Para atender aos normativos educacionais vigentes, o Saeb instituiu um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cujo marco para 2023 visa aplicar testes de
O sistema de avaliação do Saeb tem como objetivo medir a qualidade da educação a partir de sete eixos. O eixo atendimento escolar desdobra-se nos temas:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas aplicadas
O principal objetivo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é fornecer
O que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica — SAEB?
Na Prova Brasil os conteúdos associados a competências e habilidades desejáveis para cada série e para cada disciplina foram subdivididos em partes menores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir – estas unidades são denominadas "descritores". Esses, por sua vez, traduzem uma associação entre os conteúdos curriculares e as operações mentais desenvolvidas pelos alunos.
Considerando a Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb: Temas e seus Descritores 5º ano do Ensino Fundamental, assinale a alternativa que NÃO está contemplada, no item IV, que trata da “Coerência e Coesão no Processamento do Texto”:
Na modalidade de avaliação externa, o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) é constituído pelo Programa de Avaliação da alfabetização (Proalfa) e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica.
Acerca dessas avaliações externas do Simave, é correto afirmar:
A Avaliação Institucional da Educação Superior se divide em duas modalidades:
O objetivo central de um sistema nacional de avaliação é
A Prova Brasil tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de:
Com base na crítica da tirinha e na relação entre prática pedagógica e rendimento escolar, qual a função social da escola?
Com relação ao sistema de avaliação da educação básica brasileira podemos afirmar que:
Assinale a sentença que preenche, na ordem apresentada, corretamente as lacunas do excerto:
“O principal instrumento utilizado para avaliar o ensino fundamental em todo o país é o __________________________________, implantado a partir de 1990 e realizado com o apoio das secretarias de educação dos estados e municípios. Os levantamentos de dados são realizados a cada dois anos, abrangendo uma amostra probabilística representativa dos 26 estados e do Distrito Federal [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais - Introdução, 1998). Com base no documento especificado, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep/MEC) que tem como objetivo:
0 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados: