Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Disciplinas


Direito do Consumidor

  Resolva todas as 653 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Treine para o concurso PC SP resolvendo questões

O concurso da Polícia Civil do Estado de São Paulo é certamente um dos mais aguardados e, consequentemente, disputados. Sempre que as inscrições são abertas, o número de inscritos é muito grande, seja pelo sonho de atuar em uma das corporações mais conceituadas e respeitadas do país, ou pelos excelentes salários e benefícios aos quais os aprovados têm direito.

Os cargos que são mais comumente oferecidos em certames da PC SP são Delegado, Investigador, Escrivão, e o que costuma ter maior procura, Agente de Polícia, uma vez que exige dos candidatos apenas o nível médio de escolaridade. Já para os demais é necessário possuir nível superior completo.

Atribuições do Cargos

Delegado

Quem conquista a aprovação para o cargo de Delegado terá entre suas atribuições exercer atos inerentes à gestão dessa atividade; presidir os atos de polícia judiciária e a apuração das infrações penais; praticar atos de polícia administrativa e exercer policiamento preventivo especializado; presidir a investigação criminal e as ações a ela relacionadas, dentre as quais aquelas previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante; portar arma e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco ao mediar conflitos.

Investigador

Já os aprovados para a função de Investigador realizam diligências investigatórias e de policiamento preventivo especializado; cumprem requisições escritas ou verbais atinentes ao trabalho de polícia judiciária, emanadas pela Autoridade Policial; cumprem mandados; elaboram documentos de polícia judiciária e relatórios circunstanciais; escoltam presos; realizam prisões e apreensões; mantem a segurança de locais onde se desenvolve a atividade policial civil; atendem ao público interno e externo, no desempenho da atividade policial; intervêm, a qualquer tempo, em ocorrências de natureza criminal; conduzem viaturas policiais; transportam pessoas e coisas vinculadas a ocorrências policiais; conservam, manuseiam e empregam armas de fogo e equipamentos menos letais; portam arma de fogo e atuam em campo com possibilidade de exposição a situações de conflito armado; executam demais atos compatíveis com a atividade de polícia judiciária e administrativa.

Escrivão

Quem assume o posto de Escrivão na PC SP terá atribuições que dizem respeito a elaboração de registros digitais de ocorrência, termos circunstanciados, inquéritos policiais, processos administrativos, sindicâncias, apurações de demais peças e documentos policiais; organização cartorária, sob a presidência direta do Delegado de Polícia; além de outras funções previstas na Portaria DGP nº 30/12 e na Lei nº 207, de 5 de janeiro de 1979 (Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo).

Agente de Polícia

E finalmente, os aprovados para a função de Agente de Polícia precisarão dirigir viatura para os mais diversos trabalhos policiais e administrativos, bem como zelar pelo seu bom funcionamento, manutenção e limpeza, além das funções estabelecidas na Lei n.º 207/79 (Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo) e na Portaria DGP-30, de 14 de novembro de 2012; cumprir diligências e/ou requisições determinadas pela Autoridade Policial no âmbito das atividades de polícia judiciária; portar arma de fogo, distintivo e algemas.

Como se preparar para o concurso PC SP

Com a enorme concorrência por uma das vagas que costuma acontecer nos concursos da Polícia Civil de São Paulo, vem também a necessidade de uma preparação ainda mais efetiva. Antes de mais nada, além de muito foco e disciplina, é necessário contar também com o auxílio de um bom preparatório para concurso.

Nele é possível encontrar videoaulas específicas para a função que pretende concorrer, todas elas em formato de plano de estudos, e o melhor, apresentando apenas conteúdos que realmente caem nas provas. Assim, o estudo une-se o útil ao agradável, tendo um estudo realmente eficaz e economizando tempo.

E além das videoaulas, o curso online te oferece a oportunidade de treinar resolvendo questões. Essa é comprovadamente uma das formas mais eficientes de se preparar. Além de responder, há ainda a possibilidade de assistir as questões comentadas Policia Civil SP, onde os professores mostram como ela deve ser resolvida e dão dicas muito úteis.

Com a plataforma ou aplicativo, ainda existe a comodidade de criar um caderno de questões da Policia Civil de SP, para responder mesmo que esteja sem acesso à internet. Assim você terá à disposição uma apostila de questões PC SP virtual.

Esperamos que com essas dicas você fique ainda mais perto de realizar o sonho de conquistar uma vaga na Polícia Civil do Estado de São Paulo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282