Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 105 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

“Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais,
organizados e abertos, intencionais e não intencionais. O ensino regular
é um espaço importante, pelo peso institucional, anos de certificação e investimentos
envolvidos, mas convive com inúmeros outros espaços e formas de aprender
mais abertos, sedutores e adaptados às necessidades de cada um.” (MORAN,
2018).

No trecho acima, Moran faz uma reflexão sobre diferentes processos de aprendizagem,
destacando o ensino regular e a coexistência deste com outras instâncias
formativas.
Nesse sentido, as metodologias ativas se apresentam como alternativas pedagógicas
inovadoras, centradas nas necessidades dos alunos.

A respeito das metodologias ativas, avalie as afirmativas a seguir:

I. A combinação e compartilhamento de espaços, tempos, materiais, técnicas
e tecnologias são características das metodologias ativas.
II. Nas metodologias ativas o professor atua como orientador, que motiva,
questionar e ajuda o aluno para que ele possa ir além do que consegue
fazer sozinho.
III. As metodologias ativas têm foco no professor e nos conteúdos que ele
pode ensinar aos alunos, sempre de forma síncrona e presencial.
IV. As metodologias ativas permitem maior integração entre diversas áreas
do conhecimento e modelos curriculares mais flexíveis, inter e transdisciplinares.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Pesquisas sobre o processo de ensino aprendizagem mostram que o fato de o professor avaliar os alunos frequentemente e por meio de estratégias variadas favorece o aprendizado. Ressaltam o valor de se aplicar instrumentos de avaliação com regularidade, inclusive em forma de tarefas, brincadeiras, pois eles têm o potencial de estimular o aprendizado dos alunos na medida em que exige deles um esforço. Há também evidências de que quando o professor fornece feedbacks frequentes e específicos relacionados aos objetivos de aprendizagem, indicando aos alunos o que devem fazer para melhorar, influencia positivamente no desempenho dos estudantes.

Logo, a função básica da avaliação é

“Ensinar requer a plena convicção de que a transformação é possível porque a história deve ser encarada como uma possibilidade e não
como um determinismo moldado, pronto e inalterável. Para isso é preciso desnaturalizar, tornar evidente as contradições e fazer este
exercício de estranhamento é um dado decisivo no processo de conhecimento de nossa própria cultura. (...) Conhecimento é poder, poder de questionar os discursos dominantes”.

Sobre o contexto enunciado, considerando a importância do “Processo Ensino-aprendizagem de Educação”, analise as proposições seguintes:

  1. O educador não pode ver a prática educativa como algo sem importância, ao contrário, ele deve sempre perseguir um constante processo de reafirmação dos valores da educação.
  2. O educador não deve barrar a curiosidade do aluno, pois é de fundamental relevância o incentivo à sua imaginação, intuição, senso investigativo, enfim, sua capacidade de ir além.
  3. No Processo didático-pedagógico de ensinar e aprender, o professor deve observar hábitos e atitudes prejudiciais ao trabalho docente, evitando tudo que possa prejudicar o andamento do próprio processo e, consequentemente, o aproveitamento dos discentes.

Está (ão) correta(s):

No Processo didático-pedagógico de ensinar e aprender, o professor deve observar hábitos e atitudes prejudiciais ao trabalho docente, evitando tudo que possa prejudicar o andamento do próprio processo e, consequentemente, o aproveitamento dos discentes, considerando corretamente:

Como se sabe, a avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e acertos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome da concepção de ensino e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável:

Muitas pessoas confundem construção de conhecimento com aprendizagem. Entretanto, aprender é algo muito mais amplo, pois é a forma de o sujeito aumentar seu conhecimento. Neste sentido, a aprendizagem faz com que o sujeito se modifique, de acordo com a sua experiência.

(La Rosa, 2003.)

Considerando as teorias da aprendizagem e, de acordo com a sua aplicação em sala de aula, relacione adequadamente as colunas a seguir.

  1. Behaviorismo.
  2. Cognitivismo.
  3. Sociointeracionista.
  4. Significativa.

( ) Aprendizagem encontrada no ensino tradicional, pois se baseia em estímulos, respostas e reforços. As notas das avaliações e os elogios, por exemplo, podem ser entendidos como reforço.

( ) O professor necessita construir a aprendizagem, ou seja, algo novo, a partir do conhecimento prévio dos alunos. O objetivo desta teoria é sempre descobrir coisas novas e promover uma aprendizagem prazerosa.

( ) Cabe ao professor propor situações que estimulem a atividade reequilibradora do educando. Os alunos precisam ser desafiados constantemente, pois, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e, assim, pode assimilar sucessivas vezes.

( ) Diante de uma dúvida do aluno, deve responder com provocações que o conduzam a descobrir a resposta sozinho, agindo como um mediador, um provocador de ideias. O ser humano está em constante desenvolvimento mental e todas as suas relações são conquistadas pela mediação.

A sequência está correta em

As capacidades definidas nos objetivos educativos são o referencial básico de todo processo de ensino – aprendizagem e, portanto, da avaliação.

(...) Quando se considera que um aluno tem que conhecer um fato, o nome da capital de um determinado país, a descrição de um acontecimento ou a relação das obras mais importantes de um determinado escritor, pretende-se que ele saiba dizer com a máxima fidelidade o que está sendo cobrado.

(ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – Como ensinar.Editora ARTMED. Porto Alegre.p.202.)

O enunciado permite identificar o seguinte tipo de avaliação dos conteúdos:

 

A educação, no decorrer do século XX, foi marcada por mudanças que atingiram o setor econômico, político e social. Nesse cenário, a instituição educacional torna-se referência de qualquer ação educativa, com suas formas de ensino e aprendizagem.

Este cenário passou:

  1. do contexto de certezas na fase da escola elitista, que atendia à inserção do cidadão na divisão social do trabalho, para um contexto de incertezas, com uma abertura que evidencia a reprodução das desigualdades sociais.
  2. para fortalecimento do ensino a distância.
  3. a crescimento tecnológico nas práticas educativas.
  4. a inclusão nas escolas.

Está(ão) correta(as):

Zabala (1998, p. 86) evidencia que diferentes conteúdos exigem esforços de aprendizagem e ajudas especificas.

Em relação ao ensino de conteúdos factuais, é correto afirmar que

Leia as afirmativas a seguir:

I. Nenhum cidadão tem direito à educação ou à aprendizagem ao longo da vida.

II. O aprendizado de uma língua estrangeira permite ao aluno construir uma consciência linguística e uma consciência crítica dos usos que se fazem da língua que está aprendendo.

Marque a alternativa CORRETA:

Os órgãos dos sentidos são determinantes no desenvolvimento da aprendizagem, sendo que cada um tem sua região específica no cérebro. Tais órgãos transformam os estímulos ambientais, de onde vêm as aprendizagens, em:

Mizukami (1986) assinala que o fenômeno educativo apresenta tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e a cultural, em suas múltiplas implicações e relações.

Considerando que um ou outro aspecto do fenômeno educativo pode ser privilegiado numa determinada teoria ou abordagem de ensino–aprendizagem, segundo essa autora, assinale a alternativa incorreta.

O ensino, como atividade específica da escola, tem como propósito central a aprendizagem e o estudo dos alunos. Significa que:

“Facilidade para o cálculo e para a percepção da geometria espacial [...]". (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).

A descrição acima se refere a qual tipo de inteligência?

Leia com atenção:

(__) - Não é possível educar sem dialogar;

(__) - Buscando um melhor relacionamento, o professor será tratado com respeito e como educador, dando oportunidade ao diálogo;

(__) - Às vezes o professor usa de expressões ameaçadoras com os alunos, como: “Calem a boca!" Isso é essencial para manter o controle da sala;

(__) - Frases ásperas como: “é para ser feito assim, pronto e acabou!" é vital para deixar transparecer que quem está à frente é o educador.

Levando-se em consideração que (v) significa verdadeiro e (f) significa falso, a sequência correta das proposições acima é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282