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No livro Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas,
Teresa C. R. Rego afirma que a escola não pode se
eximir de sua tarefa educativa no que se refere à disciplina.
Se uma das metas da escola é que os alunos aprendam
as posturas consideradas corretas em nossa cultura
(por exemplo, apresentar atitudes de solidariedade, cooperação
e respeito aos seus colegas e professores), de
acordo com a autora, entre outras ações, a prática escolar
cotidiana deve

Freitas (2007), ao escrever sobre a avaliação em larga
escala no Brasil, afirma que se reconhece a legitimidade
e a indispensabilidade do Estado-Educador para qualificar
a educação básica brasileira, como também a possibilidade
de que o Estado-avaliador constitua uma forma
de mediação pertinente para contribuir no alcance desse
objetivo. Mas, para isso, segundo a autora, entre outras,
é condição necessária que

De acordo com Hoffmann (2001), a elaboração e o uso
dos instrumentos de avaliação revelam concepções metodológicas.
Segundo a autora, os melhores instrumentos
de avaliação são

Vasconcellos (2002) concebe o planejamento como uma
oportunidade de repensar todo o fazer da escola, como
um caminho de formação de educandos e dos educadores;
sendo que o conceito de planejamento que descreve
apresenta como exigência: a participação. O autor afirma
que a proposta metodológica do planejamento participativo
oferece inúmeros benefícios, por exemplo, favorece o
envolvimento dos indivíduos, visto que nasce na própria
participação ativa de cada membro. De acordo com Vasconcellos,
a participação no planejamento é também um
elemento estratégico, visto que

Conforme o artigo 12 da Lei Federal no 9.394/96, que estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional, os
estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns
e as do seu sistema de ensino, entre outras, terão
a incumbência de

Segundo Libâneo (2004), estudos sobre a organização
e gestão escolar apresentam diferentes concepções a
respeito de estilos de gestão da escola. As concepções
de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e
concepções do papel da escola e da formação humana
na sociedade. Entre as concepções apresentadas pelo
autor, podem-se citar as concepções: científico-racional,
sociocrítica, técnico-científica, autogestionária, interpretativa
e a concepção democrático-participativa. De acordo
com Libâneo, a respeito dessas concepções, é correto
afirmar que, na concepção

Na teoria piagetiana, o conhecimento é concebido como
uma construção. Esta construção é explicada através do
processo de abstração reflexionante. Fernando Becker
(2012) afirma que, para Piaget, a abstração reflexionante
comporta sempre dois aspectos inseparáveis, dois processos
complementares, denominados

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de
modernização e de reestruturação das condições atuais
da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível
básico). De acordo com Machado (2009), é correto afirmar
que a autora defende que, em uma escola inclusiva,
no processo de escolarização inclusivo,

De acordo com Wolf e Carvalho, é correto afirmar que o Regimento Escolar

Conforme a Lei Federal no 13.005/2014 – Plano Nacional
de Educação (PNE), é correto afirmar que a meta 19 (dezenove)
define e prevê

A Resolução CNE/CEB no 07/2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, afirma em seu artigo 5o, parágrafo 2o, que a educação de qualidade como um direito fundamental é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa. De acordo com o inciso 2o, parágrafo 2o, artigo 5º da Resolução CNE/CEB no 07/2010, é correto afirmar que a pertinência refere-se à

É correto afirmar que Coll & Monereo (2010), ao escreverem
sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
(TIC) na educação escolar, defendem que

De acordo com Libâneo (2004), a presença ou a falta de
organização no contexto escolar interfere na qualidade
das atividades de ensino. Por exemplo: os professores
ensinam hábitos de higiene, mas a escola é suja; a professora
precisa do retroprojetor, mas a servente faltou e
levou a chave; bate o sinal, e alguns professores permanecem
na sala dos professores, provocando agitação
nos alunos na sala de aula.
Essas situações revelam falta de organização adequada,
afetando as atividades de ensino. Para que elas sejam
evitadas, os aspectos administrativos e pedagógicos precisam
ser previstos no projeto-curricular, logo no início
do ano letivo. Libâneo agrupa em quatro esses aspectos,
e, segundo o autor, é correto afirmar que a organização

Em Novas tecnologias e mediação pedagógica, Marilda
Behrens, apresenta sete procedimentos ou princípios da
tecnologia da informação e afirma que esses princípios
auxiliam o entendimento de que a informática pode ser
instrumento afinado perfeitamente com os projetos de
aprendizagem e com as práticas pedagógicas, desde
que haja um gerenciamento adequado dos recursos informatizados.
Entre os sete princípios apresentados por
Behrens, encontramos o(s) de

Conforme a Lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito
à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas
em processo de desenvolvimento e como sujeitos
de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição
e nas leis. De acordo com o artigo 17 da referida
lei, o direito ao respeito consiste

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