Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 122 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016). A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias. ( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações. ( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações. ( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. a) V - V - V - F b) V - F - V - F c) V - F - V - V d) V - V - V - V

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016).

A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.

(   ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.

(   ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.

(   ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.

Segundo o Manual Nacional de Assessoria de Imprensa, editado sob a responsabilidade da Federação Nacional dos Jornalistas, “a assessoria de imprensa é o serviço
de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa”. Portanto, cabe à assessoria, entre outras responsabilidades,

Abaixo está a declaração de princípios que marca o surgimento da assessoria de imprensa e das relações públicas, em forma de carta aos editores:

Sobre a Carta de princípios, assinale a alternativa correta.

A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.  

O clipping é uma ferramenta indispensável no relacionamento com a imprensa, por reunir os contatos dos principais veículos e jornalistas com os quais a organização tem o interesse de se relacionar.

A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.  

A realização de coletivas de imprensa é algo ainda recomendado para determinadas situações que exijam a divulgação de informações para um número variado de jornalistas ao mesmo tempo e que comportem a logística de um encontro físico ou virtual

Uma das principais ferramentas de assessoria de imprensa é o release. Sobre essa ferramenta, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O termo release vem do inglês press release e significa “material liberado para a imprensa”. ( ) No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos. ( ) O release deve ter um bom texto, na estrutura jornalística (título, lide e formato de pirâmide invertida). ( ) Devem-se elaborar releases exclusivos para cada veículo jornalístico em todas as situações em que for necessário ampliar a divulgação da organização assessorada. ( ) A qualidade do release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo.

A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.

No aspecto mais operacional, a Internet facilitou e agilizou o processo de divulgação de material para os jornalistas, por meio, por exemplo, de salas de imprensa no ambiente virtual e de grupos em aplicativos de conversação.

Sobre o planejamento estratégico em assessoria de imprensa, assinale a alternativa correta.

Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.  

No relacionamento com a imprensa, chama‐se de media watch o treinamento que porta‐vozes da organização recebem para saber como lidar com jornalistas e como funciona o processo de produção das notícias.

Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.

A principal função da moderna assessoria de imprensa corresponde ao envio de releases em volume e rapidez que seja capaz de chamar a atenção de veículos e de jornalistas que sejam de interesse da organização.

Relacione os vários tipos de eventos, listados a seguir, muitos deles com nomenclatura em inglês, às suas respectivas características.

1- Roadshow

2- Showcasing

3- Workshop

4- Brainstorming

5- Open Day

( ) Evento que funciona como grupo de trabalho ou oficina na qual são apresentadas novas técnicas e os integrantes normalmente são convidados a participar de uma atividade prática.

( ) Evento organizado para a empresa receber o público e mostrar seus sistemas, métodos e equipamentos, geralmente com visitas organizadas e distribuição de brindes.

( ) Evento no qual os produtos são exibidos em vitrines interativas fechadas, e o público interage com uma central de informações por meio de telefones instalados em cabines.

( ) Usada geralmente em publicidade, é uma reunião que se divide em duas etapas: criativa e avaliativa, com o objetivo de estimular a produção de ideias.

( ) É uma demonstração itinerante, que se desloca geralmente em ônibus ou carreta para mostrar o potencial de uma organização, a fim de conquistar novos clientes ou parceiros.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Um órgão público contrata, por licitação, uma assessoria de imprensa para realizar diversas ações de divulgação junto a jornalistas. Quando um veículo publica uma notícia considerada falsa pela direção do órgão, e que pode trazer graves consequências para a instituição, a assessoria compra um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos.

Essa medida é considerada:

A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.

O meio mais adequado para atingir esse objetivo é:

Em termos de gerenciamento de crises, alguns pressupostos são importantes para evitar prejuízos à imagem institucional de uma organização, especialmente a partir de fatos noticiados pela mídia. Dentre algumas ações podemos citar, EXCETO:

Considere o trecho abaixo sobre os assessores de imprensa:

Os assessores tornaram-se efetivo ________ de repórteres e editores (como um tipo de extensão das ________) ao agirem como _________ qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e ________.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282