Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico, é ele que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem. O currículo define o que se ensina, o para quê ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática. Analise as afirmativas abaixo em relação às teorias curriculares. I. Na teoria curricular crítica, o foco desloca-se para as questões de ideologia, saber e poder, que se julga ser disseminadas principalmente pela escola. Baseando-se numa visão neomarxista, essa tendência assume que a escola e a educação objetivam a reprodução das estruturas de classe da sociedade capitalista através do currículo. II. Na teoria curricular pós-crítica tradicional, os objetos de ensino são os saberes privilegiados pelo contexto sociocultural da classe dominante, ignorando-se a cultura dos grupos minoritários. III. Na teoria curricular tradicional, valoriza-se a diferença e o multiculturalismo e não uma hierarquia entre as culturas. O currículo póscrítico enfatiza competências e habilidades, e não conteúdos; rejeita-se o currículo linear, sequencial, estático e sistematizado. Está correto o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282