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Durante o desenvolvimento de suas atividades, o(a) Auxiliar de Vida Escolar se depara com a seguinte situação: um grupo de alunos, acompanhado do(a) qualquer cuidado, mesmo que elementar, com a saúde bucal. Diante do risco à saúde, é importante que o(a) Auxiliar de Vida Escolar:

Com relação às questões históricas do curso de Pedagogia no Brasil, considere as seguintes afirmativas:

1 - O Curso de Pedagogia surgiu junto com as licenciaturas, instituídas ao ser organizada a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei nº 1.190, de 1922. Formava-se o bacharel nos primeiros três anos do curso e, posteriormente, era conferido o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.

2 - Na organização do Curso de Pedagogia, o Parecer CFE nº 252/69, incorporado à Resolução CFE nº 2/69, fixou conteúdos e duração a serem observados. Baseou-se na concepção de que as diferentes habilitações deveriam ter uma base comum de estudos e uma parte diversificada.

3 - Desde o final de 1970, ocorrem debates sobre o curso de Pedagogia, tendo como temática central a questão da base comum nacional. Essa expressão foi explicitada pela primeira vez no Encontro Nacional para a Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em 1983.

4 - Com relação à formação de professores, a LDB 9.394/96 passou a apresentar duas proposições significativas: a primeira dizia respeito à formação do professor em nível superior; a segunda referia-se à criação dos cursos normais superiores.

Assinale a alternativa correta.

Em função da formação acadêmica (titulação), bem como da atuação e da prática profissional, principalmente em EAD (que podem ser adquiridas, também, através dos cursos de formação de tutores para EAD, proporcionados pelas próprias instituições que possuem EAD), os atores envolvidos nesse processo de formação à distância poderão ser classificados em diferentes funções. Desta forma, relacione as colunas abaixo:

1. Coordenador Pedagógico

2. Professor Conteudista

3. Técnico de produtos e multimídias educativas

4. Tutor

( ) Examina a pertinência da escolha da mídia; previne os contextos de utilização; prevê as interações homem-mídiamáquina e define o plano de avaliação da tecnologia utilizada.

( ) Analisa as necessidades de formação; determina os objetivos e o conteúdo dos cursos; define os métodos (paradigmas ensino/aprendizagem), os critérios e as estratégias de avaliação; concebe os dispositivos de aprendizagem (individual e coletiva).

( ) Produz o conteúdo à luz das orientações pedagógicas; é responsável pela elaboração dos conteúdos das disciplinas que integram o curso; faz, também, a seleção das estratégias de ensino e aprendizagem que serão aplicadas.

( ) Coordena as atividades individuais e os passos da aprendizagem; aconselha e orienta; ajuda a montar o percurso da formação; promove a comunicação; organiza os grupos de trabalho; analisa as interações; motiva e facilita o uso dos recursos computacionais; responde às questões individuais e/ou coletivas, bem como as modera.

A sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo é:

Em relação ao papel dos profissionais do magistério na organização do sistema de ensino, analise as afirmativas abaixo:

I. Há duas maneiras de formar professores: o magistério em nível médio e atual licenciatura no curso superior.

II. As reformas educacionais trouxeram muitas mudanças para a vida dos docentes, bem como para sua formação. Podemos afirmar que as mudanças socioeconômicas apresentam novas exigências. Por um lado, têm suas tarefas ampliadas, mas, por outro, pouco lhes é oferecido em troca.

III. Também implica reconhecer que os professores podem ser verdadeiros agentes sociais, capazes de planejar e gerir o processo de ensino-aprendizagem, além de intervir nos complexos sistemas que constituem a estrutura social e profissional.

Assinale

Dentre as ações a seguir, configuram-se atribuições do supervisor de ensino:

Dentre as Conferências Mundiais de Saúde, destaca-se a que ocorreu em 14 de Novembro de 1990. Esse encontro foi um marco histórico para as políticas públicas de saúde mental na América Latina. Esse documento faz uma crítica objetiva e fundamentada sobre o sistema psiquiátrico centrada no isolamento do paciente da convivência de seu contexto de referência, e reforça a relação de dependência do portador de transtorno mental com a(o):

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem garantir atividades que possibilitem a construção de conhecimentos integrando as experiências necessárias para o alcance dos objetivos dessa etapa. Essas práticas pedagógicas devem ter como eixos norteadores

Sobre a pedagogia da participação, conforme Oliveira-Formosinho (2013), analise as afirmações a seguir. I. Reside na integração das crenças e dos saberes, da teoria e da prática, da ação e dos valores. II. Centra-se nos atores que constroem o conhecimento para que participem progressivamente, por meio do processo educativo, da(s) cultura(s) que os constituem como seres sócio-históricos-culturais. III. Rompe com qualquer definição técnica do ato de ensinar ou qualquer antecipação do que será realmente aprendido, devido à relação intrínseca entre o processo de ensino-aprendizagem e o contexto onde ele se dá. Está (estão) correta(s):

Segundo GRINSPUN (2006), o coordenador enfrenta o desafio de construir seu novo perfil profissional e delimitar seu espaço de atuação, porém precisa resgatar sua identidade e consolidar um trabalho que vai muito além da dimensão pedagógica. Analise as afirmativas abaixo em relação à função do coordenador pedagógico. I. O coordenador pedagógico deve ser o mediador entre os discentes e os docentes, considerando todos como agentes das práticas avaliativas. II. O coordenador pedagógico é aquele agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. III. O coordenador pedagógico é aquele que apenas coordena e acompanha, não intervém nem avalia as atividades pedagógicas e curriculares da escola. IV. O coordenador pedagógico é o agente responsável pelo direcionamento de suas ações para a transformação da pràtica pedagógica. V. O coordenador pedagógico é aquele que junto aos pais, elabora e executa programas e atividades de integração e estreitamento de relações. Está correto o que se afirma em:

Complete a sentença abaixo com a alternativa CORRETA: A_______________________________ transforma a escola em espaço para todos. Ela favorece a __________________________, o respeito ao direito de todos aprenderem sem negar as dificuldades que os estudantes encontram no decorrer do processo. Ela garante também, diferentes __________________________ para que os alunos possam construir seus _________________________.

Segundo Orsolon (2003), algumas atitudes do coordenador são capazes de desencadear mudanças no professor. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude INADEQUADA do Coordenador Pedagógico.

Na escola, o coordenador pedagógico assume responsabilidade legal frente à gestão democrática, para gerir grandes ideias de forma coletiva como também apontar possíveis caminhos no decorrer do processo educativo. Na gestão democrática, cabe ao coordenador pedagógico: I. Possibilitar trocas de saberes e experiências. II. Dirigir com caráter conservador e práticas centralizadoras, visando melhoria no processo de ensino. III. Ter o diálogo como método capaz de provocar mudanças no âmbito escolar, motivando professores, funcionários e alunos, valorizando-os e escutando-os. IV. Traçar um plano de ação focado no que é prioritário e real. Está correto o que se afirma em:

Para o atendimento hospitalar, o Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) oferece aos docentes a seguinte possibilidade de carga horária de trabalho:

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

“O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para ___________________ a prática escolar, deve ____________________ a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o _____________________ e a aprendizagem dos alunos."

Sobre a história da Educação de Surdos é possível afirmar: Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I) O pedagogo pioneiro da educação de surdos no Brasil foi Ernest Huet.

II) O Decreto nº 5.626/2005 regulamenta a Lei das Libras de nº 10.436/2002.

III) O INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundado em 26 de setembro de 1857 e servia como um asilo para meninos surdos.

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