No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
Os elementos da comunicação propostos no modelo mecanicista são a base do processo de comunicação nas organizações, que se amplia à medida que nele sejam considerados aspectos relacionais como, por exemplo, as barreiras, os níveis de análise, as redes, os fluxos, os meios, entre outros.
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
A missão de uma organização apresenta a premissa que exprime como ela pretende ser vista futuramente por seus públicos.
Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.
Comunicação interna é aquela que se processa dentro da empresa e se restringe ao âmbito das funções administrativas, por meio de uma confluência de redes e fluxos que viabilizam todo o sistema organizacional.
Acerca de cultura, comunicação, liderança e motivação em organizações, julgue o item a seguir.
Em contexto organizacional, a comunicação ocorre quando se tem envio de informação exclusivamente por uma pessoa a outra.
Considerando o Decreto nº 5.707/2006, o processo permanente e deliberado de aprendizagem que tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais é a(o)
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
A comunicação organizacional se utiliza de redes para disseminar informações, podendo variar entre modelos formais e informais. Relacione as características relativas às redes de comunicação formais, listadas a seguir, às suas classificações. 1 É estruturada de acordo com a hierarquia da organização. 2 As informações perdem qualidade ao serem retransmitidas. 3 A comunicação é centralizada em torno de uma pessoa. ( ) Tipo cadeia ( ) Tipo Círculo ( ) Tipo Roda Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A comunicação organizacional se realiza de diferentes formas, surgindo tanto de maneira formal como informal, a exemplo da rede de rumores.
Sobre a comunicação por meio da rede de rumores, analise as afirmativas a seguir.
I. É controlada pela administração da empresa.
II. É tida pelos colaboradores como a fonte mais confiável.
III. É utilizada para servir ao interesse comum da organização.
Está correto o que se afirma em
Dos tipos de organizações, a que tem ênfase na busca de conhecimentos para lidar com ambiente dinâmico é a:
Em relação à gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta.
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
O relações-públicas tem uma visão sistêmica da organização; por isso, é exigência dos conselhos de relações públicas que as áreas de comunicação nas empresas devam ser comandadas por esse profissional.
Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.
Academicamente criada no campo da comunicação social, a atividade de relações públicas ganhou abrangência profissional e regulamentação, desvinculando-se da comunicação social e associando-se cada vez mais à administração, por constituir função estratégica nas empresas.
Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.
Público externo pode ser classificado de acordo com posições em relação à organização — favorável, desfavorável, influente e não influente. Consumidores, fornecedores, concorrentes, acionistas, governo e imprensa são exemplos de público externo.
As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.
Missão compreende o conceito da organização em si; visão representa o posicionamento futuro; e valores são as convicções filosóficas dos principais dirigentes.
Os veículos de comunicação dirigida são instrumentos por meio dos quais são transmitidas as mensagens com a finalidade de atingir o público receptor. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
Correspondências, mala direta, relatórios e spots são veículos de comunicação dirigida.