O trato das danças circulares na educação física escolar pode proporcionar aos alunos maior expressividade por meio de gestos e movimentos; intervindo, positivamente, em seu crescimento pessoal, agregando como importante valor o sentido cooperativo ao interagir com os outros e com o meio.
Sobre danças circulares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Retratam eventos e marcos importantes do mundo. Desse modo, podem ser tomadas como uma possibilidade de contribuição para a formação do indivíduo, seja em relação a sua própria pessoa ou no que tange ao seu lugar na sociedade.
( ) Também são reconhecidas como danças folclóricas ou populares ou, ainda, danças circulares sagradas, nas quais se utilizam repertórios do folclore de diferentes povos, além de serem normalmente vivenciadas com os passos originais, movimentos trazidos da própria região de onde elas se originam.
( ) Podem ser associadas a diferentes momentos da vida, retratando, assim, o nascimento, o casamento, a colheita, a morte, dentre outros eventos importantes da vida humana, podendo ser caracterizadas como celebrativas, energizantes, meditativas e introspectivas.
( ) Seu conceito foi engendrado ainda no início do século XX, em uma comunidade sacra localizada na Escócia, pelo espiritualista alemão Bernhard Wosien, que, ao intensificar seus estudos, pesquisou e resgatou danças de roda e danças sagradas, elaborando, em seguida, uma coletânea.
A sequência está correta em
Com base na Lei Nº 9.394/96, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
I - Cumprimento das normas gerais da educação nacional e da educação internacional e do respectivo sistema de ensino;
II - Autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
III - Financiamento somente compartilhado com o poder público.
Dos itens acima:
São principais danças Folclóricas, EXCETO:
A respeito da Capoeira, assinale a alternativa INCORRETA.
São elementos estruturantes da dança:
Rap, Funk e Break são exemplos de:
A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas
muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos
passos executados pelos dançarinos foram infl uenciados pelos
franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica
termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar
atividades como essas, devem os professores de Educação
Física se valer tanto do conhecimento histórico–social, quanto
do técnico–corporal.
Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos
de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija–flor" se realiza quando: