e precisas e hierarquia bem definida. O segundo modelo, condizente com ambientes instáveis, com contínua redefinição de tarefas e de natureza cooperativa. Esses modelos são, respectivamente:
Sobre Cultura Organizacional, considere as seguintes afirmativas:
1.Uma cultura forte é aquela na qual os membros da organização compartilham os valores essenciais da organização, os quais são amplamente acatados.
2.Os funcionários aprendem a cultura organizacional por diversas práticas. Dentre elas, podemos destacar como formas de transmissão da cultura organizacional as narrativas (ou histórias), os rituais, os símbolos materiais e a linguagem.
3.Três forças têm um papel importante na manutenção da cultura organizacional: a seleção de pessoal, os dirigentes e a socialização organizacional.
4.Uma cultura organizacional forte pode ser associada a menor necessidade de formalização dos processos organizacionais.
Assinale a alternativa correta.
No processo de comunicação, o produto físico, concreto da codificação da fonte, é chamado de:
Sobre o tipo de comunicação ascendente, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que melhor define o âmbito dos processos comunicacionais formais e informais dentro da organização.
O conhecimento preciso das relações entre a organização e seus públicos é condição obrigatória para o sucesso dos negócios. Sobre os públicos de uma organização, considere as seguintes afirmativas:
1.O stakeholder é uma pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma organização e tem papel direto na gestão e nos resultados.
2.Familiares e dependentes de empregados e empregadores integram o público interno de uma organização.
3.Imprensa, sindicatos, concorrentes, opinião pública, consumidores, comunidade e governo integram o público misto de uma organização.
Assinale a alternativa correta.
A comunicação é fundamental para o bom funcionamento de uma organização. Isso acontece porque a comunicação atende a quatro funções básicas dentro de um grupo ou em uma organização. São funções básicas da comunicação, EXCETO:
A comunicação sem respeito às linhas formalmente estabelecidas, geralmente feita por via oral, mais rápida e menos rigorosa, é a comunicação
Um dos critérios mais relevantes para a classificação de planos é o da permanência. Com base na notícia veiculada no site da CASAN de que as “Inscrições para o concurso público da CASAN vão até 7 de janeiro”, assinale a alternativa que apresenta o instrumento do plano temporário que é caracterizado por essa notícia.
Uma gerente geral de fábrica do setor automobilístico sabe bem da importância de tratar corretamente seus funcionários e de criar um clima construtivo objetivando uma plena comunicação. Ela afirma que não é produtivo ter uma mão-de-obra diversificada e altamente competente, se você não solicita, valoriza e escuta as opiniões e ideias dela. No texto acima, a alternativa CORRETA que indica a opinião da gerente geral é
Dentre as ferramentas de Comunicação Organizacional Integrada, a que apresenta o maior custo por contato e a maior taxa de conversão do receptor é:
A respeito dos objetivos da Comunicação
Organizacional, avalie as afirmações abaixo e
assinale a opção correta:
I. Criar e divulgar a imagem institucional da empresa.
II. Adequar os trabalhadores a um mercado cada
vez mais complexo, instável e competitivo.
III. Atender às demandas dos consumidores.
IV. Defender os interesses da empresa junto aos
governos federal, estadual e municipal e seus
representantes (lobbies).
V. Encaminhar questões relacionadas a sindicatos,
órgãos de classe e à preservação do meio ambiente.