Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144620 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Julgue o item subsequente, relativos aos princípios fundamentais, aos direitos e deveres individuais e coletivos, aos direitos sociais e à fiscalização contábil, financeira e orçamentária.

Caso os servidores dos tribunais de contas estaduais exerçam seu direito de greve, serão aplicadas, no que couberem, as disposições da legislação que tratam do direito de greve na iniciativa privada, em razão de omissão legislativa.

Com referência ao direito financeiro, julgue o item seguinte.

Os estados-membros e o Distrito Federal estão impedidos de editar normas gerais acerca da elaboração dos seus orçamentos, porque a CF atribui tal competência legislativa à União.

A respeito de orçamento público, julgue o item a seguir.

Em observância ao princípio da universalidade orçamentária, devem estar reunidos no orçamento estadual todos os recursos que um estado-membro esteja autorizado a arrecadar e todas as dotações necessárias ao custeio de serviços públicos estaduais.

A respeito da carência e da condição de segurados e dependentes no regime geral da previdência social (RGPS), julgue o item subsequente.

A concessão do salário-maternidade à segurada empregada independe de carência.

No que se refere aos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, julgue o seguinte item.

Praticará o crime de corrupção passiva o médico — seja ele servidor público ou não — que, em atendimento pelo Sistema Único de Saúde, exigir do segurado quantia em dinheiro para a realização de consulta.

Julgue o próximo item, referentes a crimes de falsidade documental.

A omissão involuntária de despesas de campanha eleitoral quando da prestação de contas afasta a eventual incidência do crime de falsidade ideológica.

Denomina-se mensuração o processo contábil que consiste em determinar e apresentar os valores referentes a itens do ativo e do passivo, mediante o emprego de métodos qualitativos e quantitativos. A respeito da mensuração dos ativos e passivos, julgue o item que se segue.

Os ativos obtidos a título gratuito devem ser registrados pelo seu preço presumido.

Determinada companhia concessionária de serviço público de energia elétrica reapresentou os relatórios contábil-financeiros relativos ao exercício findo em 2015. Nos relatórios reapresentados, que passaram a exprimir apropriadamente o modelo de negócio de distribuição de energia elétrica, foram feitas apenas duas alterações.

Em primeiro lugar, o ativo financeiro indenizável da concessão, anteriormente classificado no grupo caixa ou equivalentes de caixa, passou a compor o grupo não circulante, mensurado a valor justo. Com isso, foi feito também o respectivo ajuste do valor justo do período, o qual passou a integrar o grupo de receitas operacionais, deixando de ser classificado como resultado financeiro.

A partir das informações apresentadas nessa situação hipotética e considerando que a referida companhia está sujeita à legislação societária, composta pela Lei n.º 6.404/1976 e suas alterações posteriores bem como por legislação complementar, julgue o item a seguir, relativos aos indicadores econômico-financeiros dessa companhia.

O índice que mostra a imobilização de recursos permanentes em 2015 apresenta valor maior que o estimado antes da reapresentação dos relatórios contábil-financeiros desse ano.

Com base nos pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue o item seguinte.

O conjunto completo de demonstrações contábeis a ser apresentado pelas sociedades constituídas por ações inclui a demonstração das mutações do patrimônio líquido, a qual deverá conter o resultado abrangente do período, exceto quando houver demonstração do resultado abrangente apresentada em separado.

Acerca de aspectos diversos referentes a banco de dados relacional, julgue o item a seguir.

A chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas de bancos distintos, sendo necessariamente chave primária na tabela de um dos bancos.

Considerando as disposições da Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, assinale a alternativa correta sobre a Educação Física.

Em todos os órgãos vegetais, desde as raízes até o ápice e as folhas, há a produção de componentes celulares, também conhecidas como substâncias ergásticas, que são utilizados como substratos para respiração. Assinale a alternativa que apresenta o componente mais importante para a respiração dos vegetais:

Durante o processo embriológico, as etapas que se seguem à fecundação, são caracterizadas por multiplicações sucessivas, formando muitas células e diferentes entre si, que organizadas, levam a formação do corpo humano. Sabendo que todas elas se originaram de uma única célula inicial e, portanto, possuem o mesmo genoma, tais células possuem capacidade fantástica de diferenciação. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que correlaciona adequadamente tais células com seu mecanismo de diferenciação.

As fanerógamas são vegetais superiores e estão divididos em dois grandes grupos, as gimnospermas e as angiospermas, sobre a reprodução desses grupos, pode-se afirmar:

I. Uma angiosperma difere de uma gimnosperma porque não depende de água para a fecundação.

II. Quando uma for de angiosperma é polinizada, o grão de pólen fecunda o óvulo.

III. Nas angiospermas, o tubo polínico lança seus núcleos no saco embrionário do óvulo.

IV. Na fecundação do óvulo de uma angiosperma, os dois núcleos espermáticos do tubo polínico fundem-se com o núcleo da oosfera.

Estão corretas as afirmativas:

A contração do músculo liso e do músculo esquelético compartilham algumas semelhanças, no entanto, é uma característica exclusiva da contração do músculo liso:

Assinale a alternativa que contenha o reagente correto para a formação do dióxido de nitrogênio que represente corretamente a afirmação II:

Observe a Tabela com dados sobre a temperatura de fusão (°C), calor latente de fusão (°C/g) abaixo.

Assinale a alternativa que possui a afirmação correta.

Sobre a sucessão ecológica temos:

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

Na última década, a discussão em torno da legalização de certas drogas, principalmente a maconha, levou a grandes discussões sociais, com argumentos favoráveis em cada um dos lados. Sobre este assunto, leia as afirmações abaixo:

I. Essas políticas de liberalização entraram em vigor depois de tentativas frustradas mundiais de combate às drogas, levando muitas pessoas à morte nestes conflitos.

II. O recolhimento de impostos por parte do governo pode não ser um incentivo para a liberalização de certas drogas, a preocupação primordial é o bem estar da população.

III. O tabaco e o álcool são liberados pois não colocam pessoas e nem a sociedade em perigo, como afirmam estudos.

IV. A maioria dos países optou por liberar o uso de drogas recreativas consideradas mais leves e com efeito terapêutico, como o gênero Cannabis.

Assinale a alternativa que contenham as afirmações corretas:

A ideia para formação do BRICS iniciou se com a publicação de um artigo por parte do economista americano Jim O'Neill em 2001 que na época era chefe do Goldman Sach. Neste artigo ele citava de acordo com estudos realizados e progressões estimadas, quais países do mundo demonstravam melhores potencias de crescimento e desenvolvimento para serem investidos e cogitou a criação do bloco por parte destes para que se ajudassem mutuamente. A sigla “BRICs" referente ao grupo de países Brasil Rússia, Índia e China, foi criado pelo economista Jim O'Neill, este “s" era apenas para dar sentido de plural, e posteriormente foi agregado o “S" de África do Sul (que do inglês é South Africa).

Sobre o BRICS assinale a alternativa correta:

Leia e responda:

“Uma enorme onda de atividades, reflexões e revisões anticoloniais e, em última análise, anti-imperiais tomou conta do edifício maciço do império ocidental, enfrentando-o, para empregar a vívida metáfora de Gramsci, num cerco mútuo. Pela primeira vez, os ocidentais foram compelidos a se encarar não simplesmente como o governo colonial, mas como representantes de uma cultura e mesmo de raças acusadas de crimes — crimes de violência, crimes de eliminação, crimes de consciência." ( Said, Edward W. – “ Cultura e Imperialismo").

O chamado neocolonialismo, que ocorreu nos territórios do Continente Africano e Asiático, produziram consequências e experiências extremas, na maioria das vezes, negativas. Sobre o Imperialismo europeu neste período, assinale a alternativa INCORRETA:

Now, from questions 1 to 5, choose the CORRECT option to fll in the blanks.

“They would _______(2) to transmit that information to a receiver inside (…)”

In the text, the expression “rather than” (l. 27) is closest to the meaning of:

In the text, the word “undesirable” (l. 4) can be correctly replaced by:

From question 53 to 63, choose the CORRECT answers to fll in the blanks.

Festa Junina, Carnival, feijoada, Samba, Baião and Forró are all represantations of Brazilian ___.

Segundo Cereja & Magalhães (2005), a Figura de Linguagem é normalmente utilizada para tornar mais expressivo o que desejamos comunicar. Usada tanto na linguagem oral quanto na escrita, ela pode ampliar o significado de uma palavra, suprir a falta de termos adequados, ou criar significados e sentidos diferentes. Ela é uma forma de expressão em que as palavras são apresentadas com um sentido diferente daquele em que são convencionalmente empregadas.

Sobre as Figuras de Linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Metáfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso (como, tal qual, que nem, etc).

II. A Metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão ou de implicação.

III. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero.

IV. A Antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.

V. O Paradoxo consiste no emprego de palavras que por serem opostas quanto ao sentido, não se fundem em um enunciado.

Assinale a alternativa correta:

O Pré-Modernismo foi um período marcado pelo sincretismo de tendências artísticas, sem, no entanto, constituir um movimento literário propriamente dito. No Brasil, esse período deu-se, marcadamente no início do século XX (Cereja & Magalhães, 2005). A este respeito, assinale a alternativa incorreta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282