Observe a imagem abaixo.
No Brasil, a partir dos finais dos anos de 1950, a educação, e particularmente a educação de adultos e a educação popular, encontrou em Paulo Freire a referência que formula as bases da educação libertadora como um paradigma que influencia o campo do currículo. Na metodologia de Freire, referência da Pedagogia Libertadora, é correto afirmar que:
O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem. O currículo define o que se ensina, o para quê ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática. Analise as afirmativas abaixo em relação às teorias curriculares. I. Na teoria curricular crítica, o foco desloca-se para as questões de ideologia, saber e poder, que se julga ser disseminadas principalmente pela escola. Baseando-se numa visão neomarxista, essa tendência assume que a escola e a educação objetivam a reprodução das estruturas de classe da sociedade capitalista através do currículo. II. Na teoria curricular pós-crítica tradicional, os objetos de ensino são os saberes privilegiados pelo contexto sociocultural da classe dominante, ignorando-se a cultura dos grupos minoritários. III. Na teoria curricular tradicional, valoriza-se a diferença e o multiculturalismo e não uma hierarquia entre as culturas. O currículo póscrítico enfatiza competências e habilidades, e não conteúdos; rejeita-se o currículo linear, sequencial, estático e sistematizado. Está correto o que se afirma em:
Segundo Orsolon (2003), algumas atitudes do coordenador são capazes de desencadear mudanças no professor. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude INADEQUADA do Coordenador Pedagógico.
A Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, em seu Art. 2º inciso IX, estabelece a seguinte definição de comunicação:
De acordo com Quadros (2004, p. 13), a história do profissional tradutor e intérprete de língua de sinais “se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania”. É correto afirmar o seguinte:
Para Gesser (2009), os sinais podem ser realizados com uma ou duas mãos. Vejamos o exemplo a seguir, a partir da segmentação de quatro parâmetros de um sinal em Libras:

De acordo com as imagens acima, os quatro parâmetros do sinal referem-se, respectivamente, a
O sinal em que “as duas mãos configuradas em L e alocadas no espaço neutro com as palmas para a frente e o movimento a ser feito é semicircular com as duas mãos movimentando-se para a lateral inferior direita” significa
Acerca do Atendimento Educacional Especializado em Libras na Escola Comum, marque V para verdadeiro e F para falso: ( )O planejamento do Atendimento Educacional Especializado é elaborado e desenvolvido conjuntamente pelos professores que ministram aulas em Libras, professor de classe comum e professor de Língua Portuguesa para pessoas com surdez. ( )Esse atendimento se constitui como um dos momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos na escola comum. O atendimento ocorre diariamente, preferencialmente em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. ( )O professor deve focalizar a observação nos seguintes aspectos: sociabilidade, cognição, linguagem (oral, escrita, visoespacial), afetividade, motricidade, aptidões, interesses, habilidades e talentos. ( )O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua Portuguesa e da Libras. ( )Os professores devem selecionar e elaborar os recursos didáticos para o Atendimento Educacional Especializado em Libras e em Língua Portuguesa, respeitando as diferenças entre os alunos com surdez e os momentos didático -pedagógicos em que serão utilizados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento.
Acerca da função do professor no Atendimento Educacional Especializado ao aluno com Deficiência Intelectual, julgue os itens abaixo: I. Organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual e que estimulem o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem II. Produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas desses alunos na sala de aula do ensino regular. III. Focalizar as atitudes do aluno diante da aprendizagem propiciando o desenvolvimento de ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social.
Os alunos com baixa visão necessitam de recursos de acessibilidade que amplie o campo de visão. Acerca destes recursos, marque verdadeiro ou falso 1- Auxílios ópticos são lentes ou recursos que possibilitam a ampliação de imagem e a visualização de objetos, favorecendo o uso da visão residual para longe e para perto. 2- Apenas a ampliação de um texto não é suficiente para assegurar um desempenho visual eficiente 3- Os auxílios não-ópticos referem-se às mudanças relacionadas ao ambiente, ao mobiliário, à iluminação e aos recursos para leitura e para escrita, como contrastes e ampliações, usados de modo complementar ou não aos auxílios ópticos, com a finalidade de melhorar o funcionamento visual. 4- Livros, jogos, baralhos, agendas, dial telefônico, entre outros objetos com tipos ampliados, podem ser confeccionados pelo professor ou adquiridos. 5- Mesa mais alta do que o convencional, pranchetas inclinadas ou mesmo uma pilha de livros podem ser usados para melhor aproximação e visualização do material, porque favorecem a postura inadequada para leitura e escrita.
Sobre a aprendizagem e a alfabetização de alunos com cegueira, marque a alternativa correta.
Os distúrbios de aprendizagem são disfunções psiconeurológicas, em que a causa é neurológica e o comportamento é a manifestação de que algo não está bem. Em relação ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), não é correto afirmar que:
Piaget dedicou-se exclusivamente ao estudo do desenvolvimento cognitivo. O estágio em que a criança desenvolve sua capacidade simbólica (símbolos mentais: imagens e palavras que representam objetos ausentes) e apresenta as características do pensamento (egocentrismo, intuição, variância) e pensamento dependente das ações externas, é o:
No início do ano letivo, a professora Joana percebeu que todas as vezes que ia escrever no quadro, o aluno Pedro sentia-se incomodado com a iluminação da sala de aula, pedindo sempre para fechar as cortinas e apagar a luz. Logo detectou que o aluno trocava as palavras, perdia as linhas no texto, apresentava desconforto nos olhos e, quando indagado o porquê não gostava de ler, dizia que sentia tonturas e náuseas. A professora relatou ao Coordenador Pedagógico todas as observações que fez durante o primeiro mês de aula e a sua impotência e desânimo com o aluno Pedro. O Coordenador Pedagógico conhecedor das dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, logo identificou que tratava-se da:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola é: