Freire (1996, p. 102) frisa que “ensinar é uma especificidade humana” e, para isso, esse ato tem seus saberes indispensáveis para a prática docente.
Sobre esses saberes, conforme as ideias do autor, pode-se afirmar que a(o)
Na modalidade de avaliação externa, o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) é constituído pelo Programa de Avaliação da alfabetização (Proalfa) e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica.
Acerca dessas avaliações externas do Simave, é correto afirmar:
O Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases (LDB)defende que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
Caberá a União:
A qualidade do trabalho pedagógico está associada à capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno. O resgate de importantes contribuições teóricas para a Psicologia e para a Educação tem sido um fenômeno significativo nas últimas décadas. De acordo com Prado (2017), inspirado em Penteado, os principais fatores de aprendizagem ligados ao indivíduo são:
Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação (Art. 58, LDB).
Neste sentido é fundamental:
Nos últimos tempos, a discussão sobre a BNCC teve grande espaço nas mídias e nos debates em diversos ambientes e fóruns. Em História na Base Nacional Comum Curricular: dejá vu e novos dilemas no século XXI, cujo subtítulo é bem sugestivo, Jean Carlos Moreno
(2016) apresenta essa trajetória e resgata a historicidade dos processos de revisão curriculares no Brasil, a partir do fim do regime ditatorial civil-militar em 1985. Nesse contexto, analise as seguintes ações.
Diante das exposições de Moreno (2016), especificamente no tocante à compreensão e ao entendimento da proposta de História, são ações que devem ser executadas
A partir da BNCC, assinale a capacidade / habilidade que não se relaciona ao processo de alfabetização.
Zabala (1998, p. 86) evidencia que diferentes conteúdos exigem esforços de aprendizagem e ajudas especificas.
Em relação ao ensino de conteúdos factuais, é correto afirmar que
Observe as propostas de atividade a seguir e assinale aquela que tem como objetivo verificar se a criança é capaz de ler palavras compostas por diferentes estruturas silábicas, considerando-se as disposições de consoante (C) e vogal (V).
Com base nos textos Gestão democrática da escola pública, de Paro (2016), e Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, de Libâneo et al (2018), assinale a alternativa incorreta.
Os métodos de alfabetização, considerados historicamente, agrupam-se em métodos sintéticos e métodos analíticos. Inserido nos métodos analíticos tem-se o método global de contos.
Segundo Isabel Frade (2005), o método global de contos se caracteriza por
Sobre o uso do laboratório de Ciências na prática pedagógica, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As escolas que não possuem laboratório devem evitar o uso da sala de aula para atividades experimentais, pois ela se torna um ambiente propício ao acontecimento de acidentes com materiais e reagentes utilizados em aulas práticas.
( ) As atividades experimentais devem ser montadas pelos alunos de acordo com um roteiro, sem intervenção do professor, sendo eles protagonistas da construção de seu próprio conhecimento.
( ) As atividades experimentais podem ser realizadas pelos alunos em grupo ou podem ser apenas demonstrativas, realizadas pelo professor. Isso depende do material e do espaço disponível para a realização destas.
( ) As atividades experimentais são importantes para a apreensão do conhecimento científico, bem como para estimular o aluno a refletir sobre o seu papel na sociedade, e como ele pode contribuir para o desenvolvimento dela.
Assinale a sequência correta.
Sobre os níveis escolares previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa correta
A legislação vigente consolidou a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior. Os processos avaliativos internos e externos são concebidos como subsídios fundamentais para a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior e, também, para a gestão das instituições, visando à melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão, de acordo com as definições normativas de cada tipo de instituição e as opções de cada estabelecimento de ensino. Sobre a avaliação da Educação Superior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É compreendida como a grande impulsionadora de mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação de conhecimento, que se concretiza na formação de cidadãos e profissionais e no desenvolvimento de atividades de pesquisa e de extensão.
( ) Contribui para a formulação de caminhos para a transformação da educação superior, evidenciando o compromisso desta com a construção de uma sociedade mais justa e solidária e, portanto, mais democrática e menos excludente.
( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios como a gestão democrática e a autonomia, que visam consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da instituição de ensino superior.
( ) Deve possibilitar a construção de um projeto acadêmico sustentado por princípios da gestão centralizada, essencialmente, na autoridade máxima da instituição de ensino superior.
Assinale a sequência correta.
A Lei nº 9.394/1996 estabelece que a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização. Sobre as atribuições das universidades, no exercício de sua autonomia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior previstos em lei, obedecendo às normas gerais da União e, quando for o caso, do respectivo sistema de ensino.
( ) Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
( ) Fixar o número de vagas para ingressos em seus cursos de acordo com as exigências dos Conselhos Municipais de Educação e diretor de ensino da instituição.
( ) Estabelecer planos, programas e projetos de pesquisa científica, produção artística e atividades de extensão.
Assinale a sequência correta.