Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 577 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Nas fases de avaliação e controle de um projeto, as ações de controle reativas devem garantir que 

A avaliação da aprendizagem é parte das etapas pedagógicas as quais são desenvolvidas nas escolas. Acerca da avaliação, suas finalidades e conceito, é correto afirmar:

Sobre a prática da avaliação da aprendizagem na escola, Luckesi (2005) assume alguns posicionamentos que norteiam a sua trajetória de educador. Considerando a concepção de Luckesi a respeito da avaliação da aprendizagem, analise as seguintes assertivas:

I. Na avaliação não é preciso julgar, mas, sim, diagnosticar, tendo em vista encontrar soluções mais adequadas e mais satisfatórias para os impasses e dificuldades.
II. O que realmente importa, em primeiro lugar, são os instrumentos escolhidos para avaliar, independentemente de ter uma clareza da concepção do ato de avaliar e das suas exigências.
III. A avaliação da aprendizagem é um ato rigoroso para acompanhar a aprendizagem do aluno, permitindo tomar conhecimento do que ele aprendeu e não aprendeu e, assim, reorientá-lo para superar as dificuldades.

Quais estão corretas?

Hoffmann já percorre há muito tempo o caminho da avaliação da aprendizagem e nele faz inúmeras observações e reflexões sobre as práticas avaliativas em diferentes escolas.
Construiu, assim, sua visão teórica a respeito do assunto. Diante do referencial e considerações teóricas de Hoffmann (2011), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) A avaliação mediadora ocorre, essencialmente, a partir da análise quantitativa das aprendizagens.
(  ) O olhar avaliativo é complexo e multidimensional, pois se caracteriza por interpretações de diferentes intensidades e sobre as múltiplas dimensões da aprendizagem de cada aluno.
(  ) Para que a autoavaliação aconteça, é necessário garantir tempo e espaço para o diálogo entre professores e alunos, para poder captar o significado do pensamento criativo da aprendizagem reconstrutiva.
(  ) Ao propor, exclusivamente, tarefas escritas, o professor tem condições de compreender se o aluno está ou não se desenvolvendo integralmente.
(  ) O processo da avaliação se destina a observar, refletir e favorecer melhores oportunidades aos
alunos durante as etapas que constituem a dinâmica da sua aprendizagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Pesquisas sobre o processo de ensino aprendizagem mostram que o fato de o professor avaliar os alunos frequentemente e por meio de estratégias variadas favorece o aprendizado. Ressaltam o valor de se aplicar instrumentos de avaliação com regularidade, inclusive em forma de tarefas, brincadeiras, pois eles têm o potencial de estimular o aprendizado dos alunos na medida em que exige deles um esforço. Há também evidências de que quando o professor fornece feedbacks frequentes e específicos relacionados aos objetivos de aprendizagem, indicando aos alunos o que devem fazer para melhorar, influencia positivamente no desempenho dos estudantes.

Logo, a função básica da avaliação é

“Para uma prática de avaliação na escola, o ideal, para o acompanhamento da
aprendizagem do educando, seria uma prática de ‘avaliação processual’. [...] Processual
quer dizer contínua, permanente, todos os dias e todas as horas. Esse
seria o ideal para a nossa prática diária de trabalho escolar.” (LUCKESI, 2021).

Ao realizar sua reflexão, o autor se refere à avaliação:

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas escolas. Ela é essencial em todas as funções da administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. “Na educação, em âmbito internacional, está sendo destacada como condição fundamental para determinar a qualidade do ensino e a formação efetiva de seus alunos; daí porque a proliferação de estudos a respeito no contexto educacional. Destaca-se, por exemplo, que há uma relação direta entre a qualidade de liderança dos gestores e a qualidade do ensino e desempenho dos alunos.”

(NCSL, 2002, apud LUCK 2008.)

A teoria mais conhecida que explica liderança por meio de comportamento refere-se a três estilos: autocrática, liberal e democrática. Considere as três características citadas a seguir, relacionando-as com os três estilos de líder.

  1. Determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
  2. Apresenta apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; sua participação é limitada.
  3. Aconselha somente quando é solicitado e sugere alternativas para o grupo escolher; pois é o grupo que esboça as providências para atingir o alvo. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.

A sequência está correta em

Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “normas e regulamentos escolares” a seguinte característica pedagógica:

A ação educativa exige uma prática avaliativa intencional e planejada, ou seja, exige cuidados metodológicos na proposição dos atos avaliativos, na seleção dos instrumentos que permitirão coletar os dados necessários para a avaliação; exigirão cuidados metodológicos na construção dos instrumentos, na sua aplicação, assim como na compreensão dos resultados obtidos e, principalmente, na;

Segundo Libâneo (1994), a avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação escolar, para o autor,

“Apresenta indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno). Determina a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano, além das causas subjacentes de dificuldade de aprendizagem”. O tipo de avaliação descrito acima é o seguinte: 

A ____________________de acordo com Jussara Hoffmann (2009), exige prestar muita atenção no aluno, conhecê-lo, ouvir seus argumentos, propor-lhe questões novas e desafiadoras, guiando-o por um caminho voltado à autonomia moral e intelectual, pois estamos vivendo um momento caracterizado por uma infinidade de fontes de informação.

Assinale a alternativa que completa a lacuna no texto CORRETAMENTE.

Para Hoffmann, avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando-se um saber enriquecido. Nesse sentido, afirma a autora, os professores precisam contemplar dois princípios na avaliação, enquanto mediação, para favorecer o sucesso dos alunos. São eles:

Sobre avaliação escolar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282