Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
Nas instituições, as relações públicas têm o dever prioritário de articular e promover eventos para apresentar uma imagem forte da empresa no mercado.
A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
A comunicação organizacional integrada baseia‐se em uma sinergia entre discursos e ações voltados para os setores mercadológico, institucional e interno de uma organização.
A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.
Desconsiderar os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos, é um exemplo de assertividade na comunicação.
O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre de:
I- ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;
II - impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;
III - caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.
Assinale a alternativa que ratifica sua resposta:
Assinale a única alternativa que NÃO está de acordo com a comunicação e inteligência empresarial.
Pode-se definir barreira de comunicação como uma falha no processo comunicativo. Preencha os parênteses com a correspondência adequada que corresponde às circunstâncias que dificultam a compreensão da mensagem:
I- Presunção
II- Defensividade
III- Escuta ativa
IV- Precisão
( ) Acontece quando o receptor já tem uma imagem formada sobre o assunto em questão ou quando não simpatiza com o emissor.
( ) Ocorre quando uma pessoa supõe que a outra já conhece o conteúdo de sua mensagem.
( ) Muitas vezes é confundida com excesso de zelo. Entretanto, é melhor repetir a mensagem de diferentes formas e garantir que ela seja compreendida adequadamente do que correr o risco de surgir um problema de entendimento.
( ) Se há dúvidas sobre o que está sendo dito, questione, pergunte, esclareça; evite que uma dúvida passe, pois ela pode prejudicar a compreensão da mensagem na íntegra. Emissor e receptor participam juntos do processo comunicativo, sempre em sintonia!
O preenchimento CORRETO está na alternativa:
Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.
A comunicação organizacional deve ser planejada, desenvolvida e implantada com vistas a atender os fluxos descendente, ascendente e lateral.
Quanto à informação e aos sistemas de informação hospitalar com seus consequentes desdobramentos e responsabilidades, analise as afirmativas a seguir. I. É comum, em muitas empresas e notadamente nos hospitais, as regras de confidencialidade serem incorporadas aos códigos de conduta dos funcionários, em cláusulas de contratos ou em classificações que incluem dados “somente para uso interno”, “confidencial”, “confidencial restrito” ou “confidencial registrado”. II. A disponibilização das informações aos usuários não pode ter a característica de uma prestação de serviço interna, pois a complexidade varia de acordo com o perfil dos departamentos ou setores e com o próprio perfil da organização. Eventuais deficiências nesse fluxo comunicacional podem gerar problemas e até casos de paralizações nas atividades da empresa. III. Para a integridade e exatidão das informações, é necessário ter o apoio de mecanismos para verificação de autenticidade de documentos no sistema de informação, checagem da consistência, integridade e exatidão de dados de entrada, controle de arquivos armazenados por qualquer meio, seja microfilmagem, eletrônico ou outros e inspeções de qualidade de relatórios e outros. No caso da área da saúde, a inexatidão de uma informação pode significar a morte de um paciente. Estão corretas as afirmativas
As comunicações que tratam de instruções de trabalho, informação aos subordinados sobre políticas e procedimentos, identificação de problemas que necessitam de atenção e fornecimento de feedback sobre desempenho são próprias da comunicação
No contexto organizacional, a comunicação que ocorre entre unidades de trabalho do mesmo nível é chamada de
Veiga (2010) define que, durante o processo da comunicação, podem ocorrer situações que podem comprometer a eficácia da comunicação, e que são empecilhos à compreensão de uma mensagem, tais como mensagem incompleta, dificuldade de pronunciar uma palavra e interferência na linha telefônica. Essas barreiras à comunicação se denominam:
A comunicação é um processo de dupla direção: envolve tanto a transmissão ao centro decisório, como a transmissão das decisões tomadas por esse centro para as demais partes da instituição. A comunicação sempre requer alguma coisa. Ela sempre exige que o receptor se torne alguém, faça alguma coisa, acredite em alguma coisa. Então a comunicação está sempre conectada à(às, ao, aos)
Em relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
A estratégia de marketing de uma organização se baseia na definição de mercados-alvo, em sua posição competitiva e ainda no desenvolvimento de um mix de marketing eficaz que permita atingir os clientes escolhidos.
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
No estudo do ambiente organizacional, o levantamento de variáveis dos setores tecnológico, legal e social compõe a etapa de análise do ambiente setorial da empresa.
Um banco cria uma marca exclusiva para um segmento premium, em várias regiões do país. A marca destaca valores de qualidade, elegância e status. Para a comunicação da marca, são utilizados diversos meios e veículos.
Dentre eles, o que reúne as características mais próximas do público-alvo é: