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Acerca do sistema educacional brasileiro, levando em conta o arcabouço legal, doutrinas pedagógicas e diretrizes de ensino, assinale a alternativa INCORRETA:

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao que compreende os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal:

I. As instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito
Federal.
II. As instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal.
III. As instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.
IV. Os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal, respectivamente.

O sistema de ensino superior pode ser oferecido por

Analise os itens abaixo e atribuía EE (Educação Especial) e EEI (Educação Especial Inclusiva):

( ) Sistema separado, paralelo ao regular.

( ) Faz parte da proposta pedagógica da escola. Perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Por isso, é tida como transversal.

( ) Restritiva e condicional. Somente os alunos considerados aptos para o ensino regular podem frequentá-lo.

( ) Incondicional e irrestrita. Garante o direito de todos à educação, ou seja, à plena participação e aprendizagem.

( ) O referencial é o que se convenciona julgar como “normal” ou estatisticamente mais frequente.

( ) Parte do pressuposto de que a diferença é uma característica humana.

( ) Baseia-se no modelo médico de deficiência. Foca nos aspectos clínicos, ou seja, no diagnóstico.

( ) Baseia-se no modelo social de deficiência. Foca na articulação entre as características da pessoa e as barreiras a sua participação presentes no ambiente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

De acordo com Saviani Historia das Ideias Pedagógicas do Brasil.

I- A Colonização do Brasil contou com a contribuição imprescindível das ordens religiosas.

II- A primeira fase da educação jesuítica foi marcada pelo plano elaborado por Nóbrega.

III- Nóbrega entendia que era bem que os índios ficassem sujeitos e medrosos e dispostos para receber o Evangelho, e a Doutrina do Cristo.

IV- Segundo a Pedagogia e ética missionaria a sujeição dos índios precede a conversão, sendo condição necessária para sua eficácia.

São corretas:

Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

( ) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

( ) Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.

( ) Garantia de padrão de qualidade.

( ) Gratuidade do ensino em estabelecimentos público e privados.

Com base na Lei nº 9.394/96, classifique as alternativas acima em verdadeiras “V" ou falsas “F":

No século XXI, o conceito de “educação ao longo de toda a vida” ultrapassa a distinção tradicional entre educação inicial e educação permanente. Esse conceito, proposto com frequência, está relacionado ao disposto de forma correta na alternativa:

Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. Em relação a educação inclusiva é incorreto afirmar que:

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

A racionalidade determina o processo de ensino-aprendizagem.

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

O sistema familiar patriarcal abrange todas as relações familiares criadas nas sociedades contemporâneas.

Constitui finalidade do planejamento de ensino:

Dentre os signatários do Manifesto pela Educação Nova, de 1932, destacam-se os seguintes educadores:

Para desenvolvimento da escola é importante que haja evidências de que todas as metas estabelecidas nos planos de ação da escola sejam integralmente cumpridas. No contexto dos “resultados escolares” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

Em relação à perspectiva libertadora de educação (Vasconcellos, 2002), está incorreta a afirmação da alternativa:

No Brasil, apesar de existirem várias experiências de escolas em período integral, na intenção de dirimir as desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social, as escolas brasileiras ainda são as que possuem o menor número de horas diárias de efetivo trabalho escolar, em comparação a escolas de outros países que oferecem tempo integral. Diante desse quadro, podem ser feitas as seguintes considerações:

I. A proposta educativa de escola de tempo integral poderá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação e do rendimento escolar, à medida que incita os sistemas de ensino a ampliarem a sua oferta.

II. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, deve prever uma jornada escolar de no mínimo 7 (sete) horas diárias.

III. Esse tipo de escola, quando voltada prioritariamente ao atendimento de populações com alto índice de vulnerabilidade social e que se concentram, não por acaso, em instituições com baixo rendimento dos alunos, poderá resolver as questões de desigualdades de acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e melhorar o convívio social.

IV. A ampliação da jornada poderá ser organizada mediante o desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, reforço e aprofundamento da aprendizagem, afirmação da cultura dos direitos humanos, quilombolas e afrodescendentes.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

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