Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Os princípios de gestão escolar democrática e participativa, defendidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, envolvem uma série de questões. Uma delas é apresentada a seguir:

É um documento no qual são expressos objetivos, metas e diretrizes e no qual se expressa a autonomia da gestão administrativa e pedagógica da escola, por meio do planejamento de ações que estejam alicerçadas nas demandas e particularidades pedagógicas e identitárias de toda a comunidade escolar. Deve ser um documento vivo e elaborado de forma participativa.

O texto apresentado se refere ao seguinte elemento da gestão escolar democrática e participativa:

No cotidiano escolar, os horários de intervalo e lazer, são os mais propícios às ocorrências de acidentes, tanto os mais simples quanto os mais graves, independentemente da faixa etária dos alunos. Um pequeno descuido, em fração de segundos, pode ocasionar um acidente entre os alunos e, solucioná-lo de forma eficiente, é papel de todos os profissionais da escola, principalmente daqueles que tem a incumbência de acompanha-los como os Assistentes de Alunos.

Sendo assim, assinale a alternativa correta.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os princípios da gestão escolar democrática às suas respectivas definições:

Coluna I: princípios da gestão escolar democrática

1.Participação

2.Autonomia

3.Transparência

4.Pluralidade

Coluna II: Definições

(__)Se constitui a partir das peculiaridades pedagógicas de cada estabelecimento, em sua inter-relação com a comunidade em que se insere; não se confunde com 'independência', pois responde à unidade jurídica, como,por exemplo, o Regimento Escolar.

(__)Compreende a presença e a intervenção ativa de todos: grêmios estudantis, os conselhos escolares, os conselhos de classe abertos, os contratos pedagógicos de sala de aula, as assembleias gerais e o PPP.

(__)Reconhece a presença de identidades e interesses distintos, convivendo na escola e sustentando, mediante o debate, a dinâmica democrática.

(__)É um meio eficiente de credibilidade ao espaço público, ou seja, a lisura que permite aos cidadãos participarem do controle da coisa pública.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Em relação aos fatores internos e externos à escola, a serem contemplados em um processo de planejamento e gestão escolar, assinale a alternativa correta.

Nos ambientes escolares, a atividade de supervisão surgiu por necessidade social e acompanhou as modificações da históricas.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

A gestão e a liderança de ambientes escolares em um contexto de rápidas mudanças e descobertas na ciência e tecnologia, bem como, uma realidade de dificuldades econômicas, sociais e políticas, é um desafio.

Assinale a alternativa correta no que se refere à gestão educacional:

A organização e gestão do trabalho escolar no Brasil apontam quatro concepções de organização e gestão da escola, a saber:

Os últimos estudos de Libâneo sobre os estilos de gestão escolar são classificados em quatro concepções de gestão; relacione-as com suas respectivas características.

(Alguns números se repetem.)

1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.

( ) A escola é uma realidade social subjetivamente construída, não dada nem objetiva.

( ) Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.

( ) Comunicação linear baseada em normas e regras; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.

( ) Articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com ela.

( ) Poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação em que uns têm mais autoridade do que outros.

( ) Vínculo das formas de gestão interna com as formas de autogestão social. Decisões coletivas; eliminação de todas as formas de exercício de autoridades e de poder.

A sequência está correta em

De acordo com o processo de formação, a autonomia, responsabilidade e a capacitação são características tradicionalmente associadas a valores profissionais que deveriam ser indiscutíveis na profissão docente. Sendo assim, é correto afirmar, exceto:

O profissional que é o grande responsável para que a inclusão ocorra na escola, abrindo espaços e promovendo trocas de experiências importantes, desenvolvendo uma gestão democrática e participativa dentro, é claro, de suas possibilidades e de acordo com o contexto em que atua na comunidade, favorecendo a formação e a consolidação de equipes de trabalho é o

Um professor percebeu que seu aluno não tomou café da manhã. Apesar de sua palidez, a criança afirma que não está com fome e que gostaria mesmo de brincar no parquinho, pois assim, a “dor que está sentindo na barriguinha” vai passar. Em situações dessa natureza, qual deve ser a conduta do professor?

Segundo Libâneo (2004), estudos sobre a organização
e gestão escolar apresentam diferentes concepções a
respeito de estilos de gestão da escola. As concepções
de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e
concepções do papel da escola e da formação humana
na sociedade. Entre as concepções apresentadas pelo
autor, podem-se citar as concepções: científico-racional,
sociocrítica, técnico-científica, autogestionária, interpretativa
e a concepção democrático-participativa. De acordo
com Libâneo, a respeito dessas concepções, é correto
afirmar que, na concepção

De acordo com Wolf e Carvalho, é correto afirmar que o Regimento Escolar

O pedagogo empresarial precisa tornar-se um líder, um verdadeiro “estrategista" em suas funções. Segundo Ribeiro (2010), o líder precisa ser:

São considerados mecanismos de construção da autonomia da gestão escolar, apontados por Lück (2006), exceto:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282