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Nos últimos tempos, a discussão sobre a BNCC teve grande espaço nas mídias e nos debates em diversos ambientes e fóruns. Em História na Base Nacional Comum Curricular: dejá vu e novos dilemas no século XXI, cujo subtítulo é bem sugestivo, Jean Carlos Moreno
(2016) apresenta essa trajetória e resgata a historicidade dos processos de revisão curriculares no Brasil, a partir do fim do regime ditatorial civil-militar em 1985. Nesse contexto, analise as seguintes ações.

  1. Perceber que o texto da BNCC dialoga com uma realidade curricular, estabelecida pela tradição, no início dos anos 1990, e permanece hegemônico.
  2. Identificar que os currículos organizados na tradição hegemônica tratam o ensino de História na perspectiva cronológica linear, baseado no princípio da história integrada.
  3. Reconhecer que a tradição hegemônica trata com menor ênfase a história da “civilização” em detrimento da história do Brasil.

Diante das exposições de Moreno (2016), especificamente no tocante à compreensão e ao entendimento da proposta de História, são ações que devem ser executadas

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