Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 324 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Conforme a Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009, a Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado como parte integrante do processo educacional. De acordo com esta afirmação, analise as sentenças a seguir sobre o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado e assinale a alternativa correta:

I - Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II - Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

III - Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

IV - Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de curto prazo, somente de natureza física. 

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades. Sobre a Educação Especial na Educação Infantil, é incorreto afirmar que:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar no atendimento educacional especializado, para os alunos com altas habilidades/superdotação?

A Educação Especial, na modalidade de Educação de jovens e adultos e educação profissional, possibilita:

Para atuar, na Educação Especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Sobre a formação do professor para atuar na Educação Especial, é correto afirmar que:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência intelectual? 

Com relação aos Marcos Políticos Legais da Educação Especial, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Houve considerável avanço nos últimos anos no que tange à efetivação do direito de todos à educação.

II – O Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

III – O documento reconhece que a educação especial é fruto da obra de dois importantes teóricos: Mautier e Di Laggio. 

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência física neuromotora?

Na Educação Superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos. Estas ações envolvem:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos surdos?

Observe a tirinha a seguir, extraída de 

A cultura surda engloba possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos que se reconhecem como surdos, abrangendo não apenas aspectos mais corriqueiros da vida de cada um, mas também o grupo social que constituem. Conhecer a cultura dos surdos e repassar este conhecimento às crianças é crucial para a inclusão dos surdos no ambiente escolar. Para tanto, a escola poderá contar com profissionais de apoio pedagógico especializado. Relacione a segunda coluna, de acordo com a primeira e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa relação feita.

(1) professor de apoio fixo.

(2) professor itinerante.

(3) professores intérpretes.

(4 ) salas de recursos

(5) equipes multidisciplinares.

(6) escolas especiais.

(  ) profissional bilíngue (língua de sinais e língua portuguesa) que atua na interpretação/tradução dos conteúdos curriculares e atividades acadêmicas, envolvidas na escola. Sua função principal é a de permitir o acesso às informações veiculadas, principalmente, em sala de aula, no mesmo nível e complexidade que as recebem os demais alunos.

(  ) profissional especializado que presta apoio às escolas, periodicamente, realizando orientações sobre as adequações curriculares necessárias aos alunos surdos (metodologia, recursos e estratégias, avaliação...).

(  ) profissional especializado, que presta atendimento integral às turmas do ensino comum em que estiverem matriculados alunos surdos. Pode estar vinculado à sala de recursos, dispondo, em seu cronograma, de horários para este atendimento. (  ) profissionais que prestam atendimento complementar ao atendimento educacional, ofertado pelos Centros de Atendimento Especializado, públicos e privados, ou escolas especiais.

(  ) ofertam serviços especializados de natureza terapêutica e assistencial, em período contrário ao ensino comum. ( ) classes que funcionam em período contrário ao do ensino comum, organizadas com recursos e materiais adequados à complementação da escolarização dos alunos, com professor especializado e bilíngue.

“Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua” (BRASIL, 2010): 

A Educação Especial, na educação indígena, do campo e quilombola deve assegurar que: 

Na perspectiva da inclusão escolar, o professor da Educação Especial não é mais um especialista em uma área específica. Suas atividades desenvolvem-se, preferencialmente, nas escolas comuns, cabendo-lhes, no atendimento educacional especializado aos alunos, público-alvo da educação especial, algumas atribuições. Das alternativas abaixo, qual não corresponde a uma atribuição do professor de Educação Especial?

Segundo a Resolução Nº 4, De 2 De Outubro De 2009, que Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, o AEE (Atendimento Educacional Especializado) tem como função: 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282