Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Disciplinas


Engenharia Civil

  Resolva todas as 7.254 questões dessa disciplina


Quantidade de questões por assunto:

Questões de concurso de engenharia civil

Hoje vamos te explicar como você pode se preparar para conquistar uma vaga de Engenheiro Civil na carreira pública! Além de se preparar com um curso online, com videoaulas é muito importante que você treine e teste seus conhecimentos resolvendo questões de concurso.

Aqui você encontra questões comentadas de concursos em engenharia civil, engenharia civil questões resolvidas e comentadas de concursos, questões de concurso de engenharia civil, e muitos outros temas que com certeza que farão a diferença na sua preparação para concursos dessa área.

O profissional formado em engenharia civil tem um campo vasto de atuação, podendo além de trabalhar em empresas privadas de diversos portes, empreender seu próprio negócio de construção civil e ocupar posições em órgãos públicos. Alguns dos cargos que um engenheiro civil pode ocupar são: Analista de Engenharia Civil; Coordenador de manutenção civil; Coordenador de projetos imobiliários; Coordenador de planejamento e controle de obras; Coordenador de obras; Coordenador de compras; Fiscal de conservação civil; Gerente de projeto; Gerente de obra; Gerente de operações; Engenheiro civil; Engenheiro orçamentista; Engenheiro para manutenção; Diretor de engenharia civil; Diretor de infraestrutura predial; Diretor de operações; Diretor de licitações e Vendedor técnico.

Quem se forma em Engenharia Civil e pretende ingressar em uma carreira como servidor público pode participar de concursos públicos para vagas em Prefeituras, Secretarias Municipais, Secretarias Estaduais, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, Universidades Federais, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Polícia Científica, Polícia Civil, Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) e ainda órgãos federais como DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes).

Um fator muito atrativo para que os Engenheiros Civis busquem oportunidades em órgãos públicos são as remunerações, que costumam iniciar em R$ 5 mil e chegar até R$ 23 mil, dependendo do nível de carreira alcançado dentro do órgão público. 

Porém, além de prestar atenção no valor da remuneração que os concursos públicos de engenharia civil oferecem, definido o órgão que você deseja ingressar é extremamente importante que você faça uma leitura criteriosa do edital. Apenas com a leitura atenta deste documento, você vai ficar sabendo detalhes como data de aplicação das provas e das etapas seguintes do certame, qual é o valor da inscrição, que matérias fazem parte do conteúdo programático que serão cobradas na prova, qual será horário e o local de realização de cada fase, enfim, todas as regras necessárias para você conquistar sua aprovação como engenheiro civil em uma cargo púiblico.

Para você ser aprovado em um concurso é muito importante que você se prepare utilizando questões de concurso de engenharia civil realizados anteriormente pelo órgão que deseja ingressar. Assim, você terá uma base do que poderá encontrar no dia da sua prova e poderá resolver as questões com mais tranquilidade. Uma boa dica é procurar pelo termo “engenharia civil questões resolvidas e comentadas de concursos”, assim você visualiza as possibilidades de perguntas e não erra pois a resolução já estará presente para te fazer entender a questão.

Entre os temas mais recorrentes em provas que cobram questões de concurso de engenharia civil podemos citar: Estruturas (Resistência dos Materiais, Isostática, Hiperestática, Estruturas de Madeira, Estruturas de Concreto, Estruturas Metálicas, e Análise Estrutural); Geotécnica (Mecânica dos Solos, Sondagem, Fundação, Barragens, Escavações e Contenções e Geotécnica); Desenho (Desenho Técnico e AutoCAD); Topografia; Estradas e Transporte (Terraplenagem, Pavimentação, Estradas e Sistemas de Transporte); Arquitetura (Cobertura, Acessibilidade, Conforto Ambiental, Projetos de Arquitetura e Construções Sustentáveis); Edificação (Canteiro de Obras, Materiais de Construção, Alvenaria e Acabamento, Telhados, Revestimento, Impermeabilização, Patologias, Métodos Construtivos e Aspectos Técnicos e Burocráticos na Construção Civil); Instalações (Instalações Elétricas, Instalação de Elevador, Instalações Hidrosanitárias, Instalações Pluviais, Instalação de Gás, Instalação Telefônica e Instalação e Sistemas de Ar Condivionado); Drenagem; Saneamento Geral (Meio Ambiente, Abastecimento de Água e Tratamento de Efluentes); Planejamento e Controle de Obras (Planejamento e Gerenciamento de Obras e Orçamento); Prevenção e Combate e Incêndio; Normas e Legislações; Manutenção; Avaliação Imobiliária; e Perícia.

É importante ressaltar, que para ser nomeado e exercer a profissão em uma carreira pública, além de possuir o diploma em Engenharia Civil é necessário ter também registro regularizado junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, órgão que regulamenta a profissão desde 1993 no Brasil.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282