“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016). A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias. ( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações. ( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações. ( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. a) V - V - V - F b) V - F - V - F c) V - F - V - V d) V - V - V - V
“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016).
A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.
( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.
( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.
( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.
Segundo o Manual Nacional de Assessoria de Imprensa, editado sob a responsabilidade da Federação Nacional dos Jornalistas, “a assessoria de imprensa é o serviço
de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa”. Portanto, cabe à assessoria, entre outras responsabilidades,
Abaixo está a declaração de princípios que marca o surgimento da assessoria de imprensa e das relações públicas, em forma de carta aos editores:
Sobre a Carta de princípios, assinale a alternativa correta.
A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
O clipping é uma ferramenta indispensável no relacionamento com a imprensa, por reunir os contatos dos principais veículos e jornalistas com os quais a organização tem o interesse de se relacionar.
A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
A realização de coletivas de imprensa é algo ainda recomendado para determinadas situações que exijam a divulgação de informações para um número variado de jornalistas ao mesmo tempo e que comportem a logística de um encontro físico ou virtual
Uma das principais ferramentas de assessoria de imprensa é o release. Sobre essa ferramenta, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O termo release vem do inglês press release e significa “material liberado para a imprensa”. ( ) No Brasil, durante o Regime Militar, o release teve uso amplamente disseminado nos órgãos públicos. ( ) O release deve ter um bom texto, na estrutura jornalística (título, lide e formato de pirâmide invertida). ( ) Devem-se elaborar releases exclusivos para cada veículo jornalístico em todas as situações em que for necessário ampliar a divulgação da organização assessorada. ( ) A qualidade do release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo.
A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
No aspecto mais operacional, a Internet facilitou e agilizou o processo de divulgação de material para os jornalistas, por meio, por exemplo, de salas de imprensa no ambiente virtual e de grupos em aplicativos de conversação.
Sobre o planejamento estratégico em assessoria de imprensa, assinale a alternativa correta.
Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
No relacionamento com a imprensa, chama‐se de media watch o treinamento que porta‐vozes da organização recebem para saber como lidar com jornalistas e como funciona o processo de produção das notícias.
Quanto ao relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.
A principal função da moderna assessoria de imprensa corresponde ao envio de releases em volume e rapidez que seja capaz de chamar a atenção de veículos e de jornalistas que sejam de interesse da organização.
Relacione os vários tipos de eventos, listados a seguir, muitos deles com nomenclatura em inglês, às suas respectivas características.
1- Roadshow
2- Showcasing
3- Workshop
4- Brainstorming
5- Open Day
( ) Evento que funciona como grupo de trabalho ou oficina na qual são apresentadas novas técnicas e os integrantes normalmente são convidados a participar de uma atividade prática.
( ) Evento organizado para a empresa receber o público e mostrar seus sistemas, métodos e equipamentos, geralmente com visitas organizadas e distribuição de brindes.
( ) Evento no qual os produtos são exibidos em vitrines interativas fechadas, e o público interage com uma central de informações por meio de telefones instalados em cabines.
( ) Usada geralmente em publicidade, é uma reunião que se divide em duas etapas: criativa e avaliativa, com o objetivo de estimular a produção de ideias.
( ) É uma demonstração itinerante, que se desloca geralmente em ônibus ou carreta para mostrar o potencial de uma organização, a fim de conquistar novos clientes ou parceiros.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Um órgão público contrata, por licitação, uma assessoria de imprensa para realizar diversas ações de divulgação junto a jornalistas. Quando um veículo publica uma notícia considerada falsa pela direção do órgão, e que pode trazer graves consequências para a instituição, a assessoria compra um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos.
Essa medida é considerada:
A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.
O meio mais adequado para atingir esse objetivo é:
Em termos de gerenciamento de crises, alguns pressupostos são importantes para evitar prejuízos à imagem institucional de uma organização, especialmente a partir de fatos noticiados pela mídia. Dentre algumas ações podemos citar, EXCETO:
Considere o trecho abaixo sobre os assessores de imprensa:
Os assessores tornaram-se efetivo ________ de repórteres e editores (como um tipo de extensão das ________) ao agirem como _________ qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e ________.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.