Os processos educacionais, o docente e os alunos vivenciando novas tecnologias digitais de informação e de comunicação que mudam o cenário escolar como um todo. Diante dessa
perspectiva, assinale a alternativa correta que representa o pensamento de Gabriel (2013).
Os projetos devem visar à resolução de algum problema ou algum empreendimento que esteja em harmonia com os interesses dos alunos, e relacionados às suas próprias experiências.
NÃO é característica de um trabalho educativo realizado por projetos:
No que se refere à avaliação na pré-escola, pode-se afirmar que ela é realizada:
Sobre o Atendimento Educacional Especializado, é incorreto afirmar:
A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e de atuação dirigida pelo e para o processo de aprendizagem humana. No complexo processo que envolve a aprendizagem, revela-se significante a atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar. No contexto escolar, a Psicopedagogia assume um caráter preventivo quando: I. Promove orientações metodológicas. II. Trata das dificuldades de aprendizagem, diagnosticando-as. III. Trabalha com a formação de professores. IV. Orienta e auxilia a organização das atividades. Estão corretas apenas:
Na gestão democrática da escola, esse instrumento deve ser utilizado como instrumento comprometido com a construção de uma escola cidadã. Assim, constitui-se como um órgão colegiado que representa a comunidade escolar e local, atuando em sintonia com a administração da escola e definindo caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e político-pedagógicas condizentes com as necessidade s e potencialidades da escola. Essa instância colegiada recebe o nome de:
A ata é o documento em que se registram de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões, sessões, conselhos ou outros agrupamentos. A redação de uma ata requer cuidados especiais, exceto:
Analise as afirmativas a seguir que dispõe sobre como deve ser a garantia para o cumprimento pleno da função sociopolítica e pedagógica das instituições de Educação Infantil, segundo a Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2009.
I- Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
II- Possibilitando tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
III- Promovendo a liberdade de acesso às oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
IV- Oferecendo condições e metodologias para que as crianças usufruam de seus direitos como cidadão, político e pedagógico.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A Educação Física é uma prática pedagógica que trata da Cultura Corporal de movimento. Nesse sentido, nossa preocupação central é com a prática pedagógica que caracteriza a Educação Física na Educação Básica. Pensamos que o objetivo principal é introduzir e integrar os alunos na cultura corporal, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, formando cidadãos que irão usufruir, partilhar, produzir, reproduzir e transformar nas manifestações que caracterizam essa área, como o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta e as práticas alternativas.
Nesse sentido, analise os itens abaixo, indicando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Após, marque a alternativa correta.
( ) O conjunto dessas manifestações perpassam os conteúdos trabalhados;
( ) Revelam-se, nos conceitos, procedimentos e atitudes.
( ) Os conteúdos são vivenciados e contextualizados.
( ) Não há necessidade de haver uma diversidade de vivências nas propostas de ensino.
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
Para responder à questão, considere o tema Qualidade na Educação, de acordo com Pedro Demo.
Segundo Demo, manejar e produzir conhecimento é a força inovadora primordial, que decide, mais que outros fatores,
No cotidiano escolar, os professores, ao ensinar seus alunos, se encontram em situações em que é necessário utilizar os princípios que norteiam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a fim de que possam contribuir com as mudanças necessárias na educação e na sociedade.
Sobre os princípios que regem a educação nacional, podemos destacar:
I. Pluralidade de pensamento, de ensino, de aprendizagem e de currículo.
II. Eficácia e valorização do profissional da educação por meio de promoção.
III. Garantia de padrão de qualidade, gratuidade do ensino público em estabelecimento oficial.
IV. Valorização da experiência extraescolar e vinculação entre educação escolar, trabalho e as práticas sociais.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
No que se refere à deficiência auditiva, assinale a alternativa correta:
“O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre, mas também o de que intervém como sujeito de ocorrências." (Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, pag. 74)
Essa afirmação, para os educadores, corresponde ao significado corretamente descrito na alternativa:
Pensar o ensino da Arte é pensar na leitura e produção na linguagem da arte, o que, por assim dizer, é um modo único de despertar a consciência e novos modos de sensibilidade. Isso pode nos tornar mais sábios, seja sobre nós mesmos, o mundo ou as coisas do mundo, seja sobre a própria linguagem da arte. São campos conceituais de arte: I. Criação /produção. II. Percepção / análise. III. Conhecimento e contextualização conceitual, histórico, cultural da produção artístico-estética da humanidade. Está (estão) correto(s):