A ação pedagógica está presente numa diversidade de práticas educativas na sociedade. Nesse sentido, segundo Libâneo (2000), é possível definir para o pedagogo duas esferas da ação educativa: a escolar e a extraescolar. No campo da ação pedagógica extraescolar, distinguem-se profissionais que exercem diferentes atividades. Correspondem a profissionais que atuam em atividades extraescolares, EXCETO:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente, Saúde (1997), foi apresentado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que, em 1991, propôs princípios, ações e estratégias para a construção de uma sociedade sustentável. No PNUMA, é considerado que uma sociedade sustentável é aquela que vive em harmonia com nove princípios interligados. São princípios do PNUMA, EXCETO:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A reciclagem é um processo de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade.
II. A valorização da experiência extra-escolar deve ser uma das bases da prática educacional.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A consideração com a diversidade étnico-racial não deve ser uma das bases da prática educacional na instituição de ensino.
II. É vedado ao profissional que atua na Educação Infantil ser probo, reto, leal e justo no exercício das suas atribuições.
Marque a alternativa CORRETA:
Uma criança entre as seis e as oito semanas utiliza o sorriso como um meio para captar a atenção dos seus pais. Esse tipo de comunicação, com o mundo que a cerca, se materializa por meio da(o) _____ (BRAZELTON, 2006). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna
A Arte propicia a troca entre culturas e favorece o reconhecimento de semelhanças e diferenças entre elas, produzir atividades que consigam comportar a bagagem histórica da criança e fazê-la se expressar e ver a expressão do outro são importantes para seu desenvolvimento (BNCC, 2017). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I. Não se deve medir ou comparar os trabalhos das crianças entre si. A arte é algo próprio, é a sua visão de mundo e não pode ser colocada frente a frente com outras.
II. Nenhuma vivência será igual, por isso colocar os alunos para analisarem e discutirem sobre as produções fará com que percebam seu colega da mesma forma que entenda a si próprio, porém isto jamais terá cunho de confrontar os métodos utilizados ou qual estará melhor.
III. As crianças precisam aprender a respeitar a liberdade de expressão do outro assim como a compreender que cada um tem seu jeito de ler o mundo.
Assinale a alternativa correta.
Um estabelecimento de ensino tem que ter como foco a criança e como opção pedagógica ofertar uma experiência de infância potente, diversificada, qualificada, aprofundada, complexificada, sistematizada, na qual a qualidade seja discutida e socialmente partilhada, ou seja, ser uma instituição aberta à família e à sociedade. Nessa perspectiva, é possível reivindicar certas funções básicas e indissociáveis para as creches e pré-escolas (MEC/2009). Sobre estas, analise as afirmativas abaixo.
I. Uma função social, que consiste em acolher, para educar e cuidar, crianças compartilhando com as famílias o processo de formação e constituição da criança pequena em sua integralidade.
II. A função política de contribuir para que meninos e meninas usufruam de seus direitos sociais e políticos e exerçam seu direito de participação, tendo em vista a sua formação na cidadania.
III. A função pedagógica de ser um lugar privilegiado de convivência e ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas entre crianças e adultos.
Assinale a alternativa correta.
O binômio cuidar e educar significa afirmar na educação infantil a dimensão de defesa dos direitos das crianças, não somente aqueles vinculados à proteção da vida, à participação social, cultural e política, mas também aos direitos universais (MEC, 2009, p.69-70). Nesse contexto, assinale a alternativa correta
Considere o excerto: “o conceito de documentação pedagógica emerge em nosso cenário especialmente a partir da divulgação da experiência italiana para a Educação Infantil, notadamente aquela desenvolvida na cidade de Reggio Emilia, coordenada pelo pedagogo Loris Malaguzzi. Tem como foco a ideia de sistematização de percursos, elaboração da experiência e comunicação. Relatos de situações, fotografias, produções das crianças constituem material para a documentação, que implica seleção, organização e elaboração de registros” (37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015, p.4). Sobre o assunto elucidado pelo enunciado, analise as afirmativas abaixo.
I. O registro que o educador faz sobre o seu trabalho pode ser um instrumento da documentação, entendida como um processo mais amplo de sistematização e construção de memória sobre o trabalho pedagógico, sobre o processo de desenvolvimento da criança, sobre a trajetória de um grupo ou de uma escola.
II. A documentação pode estar a serviço do educador (na reflexão sobre a prática, na avaliação do processo de aprendizagem das crianças, no planejamento, contribuindo para seu processo de formação e desenvolvimento profissional e melhoria da ação), das crianças (quando elaboram seu portfólio de aprendizagem, selecionando produções, imagens, textos que irão compor o documento, construindo, junto com o educador, a memória de seu percurso de formação), e dos pais (como instrumento de acesso ao trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e à trajetória da criança naquele grupo).
III. A documentação pode ser considerada práxis reflexiva sobre o projeto e sobre a vivência, processo ligado à programação e à avaliação, à experiência, mas dotado de especificidades: a documentação não é o projeto, nem a experiência; é algo além, a elaboração da experiência que faz emergir o sentido do vivido, o conhecimento do processo e o referencial teóricometodológico da ação.
Assinale a alternativa correta.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), em seu artigo 59 expressa que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei no 12.796, de 2013).
1. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.
2. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.
3. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para realizar o atendimento domiciliar.
4. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.
5. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Para a Teoria Histórico-Cultural, para entender o processo de desenvolvimento humano, é preciso compreender como ocorrem as novas formações psíquicas.
De acordo com a referida teoria, a constituição de uma nova formação é determinada pelo(a):
Assinale a alternativa correta com relação ao “educar e cuidar” na Educação Básica.
A meta nº 15 do Plano Municipal de Educação de Cuiabá é “garantir o atendimento da educação especial na perspectiva inclusiva e o atendimento educacional especializado para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assegurando o princípio da educação para todos durante a vigência desse plano. “
Dentre as estratégias para a consecução dessa meta, pode-se citar a de:
De acordo com o Artigo 18 da Lei nº 11.494/2007, a lei do FUNDEB, os estados e os municípios poderão celebrar convênios para a transferência de alunos, recursos humanos e materiais, bem como de:
Segundo Zabala (1998), as disciplinas podem ser organizadoras dos conteúdos com diferentes graus de relação, os quais podem ser: