A tecnologia, na sociedade contemporânea, está presente em praticamente todos os setores da vida social e sua importância se verifica no âmbito das relações sociais, seja na família, na comunidade, no trabalho ou na educação. Nessa sociedade em que a inclusão digital é cada vez mais exigida, o professor, com seu papel de formador social, precisa estar preparado para atuar de maneira colaborativa neste processo.
Com relação ao uso das tecnologias digitais no trabalho docente, NÃO é correto afirmar:
No ano de 1998, o Ministério da Educação publicou novas diretrizes curriculares do Ensino Médio no Brasil.
Em relação às mudanças propostas para a educação a partir dessas diretrizes, NÃO é correto afirmar:
A educação, ao longo de toda a vida, baseia-se em 4 pilares: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a aprender a ser. Por isso, a educação é uma construção contínua da pessoa humana, de seu saber e de suas aptidões, mas também da sua capacidade de discernir e agir.
Diante dessa colocação, podemos afirmar que a educação, baseada nos 4 pilares recomendados pela UNESCO, é uma educação que corresponde corretamente ao item da alternativa:
O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) delineia de forma coletiva a competência principal esperada do educador e de sua atuação na escola. Ao delinear essa competência, o P. P. P. consolida a escola como lugar central da educação básica, numa visão descentralizada do sistema. Ao ser discutido, elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia visível e sempre aperfeiçoável da qualidade esperada no processo educativo como construção e, assim, sinaliza o processo educativo como construção coletiva dos professores envolvidos. E ainda, ao se constituir como processo, indica e reforça a função precípua da direção da escola e da equipe diretiva ou coordenadora de cuidar da “política educativa", do alcance e da globalidade do processo educativo na escola e de liderá-lo, administrando a consecução dos objetivos. Diante dessa colocação, assinale a alternativa correta:
O problema da avaliação é de todo o sistema de ensino. No entanto, precisamos responder a uma questão fundamental: Como é que ocorre a mediação desse problema numa realidade específica, ou seja, como se concretiza essa determinação geral em cada caso particular, em cada escola, em cada sala de aula? Assinale a alternativa que melhor explica essa situação.
Ensinar História requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços. Requer questionamento sobre a natureza, a origem e o lugar ocupado por esses diferentes saberes que norteiam e asseguram a prática em sala de aula. Para que isso aconteça, é necessário ao professor considerar: a) Os saberes que intervêm no processo educativo são provenientes de diversas fontes. b) O objetivo do ensino da História é reconstruir, explicar e compreender o seu objeto que é a história real. c) Docentes e discentes são sujeitos da ação pedagógica. d) É sempre um movimento permeado por contradições. Assinale a alternativa correta
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, assinale a alternativa incorreta acerca da formação básica comum e parte diversificada:
“[...] constitui-se em processo contínuo e permanente de análise das variáveis que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, objetivando identificar potencialidades e necessidades educacionais dos alunos e das condições da escola e da família". (Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais, p. 9).
A definição acima se trata da(o):
“Salienta-se que uma das primeiras ações educacionais em tecnologia assistiva iniciou-se em 2002, no Brasil, com o ______________________________. Assim, foi elaborada, pela Secretaria de Educação Especial (SEESP), a publicação designada Portal de Ajudas Técnicas para a Educação, com a apresentação de uma publicação sobre recursos pedagógicos adaptados, para servir como auxílio para o professor no sentido de facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência. Em 2004, foi lançado o segundo fascículo da série, com recursos para comunicação alternativa". (VERUSSA, E. Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, p. 26).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“Em outras palavras, trata-se mais de um problema de dimensões sociais do que da consequência de vontades individuais. Por essa razão, acreditamos que, em lugar de “males endêmicos", deveria se falar em ____________________ do sistema educativo; em lugar de se chamar “deserção" ao abandono da escola, teríamos de chamá-lo de ____________________. E não se trata de uma mudança de terminologia, mas de um outro referencial interpretativo, porque a desigualdade social e econômica se manifesta também na distribuição desigual de oportunidades educacionais." (FERREIRO, Emilia & TEBEROSKY, Ana, A psicogênese da língua escrita, p. 20).
Quais são os termos que as autoras utilizam para substituir aqueles que estão destacados no trecho acima?
O Projeto Político-Pedagógico de uma escola vai além de um conjunto de planos de ensino ou de atividades diversas. É um documento construído com a participação da comunidade escolar, onde estão expressas, entre tantas outras, as concepções de homem, mundo e sociedade que temos e queremos. Além disso, tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis (Veiga, 1995): a organização da escola como um todo e a organização da sala de aula. Essa abordagem está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Esses princípios são:
Educação e saúde estabelecem uma relação a ser considerada, especialmente na Educação Infantil, pois as crianças pequenas são um grupo etário suscetível a vários riscos e doenças que podem ser prevenidos e controlados, garantindo assim a integridade infantil. A garantia do direito da criança a uma educação para a saúde considera a descrição da alternativa:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), são condições essenciais para favorecer as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, nas diferentes faixas etárias o disposto nas afirmativas abaixo:
I. Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar legitimidade e significação às escritas iniciais, uma vez que essas escritas possuem intenção comunicativa.
II. Dispor de um acervo em sala com livros e outros materiais, como histórias em quadrinhos, revistas, enciclopédias, jornais, entre outros, classificados e organizados com a ajuda das crianças.
III. Propor atividades de escrita que façam sentido para as crianças, isto é, que elas saibam para que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social.
IV. Possibilitar às crianças a escolha de suas leituras e o contato com os livros, de forma que possam manuseá-los, por exemplo, nos momentos de atividades diversificadas.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais referentes à disciplina de matemática são:
I. Relações públicas.
II. Ética.
III. Nacionalismo.
Está correto o que se afirma em:
Na educação escolar o planejamento pode ser realizado em diferentes níveis de abrangência. O planejamento que envolve tanto a dimensão pedagógica, quanto a comunitária e administrativa da escola, chamado também de Projeto Político-Pedagógico, pode ser denominado: