Uma empresa sorteia entre seus vários funcionários 7 viagens, com translado e hospedagem. Para facilitar, o sorteio é realizado considerando o número da matrícula de cada funcionário. Foram sorteados os 7 funcionários com respectivas numerações de matrícula: AA1, A1A, 1AA, 1A1, AAA, 111 e A11.
Para melhor organização da viagem, é necessário separar os sete ganhadores em três grupos distintos, da seguinte maneira:
• AAA deve estar no mesmo grupo do funcionário AA1, mas não deve estar no grupo do funcionário 1A1;
• A1A não deve estar no grupo de 1AA, nem deve estar no grupo de 1A1;
• AA1 e A11 devem estar em grupos distintos;
• 1AA não deve estar no grupo de 1A1, nem deve estar no grupo de A1A;
• Cada grupo possui no máximo 3 pessoas;
• 1A1 não deve estar no grupo de AA1, e também não deve estar no grupo de A11;
• 111 não deve estar no grupo de AAA, e também não deve estar no grupo do funcionário 1A1;
• A11 não deve estar no grupo do funcionário AAA, e não deve estar no grupo do funcionário A1A.
Podemos afirmar, com certeza, que estão no mesmo grupo os funcionários de matrículas:
Consoante a Resolução CNE/CEB 04/2010,que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a cada etapa da Educação Básica pode corresponder uma ou mais das modalidades de ensino. No que se refere à Educação Especial, pode-se afirmar o seguinte:
Os aglomerantes são definidos como produtos empregados na construção civil para fixar ou aglomerar outros materiais entre si. A respeito dos aglomerantes, não é correto afirmar que:
A desfôrma do concreto deve ser planejada de modo a evitar o aparecimento de tensões nas peças concretadas diferentes das que foram projetadas para suportarem, como por exemplo, em vigas em balanço ou marquises. Nas concretagens usuais, em que não foram utilizados cimentos de alta resistência inicial, o prazo para desmoldar vigas e arcos com vão maior que 10 metros de concreto armado comum, é de?
A titrimetria está didaticamente dividida em quatro ramos, classificados de acordo com a reação química principal envolvida na determinação. Marque a 2ª coluna em relação a 1ª e assinale a alternativa correspondente.
I. Titrimetria ácido-base.
II. Titrimetria de Óxido-Redução.
III. Titrimetria de Precipitação.
IV. Titrimetria de Complexação.
( ) O pH (potencial hidrogênio (H)) representa a quantidade de íons hidrogênio (H+) presentes em uma solução. É um importante condicionador de reações químicas, sendo de extrema importância sua precisa determinação e controle.
( ) Esse método envolve o uso de agentes oxidantes para a titulação de agentes redutores (e vice-versa). Tendo como restrição básica a necessidade de grande diferença entre os potenciais de oxidação e redução, de modo a ter -se mais nítidos resultados, sendo estes detectados por meio de indicadores químicos ou de vários métodos eletrométricos (indicadores físicos).
( ) O agente titulante forma um produto insolúvel com o analito. Apesar de ser efetuada com técnicas semelhantes às da Gravimetria, não está limitada pela necessidade de uma massa final mensurável, podendo lançar mão de outros parâmetros para a quantificação de resultados.
( ) Objetiva a formação de um complexo (solúvel em água) com o analito, um íon metálico, este reagente muitas vezes é um agente quelante. As reações envolvidas podem ser controladas pelo pH.
Os conceitos de eficácia, efetividade e eficiência são fundamentais quando abordamos os aspectos relacionados à qualidade em serviços de saúde e devem servir como diretrizes para as intervenções em saúde (SILVA, 2013, p.467).
Em relação aos conceitos de eficácia, efetividade e eficiência nos serviços de saúde, é correto afirmar que
Dada uma escala numérica de 1:10.000.000, qual o seu valor se transformada e uma escala gráfica?
Dentro da altimetria, na determinação da cota de um ponto, assinale a alternativa que preenche a lacuna do texto abaixo:
“__________________é aquela que é feita para um ponto de cota ou altitude conhecida, com a finalidade de determinarmos a Cota do Plano de Colimação (PC) ou Altura do Instrumento (AI)."
O paciente chegou ___ sete horas. Refiro-me ____ João Luiz, que entregou seus documentos _______ recepcionista.
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é
Observe os dados hipotéticos de uma planilha de Excel 2010, apresentados na tabela 1, para responder a questão.
Considerando o número apresentado em D5, pode-se afirmar que a fórmula contida naquela célula é:
Considerando as características dos estilos de liderança, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) No estilo de liderança autocrático, o líder fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo.
( ) Na liderança liberal, as diretrizes são definidas pelo grupo, que é estimulado e acompanhado pelo líder.
( ) No estilo de liderança democrático, o líder determina a tarefa que cada liderado deve executar, porém cada membro do grupo tem liberdade de escolher seu companheiro de trabalho.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
O processo administrativo é formado por quatro elementos básicos: planejamento, organização, direção e controle.
Sobre o controle, no contexto organizacional, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O controle envolve o estabelecimento de padrões e critérios que guiam as decisões de forma a assegurar que o desempenho ou resultado pretendido seja alcançado.
( ) O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados. Assim, variações, erros ou desvios devem ser corrigidos sempre que identificados.
( ) A função controle está relacionada à maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através das pessoas que compõem a organização, por isso envolve a gestão das relações interpessoais entre administradores e subordinados.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
No processo decisório, há decisões programadas e não programadas. Sobre as decisões programadas, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Aplicam-se a problemas rotineiros e repetitivos.
( ) São tomadas com base em normas, procedimentos e políticas organizacionais.
( ) São definidas sob medida, pois decorrem de problemas com os quais a organização não tem familiaridade.
( ) São tomadas, geralmente, pelos níveis hierárquicos mais altos da empresa, pois são de natureza estratégica.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
O processo administrativo responsável pelas compras (suprimento), recebimento, armazenagem, distribuição e controle, além de contribuir nas políticas públicas de desenvolvimento nacional sustentável, é a(o)
O processo de aquisição, registro, conservação e controle do acervo de bens permanentes de um órgão público ou que tenha este tipo de controle exigido regimentalmente é denominado
Considerando a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação é denominado de
O primeiro termo de uma P.G.(progressão geométrica) é igual a 6 e o segundo termo é igual a 2. Nessas condições, considerando os infinitos termos dessa P.G., então a soma de todos os termos será igual a:
A distância entre os pontos A(-3, 4) e B(2, -1) é igual a :
Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.
Considerando-se as estruturas sintáticas e os aspectos semânticos da língua portuguesa nos fragmentos de texto acima, é correto afirmar que,
De acordo com o que dispõe o Código de ética profissionaI do servidor público civil do Poder Executivo Federal, assinale alternativa correta.
À luz da Lei n.º 8.666/1993, é correto afirmar que
A respeito da responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa correta.
No que concerne às atribuições e às responsabilidades do presidente da República, assinale a alternativa correta à luz da CF.
João presta serviços para uma empresa preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituem como trabalho externo.
Considerando essa situação hipotética e as normas presentes na CLT, assinale a alternativa correta.
Com relação ao processo do trabalho, assinale a alternativa correta.
Acerca de conceito, constituição, suspensão e extinção do crédito tributário, assinale a alternativa correta.
Em estudos numéricos, somente as amostragens probabilísticas permitem a correta generalização para a população dos resultados amostrais. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
Com relação às estruturas linguísticas e aos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.
Caio é servidor público federal e a função par a a qual foi designado consiste em atendimento ao público. Tendo constatado que o atendimento ficava prejudicado em razão do uso de aparelhos celulares, Caio colocou uma placa na sala de espera, com a seguinte frase: "Favor manter o telefone desligado durante o atendimento". Um certo dia, o telefone do usuário tocou durante o atendimento e Caio, em represália, arremessou o telefone para fora da sala e disse ao usuário que nunca mais voltasse ali.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.