Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d

Fazer a gestão de tempos e espaços escolares é imprescindível e isso não é uma ideia nova. Tendo como base essa informação, preencha as lacunas do texto a seguir.

Não se pode melhorar o tempo e o espaço, em especial os seus _________, sem considerar o conjunto do sistema _________ e do sistema _________. Se queremos uma _________ a serviço das _________, tempos e espaços devem ser pensados como peças importantes de uma arquitetura _________.

Qual a opção que contém a sequência correta para preencher as lacunas acima?

Por volta do ano 250 antes de Cristo, Arquimedes usou o Método da Exaustão para encontrar valores aproximados de

No que se refere à concepção de tempo na Educação Infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O ritmo próprio de cada grupo deve ser o elemento constitutivo da rotina na organização do trabalho pedagógico.
II – A organização do tempo escolar deve ter como diretriz a preocupação quantitativa do cumprimento das políticas educacionais definidas pelo sistema.
III – A rotina é sempre considerada um instrumento de libertação e autonomia no processo educativo da Educação Infantil.

No que se refere ao espaço físico e materiais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os materiais constituem um instrumento importante, porém, somente para a socialização da criança, não contribuindo significativamente para seu desenvolvimento cognitivo.
II – O espaço na instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufrui-lo em prol de seu desenvolvimento e aprendizagem.
III – Materiais, brinquedos e o espaço físico são elementos passivos no processo educacional. 

Na educação infantil, de acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), o espaço da sala deve ser organizado de modo a privilegiar

No trabalho com crianças de zero a três anos, conforme o Referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), a prática educativa deve se organizar de forma a garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam, entre outras, a capacidade de
 

De acordo com Libâneo (2004), a presença ou a falta de
organização no contexto escolar interfere na qualidade
das atividades de ensino. Por exemplo: os professores
ensinam hábitos de higiene, mas a escola é suja; a professora
precisa do retroprojetor, mas a servente faltou e
levou a chave; bate o sinal, e alguns professores permanecem
na sala dos professores, provocando agitação
nos alunos na sala de aula.
Essas situações revelam falta de organização adequada,
afetando as atividades de ensino. Para que elas sejam
evitadas, os aspectos administrativos e pedagógicos precisam
ser previstos no projeto-curricular, logo no início
do ano letivo. Libâneo agrupa em quatro esses aspectos,
e, segundo o autor, é correto afirmar que a organização

Um estabelecimento de ensino tem que ter como foco a criança e como opção pedagógica ofertar uma experiência de infância potente, diversificada, qualificada, aprofundada, complexificada, sistematizada, na qual a qualidade seja discutida e socialmente partilhada, ou seja, ser uma instituição aberta à família e à sociedade. Nessa perspectiva, é possível reivindicar certas funções básicas e indissociáveis para as creches e pré-escolas (MEC/2009). Sobre estas, analise as afirmativas abaixo.

I. Uma função social, que consiste em acolher, para educar e cuidar, crianças compartilhando com as famílias o processo de formação e constituição da criança pequena em sua integralidade.

II. A função política de contribuir para que meninos e meninas usufruam de seus direitos sociais e políticos e exerçam seu direito de participação, tendo em vista a sua formação na cidadania.

III. A função pedagógica de ser um lugar privilegiado de convivência e ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas entre crianças e adultos.

Assinale a alternativa correta.

Acerca da organização do tempo na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.

Analise as afirmativas sobre a alimentação das crianças e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A criança necessita de uma alimentação rica e variada, por isso, a comida deve ser misturada no prato para garantir que ela coma de tudo.

( ) Quanto maior o tempo dedicado às refeições, melhor, para que as crianças se alimentem com calma e no tempo que quiserem.

( ) Se a criança rejeitar o alimento, pode estar querendo dizer que não reconhece aquele sabor, deve-se mostrar a ela que é importante provar para saber se o sabor agrada ou não.

( ) É importante que o educador esteja atento e próximo às crianças durante os momentos de alimentação para propiciar segurança e afetividade.

Assinale a sequência correta.

Analise o caso a seguir.

Diariamente, a educadora Flávia possibilita situações em que as crianças de sua turma a ajudem a organizar as atividades e a sala de aula. Eles ajudam a montar as oficinas colocando nas mesas os materiais necessários para as atividades e depois ajudam a guardá-los.

Sobre a ação da educadora Flávia, é correto afirmar que está

Elaborar uma rotina eficiente para bebês e crianças pequenas exige coordenar a intenção de cuidar com o ato de educar, pois:

Diariamente, ao chegar em sala de aula, os alunos da professora Luciana, que têm idade entre 3 e 4 anos, podem escolher as atividades que irão realizar e os amigos com os quais irão brincar naquele momento. Para ajudar na escolha dos brinquedos e atividades, Luciana organiza cantinhos na sala e, em cada um, ela coloca massinha, papéis e giz de cera, brinquedos de casinha, carrinhos ou jogos de encaixe para que as crianças escolham, livremente.

Sobre a ação da professora, é correto afirmar que está:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282